Nuno Cardoso

Avaliaçao

10 publicações neste tópico

Boas forum,

Como ja tenho noutros topicos contrai emprestimo habitaçao no Millennium, hoje foi feita a avaliaçao e qual o meu espanto com o resultado... avaliaram em 126000€...

No entanto eu paguei pela habitaçao 132500€...

Existem avaliaçoes para o mesmo imovel no BPI de 150000€

Gostava eu de saber o porque desta disparidade de valores....

Estarei eu (nós) que contraimos agora novos emprestimos a habitaçao a pagar as macacadas que os bancos andaram a fazer nos ultimos 15 anos?? a emprestar dinhero a torto e a direito a pessoas a recibos verdes, a pessoas sem emprego ou rendimentos??

Cumprimentos

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Como ja tenho noutros topicos contrai emprestimo habitaçao no Millennium, hoje foi feita a avaliaçao e qual o meu espanto com o resultado... avaliaram em 126000€...

Já contraíste o empréstimo mas o valor da avaliação só chegou agora? Isso é a avaliação para o seguro ou a do banco para a concessãodo empréstimo?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

No BCP que é o meu banco actualmente, foi me dado esse alerta, que andam a avaliar muito por baixo, inclusive sugeriram que retira-se as placas de vende-se para não confirmarem com os vendedores os preços pelos quais venderam o imovel em caso de já ter sido feito contrato promessa, porque nesse caso o avaliador limitar-se.ia ao valor que estes informassem.

No meu caso é uma moradia no Porto com 250m2 de area total, de 1941, precisa de obras, mas o estado nem é muito degradado e o gestor de conta diz para não contar com mais de 120mil na avaliação, acresce que tem quintal de 109 m2.

No Montepio parecem mais optimistas e dizem que dificilmente será avaliada abaixo de 150 mil.

Por estas coisas ainda não avancei com nenhum pedido de avaliação, vou ter que o fazer mas espero que a avaliação que me façam dê para outros bancos.

Cump.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Já contraíste o empréstimo mas o valor da avaliação só chegou agora? Isso é a avaliação para o seguro ou a do banco para a concessãodo empréstimo?

Tinha optado pelo Millennium e como tal avançou-se para a avaliaçao para se começar a finalizar o processo... claro que ainda nao esta contraido oficialmente... mas para mim ja estava...é a o banco para a concessao do emprestimo

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas forum,

Existem avaliaçoes para o mesmo imovel no BPI de 150000€

Gostava eu de saber o porque desta disparidade de valores....

Estarei eu (nós) que contraimos agora novos emprestimos a habitaçao a pagar as macacadas que os bancos andaram a fazer nos ultimos 15 anos?? a emprestar dinhero a torto e a direito a pessoas a recibos verdes, a pessoas sem emprego ou rendimentos??

Acho que isso não é conversa... porque eu estou a recibos verdes e não é porque quero, e, tal como eu, estão milhares de pessoas pelo pais que também têm direito a comprar casa... Acho que o facto da tua futura casa ter sido avaliada por baixo em relação ao valor que vais pagar nada tem a ver com as macacadas dos bancos em relação aos recibos verdes... Tanto existe crédito mal-parado com recibos verdes como com pessoas contratadas efectivas... Essa lógica não tem cabimento...

::) :-\ ::)

Cumprimentos...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Acho que isso não é conversa... porque eu estou a recibos verdes e não é porque quero, e, tal como eu, estão milhares de pessoas pelo pais que também têm direito a comprar casa... Acho que o facto da tua futura casa ter sido avaliada por baixo em relação ao valor que vais pagar nada tem a ver com as macacadas dos bancos em relação aos recibos verdes... Tanto existe crédito mal-parado com recibos verdes como com pessoas contratadas efectivas... Essa lógica não tem cabimento...

::) :-\ ::)

Cumprimentos...

Nao pretendo ferir susceptibilidades a ninguem... nem quem esta a recibos verdes é menos do que ninguem e tem os mesmos direitos que todos os outros mas tambem referi que emprestaram dinheiro a quem nem sequer tinha rendimentos ou entao a quem quis dinheiro para a totalidade da casa + despesas de notario e banco assim como para a mobilia ou entao um carro....E todos nos sabemos que quem pedir credito agora tera piores condiçoes por parte dos bancos por causa das macacadas anteriores, claro que me sinto indignado...tenho que sentir.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Compreendo a tua frustração, relativamente ao facto de muita gente se ter aproveitado das avaliações serem muito superiores ao valor que iam adquirir e comprarem carro, mobilias e irem de férias para paises paradisíacos... Mas esta situação parte sempre da educação económica que cada um teve... e os bancos não têm outra maneira de evitar isso, sem ser apertando e tornando mais rigorosas as avaliações dos créditos habitação... eu senti isso na pele, a primeira vez que fui pedir um crédito habitação, foi-me recusado pelo gestor de produto por trabalhar a recibos verdes, embora já trabalhe para a mesma entidade à 3 anos e ter outro emprego por conta d'outrem. Senti-me injustiçado, mas talvez seja a unica maneira deles fazerem a triagem de pessoas (embora existam muitas pessoas que, quanto mais ganham, mais se vão afundar), logo será sempre injusto para alguém...

Mas espero que consigas o que precisas...  ;)

Cumprimentos...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa Noite

Parabéns pelo fórum. Fiquei mais esclarecida depois de o consultar.

Precisava de ver algumas questões esclarecidas:

1 - Ia comprar um imóvel por 85000 numa aldeia a 10 km de uma capital de distrito. No entanto, este foi avaliado em 72000. Como precisava dos 100% do empréstimo tudo ficou mais complicado. No entanto, o banco estava disposto a emprestar-me o restante em crédito pessoal. É normal?

2 - Entretanto encontrei outra casa no centro dessa cidade, e mais uma vez estou dependente de uma avaliação. Os vendedores imobiliarios conseguem fazer valer aquilo que vendem?

Esta situação das avaliações/crédito a habitação dá cabo de qualquer um. Acham que isto poderá melhorar, e que é ponderado adiar a compra de casa por mais 1/2 anos?

Cumprimentos

Ruth

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

1 - Ia comprar um imóvel por 85000 numa aldeia a 10 km de uma capital de distrito. No entanto, este foi avaliado em 72000. Como precisava dos 100% do empréstimo tudo ficou mais complicado. No entanto, o banco estava disposto a emprestar-me o restante em crédito pessoal. É normal?

A minha opinião pessoal é que se se precisa de pedir 100% do valor da casa, não é a altura certa para comprar casa. Se tem mesmo que ser, opta por arrendar e vai juntando dinheiro até teres uma base para dar de entrada. Por exemplo, tens a certeza absoluta que daqui a 5 anos ainda terás essa casa? É que se precisares de a vender antes disso, sobretudo se for à pressa por motivos de troca de casa, é provável que percas dinheiro... e pode não ser suficiente para pagar e empréstimo na totalidade (em 5 anos, ainda vais estar a dever praticamente o mesmo).

Por um lado, o facto de pedires 100% não te deixa com muita margem de manobra. Para além disso, o teu spread vai ser bastante agravado - se deres 10% que seja de entrada, as taxas praticadas pelos bancos passam logo a ser muito mais atractivas.

Quanto à resposta do banco se é normal ou não não sei. Acho que se o banco fosse responsável nem sequer devia de conceder o crédito porque arrisca muito no caso de tu não conseguires cumprir com a tua parte. Mas também eu não conheço detalhadamente a tua situação financeira para avaliar isso decentemente. Seja como for, as taxas do crédito pessoal são muito mais altas que as do crédito habitaçã, pelo que não compensa.

Uma vez mais, se tem mesmo que ser, opta por arrendar uma casa durante uns tempos.

2 - Entretanto encontrei outra casa no centro dessa cidade, e mais uma vez estou dependente de uma avaliação. Os vendedores imobiliarios conseguem fazer valer aquilo que vendem?

Hoje em dia as avaliações estão mais rigorosas que estavam há uns anos atrás. Os bancos andam apertados de dinheiro, não podem correr tantos riscos e as avaliações por baixo são uma boa arma para recusar crédito a clientes mais arriscados ou fazer com que os clientes paguem mais. Mas claro, se alguém na imobiliária conhecer o avaliador pode sempre ter alguma influência... mas mesmo assim não será o que já foi em tempos...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigada pela resposta.

Pois na primeira situação também achei que era demasiado arriscado, porque embora pudesse pagar n achei que a situação fosse muito favorável, pois durante 7 anos o encargo seria de 55% do meu rendimento mensal.

Na segunda situação, o encargo ficaria em 40% do rendimento mensal e sem necessidade de utilizar carro (sempre se poupa um grande bocado). Em todo o caso estou dependente da avaliação, que uma vez que não seja favorável esqueço o assunto.

Quanto à venda posterior da casa, pois ao contrário da maioria não a pretendia voltar a vender. Veremos.

Obrigada

Ruth

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead