rui

Euribor 12

11 publicações neste tópico

Boas! Estou num processo de negociação com o meu banco para obter uma crédito habitação. Acontece que de forma não oficiosa sempre negociamos a taxa euribor 6 meses agora com a aprovação oficial e definitiva do banco a euribor passou a ser a de 12 meses! Ora se os bancos não dão nada a ninguém qual é a jogada? Actualmente a taxa a 12 meses está mais baixa que a de 6 meses.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas! Estou num processo de negociação com o meu banco para obter uma crédito habitação. Acontece que de forma não oficiosa sempre negociamos a taxa euribor 6 meses agora com a aprovação oficial e definitiva do banco a euribor passou a ser a de 12 meses! Ora se os bancos não dão nada a ninguém qual é a jogada? Actualmente a taxa a 12 meses está mais baixa que a de 6 meses.

A única coisa que pode correr mal é a Euribor descer significativamente ao longo do próximo ano. Nesse caso só vai "aproveitar" a descida das taxas de juro daqui a um ano. Por outro lado, se subirem sempre tem uma prestação mais baixa durante um ano.

É uma questão de especular sobre qual será a evolução das taxas  ???

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Estou a negociar com o Banco um novo empréstimo.

A proposta do Banco é de uma revisão semestral e com a Euribor 3 meses.

A minha questão é a seguinte.

Será esta uma boa opção, ou a Euribor a 6 meses com revisão também semestral é a ainda melhor?

Conto com a vossa experiencia.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Daniel,

Não há exactamente melhor nem pior. A principal diferença é que se contratar a Euribor 3M a sua prestação vai oscilar com mais frequência (tanto para cima como para baixo). Se pretende mais estabilidade, possivelmente a Euribor 6M será melhor.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Acho um bocado estranha essa história da revisão semestral sobre a Euribor a 3 meses. Então uma Euribor a 3 meses não implica um revisão trimestral??? (mas também eu pouco percebo disto). E como é calculada a taxa? Uma média dos valores do último mês? Ou também tem outras originalidades?

Tipicamente quando a tendência é de descida das taxas, as taxas associadas a prazos mais longos são mais baixas... se a tendência é de subida sucede o contrário.

Actualmente as taxas estão a níveis hitoricamente altos e anda tudo a pressionar o BCE para as baixar, principalmente porque se avizinham tempos difíceis com uma recessão nos EUA. Por outro lado, o BCE já afirmou repetidas vezes que não deverá baixar as taxas tão cedo, por causa das pressões inflacionistas.

Mas isto é no curto prazo. A longo prazo, que é o que interessa no crédito à habitação, é difícil fazer previsões nos dias que correm... O banco não lhe apresentou nenhuma justificação para optar pela Euribor 3M, em vez da 6M?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá Pedro,

Obrigado pela sua opinião.

O que pretendemos é sempre uma subida pequena mas uma descida grande. Não existe realmente uma ciência exacta.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Acho um bocado estranha essa história da revisão semestral sobre a Euribor a 3 meses. Então uma Euribor a 3 meses não implica um revisão trimestral??? (mas também eu pouco percebo disto). E como é calculada a taxa? Uma média dos valores do último mês? Ou também tem outras originalidades?

Tipicamente quando a tendência é de descida das taxas, as taxas associadas a prazos mais longos são mais baixas... se a tendência é de subida sucede o contrário.

Actualmente as taxas estão a níveis hitoricamente altos e anda tudo a pressionar o BCE para as baixar, principalmente porque se avizinham tempos difíceis com uma recessão nos EUA. Por outro lado, o BCE já afirmou repetidas vezes que não deverá baixar as taxas tão cedo, por causa das pressões inflacionistas.

Mas isto é no curto prazo. A longo prazo, que é o que interessa no crédito à habitação, é difícil fazer previsões nos dias que correm... O banco não lhe apresentou nenhuma justificação para optar pela Euribor 3M, em vez da 6M?

Olá Paulo,

A sua pergunta é pertinente, mas podemos escolher uma Euribor a 3 meses mas revisão ser feita semestralmente. Como também poderiamos ter uma revisão trimestral e ter a Euribor a 6 meses.

Uma coisa é a revisão e outra é a base de cálculo para a taxa de juro (Euribor neste caso).

O Banco não apresentou nenhuma justificação para este caso.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Estou a negociar com o Banco um novo empréstimo.

A proposta do Banco é de uma revisão semestral e com a Euribor 3 meses.

A minha questão é a seguinte.

Será esta uma boa opção, ou a Euribor a 6 meses com revisão também semestral é a ainda melhor?

Conto com a vossa experiencia.

O procedimento normal deveria assentar num revisão semestral com base na Euribor 6M. Pergunto: Será que a pretensão do banco em querer fazer a revisão com base na Euribor 3M é porque esta está mais alta que a Euribor 6M? Este procediemnto não me parece correcto. O cliente pode e deve discutir este assunto com Banco.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Muito obrigado Paulo,

Com estes links tenho toda a legitimidade para interpor junto do Banco.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead