Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
taranta

Produção morangos biologicos

35 publicações neste tópico

Para quem tem um pequeno quintal porque não plantar morangueiros em barricas de plastico, fica barato, tem morangos com fartura e sabe o que come. Eu tenho um pequeno quintal junto da minha casa e no principio do ano plantei em 4 barricas de plastico de 150 lt, que me ocupam cerca de 1,5m2, 200 morangueiros que me dão 2 kg de morangos de dois em dois dias. Os morangos que produzo para consumo próprio são completamente biologiocos, pois não levam nem adubos nem pesticidas. Para quem quiser experimentar este metodo aqui vai a dica.

No primeiro ano pode-se só plantar numa barrica, e nos anos seguintes aumentar a produção, pois na barrica inicial vão nascendo novos morangueiros que no segundo ano se podem plantar noutra barrica.

1º - Arranjar uma barrica de plastico a partir de 120 lt.

2º - Furar a barrica com um ferro em brasa, com buracos com cerca de 3 ou 4 cm (tem de ter espaço suficiente para depois plantar os morangueiros)de diametro, a uma distancia de +-20 cm. No fundo da barrica fazer um buraco para escuar a agua quando forem regados os morangueiros.

3º - Arranjar 3 tijolos ou pedras, para pôr no chão, por baixo da barrica, para que o buraco no fundo da barrica não fique em contacto com o chão.

3º - Encher a barrica com terra que não seja muito densa e estrume.

4º - Regar bem a terra e deixar 8 dias a abater (não se devem plantar imediatamente os morangueiros, pois a terra vai abater.

5 º - No fim dos 8 dias plantar os morangueiros, nos respectivos buracos, na parte de cima das barricas, pode tambem plantar 5 ou 6 com os mesmos 20 cm de distancia.

6º - A rega é feita gota a gota. Uma mangueira ligada á torneira, que passa por cima da barrica, ponho-le um bico de gota a gota, e espeto um pau no meio da barrica para agarrar a mangueira.

7º - Rego cerca de 2 vezes por semana, toda a noite, abro só um pouco da torneira, de forma a sair no bico da gota a gota, um pingo de agua. De manhã estão completamente regados e gasto pouca agua.

Vantangens deste tipo de plantação e relação a produzir no chão:

- Menos espaço para produzir muitos mais morangos - Não nascem ervas daninhas - Gasto menos agua - Apodrecem menos, pois não ficam um contacto com o chão e a agua - No inverno penso arranjar uma estufa e produzir e acelarar a epoca de produção.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde,

eis uma dica que há muito tempo ando à procura.  :)

Tenho andado a deixar sempre para o ano seguinte e este foi mais um!...

Em que altura do ano se pode plantar? Onde posso adquirir as barricas de morangueiros (é assim que se designa?)?

O terreno que tenho é tão pequeno que uma deve chegar e sobrar!...  :D

Cumps  8)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá  :D

É engraçado falar disto neste forúm, mas é sem dúvida uma maneira de poupar ;)

Além dos morangos podemos também plantar outras coisinhas, como tomates por exemplo  ;)

Barricas acho que há quem lhes chame barris (não sei se este nome se aplica só aos de madeira) ::) bidons  ::) são óptimos para estas coisas... há coisas que até em vasos granditos podemos plantar...

Então espreitem aqui uma bela ideia de vaso por exemplo http://agulhadourada.blogspot.com/2008/08/morangueiras-e-morangos.html este cantinho é um verdadeiro regalo  ;)

Se o moderador não se importar, claro, que exista este espacito para por aqui dicas de "o que plantar na cidade" haverá com toda a certeza muitas mais ideias  ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

É engraçado falar disto neste forúm, mas é sem dúvida uma maneira de poupar ;)

Além dos morangos podemos também plantar outras coisinhas, como tomates por exemplo  ;)

Então espreitem aqui uma bela ideia de vaso por exemplo http://agulhadourada.blogspot.com/2008/08/morangueiras-e-morangos.html este cantinho é um verdadeiro regalo  ;)

Boa tarde,

depois das castanholas vamos às barricas!... Olé  ;D :D

Dupond: - Claro que é uma forma de poupar e de que maneira!,

- diria mesmo mais, heumpf, claro que é uma forma de poupar e de que maneira! diz o Dupont!  ;D :D

Para além da saúde da carteira, digo eu, poupa-se também na saúde e bem estar físico!...

Vamos lá a ver se aprendemos mais qualquer coisinha! Também gostava de ver umas fotografias dessas ditas barricas, barris, bidons e o que mais seja, consoante a região do nosso lindo e maravilhoso pais!...  :D ;D

E já agora em que altura do ano é a melhor para se plantarem! Eu suspeito que seja em Janeiro, Fevereiro, mas gostava de ler o expert em barricas!...  :D

8)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

É uma óptima ideia. Por uma questão estética e de espaço, eu optei por uma horta vertical na varanda, onde vou tendo muitas ervas aromáticas, boas alfaces e alguns morangos. Os vasos ficaram caros (sistema "minigarden", 35 euros cada conjunto de 3 módulos com 9 buracos), mas muito bonitos. Deixo fotos tiradas da net. Lembro-me de que, na altura em que comprei estes, pesquisei na net "horta vertical" e "floreira vertical" e encontrei outras soluções mais baratas, incluindo algumas "faça você mesmo" que poderão agradar aos mais habilidosos. 

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Neste Blog ao fundo lado esquerdo, tem uma imagem dum Bidon com Morangueiros.

http://agulhadourada.blogspot.com/2008/08/morangueiras-e-morangos.html

Quanto custará um Bidon destes???

Eu já tenho aqui as fotografias, mas não sei como as pôr aqui no forum. instruções.

Agora estou com um bocado de pressa à noite respondo a todas as perguntas.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Em que altura do ano se pode plantar? Onde posso adquirir as barricas de morangueiros (é assim que se designa?)?   :D

Cumps  8)

Nos sitios onde não cai geada são plantados em outubro, eu aqui planto-os nos principios de janeiro, para em maio começarem a dar fruto.

As barricas são adquiridas vazias, fazes os buracos com um ferro em brasa enches de terra e plantas os morangueiros.

Quanto custará um Bidon destes???

Um colega meu que trabalha numa fabrica de curtumes, deu-me as barricas (que levaram gorduras), mas tambem há novas á venda e devem custar 15 ou 20 euros, em fabricas de plasticos ou lojas que vendam estes produtos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pois é taranta,

também gostava de saber como inserir imagens...  ???

Talvez um membro com maior antiguidade possa indicar qual ou quais as instruções a seguir para inserir imagens. Conjecturando, se calhar só criando uma página na NET e depois inserir aqui o endereço dessa página!...

Aguardemos que passem por aqui e nos consigam elucidar!  ;)

Cumps  8)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

As minhas barricas são 3 de 120 litros e 1 de 200 litros. As melhores são de 200 litros pois podem levar mais morangueiros.

O pessoal que não tem quintal, por exemplo dos apartamentos tambem pode cultivar morangueiros nas varandas, mas tem de ser em barricas mais pequenas, (pela dificuldade de levar a terra para o apartamento).

Há umas barricas de 70 litros, que já levam um numero razoavel de morangueiros, ou até em baldes de 20 litros.

Um sistema de rega gota a gota simples para estes recepientes mais pequenos pode ser o seguinte:

1º - Espetar um pau no meio da barrica, de alto a baixo.

2º - Num garrafão de 5 litros fazer um pequeno furo na tampa, onde vai sair a agua gota a gota.

3º - Na parte do fundo do garrafão fazer um buraco mais largo (local onde vai atestar de agua)

4º - Ata o garrafão (com a boca para baixo) á estaca, e atesta com agua o buraco maior.

A rega gota a gota é muito melhor, pois gasta menos agua, ao mesmo tempo que vai regando lentamente os morangueiros.

Devo acrescentar que uma vez plantados os morangueiros se aguentam com uma boa produção durante 3 ou 4 anos, depois começam a ficar mais velhos e a produção cai, devendo mudar-se a terra e plantar morangueiros novos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia,

não consigo ver as ditas fotos... no entanto já tenho uma ideia do que fazer de acordo com a descrição que o taranta faz!

Obrigado e continuação de boas dicas!...  ;)

Cumps  8)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia,

não consigo ver as ditas fotos... no entanto já tenho uma ideia do que fazer de acordo com a descrição que o taranta faz!

Obrigado e continuação de boas dicas!...  ;)

Cumps  8)

O meu mail é santamaro@iol.pt envia-me o teu endereço, que eu envio-te as fotos. No entanto acho estranho não as veres, pois eu ao testar é só carregar no link e elas aparecem perfeitas.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá Taranta,

quando clico nos endereços que forneceste aparece a página do AUTOHOJE mas pede nome de utilizador e password. Como não as tenho, logo não me permite aceder às fotos!

De qualquer maneira as tuas explicações foram boas e já deu para ter uma ideia do que estavas a falar.

Obrigado mais uma vez e continuação de boas dicas relacionadas com morangos ou outras que queiras partilhar!

Cumps  8)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

uma opção para que todos possamos ver as fotos, na pagina onde tens as fotos clica com o botão direito do rato em cima da foto, selecciona a opção copiar endereço da imagem, depois aqui no forum colas esse endereço no post entre os seguinte codigo %7Boption%7D[/img*] (atenção tens que tirar o *, só o coloquei para que possas ver o codigo).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ali o tempestade e o luthor deram dicas importantes de como o fazer.  :)

Também gostava de ver aqui as fotos, embora já tenha na minha mente de como serão!  :D

Cumps  8)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

uma opção para que todos possamos ver as fotos, na pagina onde tens as fotos clica com o botão direito do rato em cima da foto, selecciona a opção copiar endereço da imagem, depois aqui no forum colas esse endereço no post entre os seguinte codigo %7Boption%7D[/img*] (atenção tens que tirar o *, só o coloquei para que possas ver o codigo).

O problema todo é que eu tenho as imagens no ambiente de trabalho e quando carrego o botao direito do rato não me aparece a opção copiar endereço de imagem., só me aparece copiar, e quando passo para o forum não me aparece a opção colar. Já as passei para o forum da auto hoje, aqui consigo passar para o nosso forum, mas aqui, só vê que estiver registado no AutoHoje.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

a opção copiar endereço da imagem só funciona se a imagem estiver num site, como o da autohoje, se tens as imagens no teu pc tens que as subir primeiro a um site de upload de imagens e depois colar o link aqui no forum. Eu costumo usar este carregas em browse e seleccionas a foto que tens no teu pc, carregas en upload, passados uns segundo o site date una serie de links, copias o que diz direct link to image y colas aqui no forum entre os tais %7Boption%7D [img ]

Ali o tempestade

não é o tempest@de é a tempest@de  :D

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Desculpa tempestade... ups, tempest@ade (alguma marca registada?)!  :D

Espero não me voltar a enganar!  ;)

Cumps  8)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Também estou curioso para ver as fotos...

Estava a pensar em instalar um sistema idêntico no meu quintal para desfrutar de uns morangos com mais qualidade e mais saborosos do que os industriais que andam pelos mercados!... ;D

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

a opção copiar endereço da imagem só funciona se a imagem estiver num site, como o da autohoje, se tens as imagens no teu pc tens que as subir primeiro a um site de upload de imagens e depois colar o link aqui no forum. Eu costumo usar este carregas em browse e seleccionas a foto que tens no teu pc, carregas en upload, passados uns segundo o site date una serie de links, copias o que diz direct link to image y colas aqui no forum entre os tais %7Boption%7D [img ]

Passei a imagem para o programa indicado, mas agora não vejo nenhum direct link to image

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

eles andam sempre a mudar o sitio onde aparece o link, umas vezes está no final da pagina e outras em cima, podes usar também a opção thumbnail size for foruns, neste caso basta copiar e colar não tens que pôr mais nada, a imagem fica pequenina mas quem quiser ver maior carrega em cima e a imagem abre noutra página.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Aqui está     Foto 01

apagar001.jpg

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Impecável!

Custou, mas lá deu à luz!...  :D

Com o tempo, as barricas ficam completamente escondidas com as ramas em toda a sua volta...

Bom trabalho!

Cumps  8)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0