imendes

2º crédito à habitação aumenta o spread do 1º ?

15 publicações neste tópico

Boas,

fui hoje ao BCP tentar negociar um 2º empréstimo à habitação (vou mudar de casa). Qual não o foi o meu espanto quando o gerente me diz que a partir de 22 deste mês, os contratos anteriores ficarão com o spread que for contratado no novo empréstimo. Ora, é claro que o spread do novo empréstimo vai ser bem mais alto.

Ainda mais, quando á pouco mais de 1 mês me contactaram a informar de que o meu antigo contrato não reunia as condições para ter um spread de 0,5%. Faltava 1 produto financeiro para fazer o 5 obrigatórios para ter esse spread. Como estava estipulado no contrato, não discuti muito, até porque como não tinha a domiciliação das contas da água, luz e gás, aderi a essa modalidade. Não tive qualquer custo, e mantive o spread.

Agora de repente querem mudar esse spread, caso contrate novo empréstimo? Ou seja, segundo eles, todos os empréstimos têm de ficar com o mesmo spread. Então se o novo contrato tiver, por exemplo, um spread de 1% vão-me aumentar o antigo spread de 0,5% para 1% (o dobro)?

Ora segundo o Banco de Portugal:

"Os bancos podem aumentar os spreads dos clientes numa renegociação unilateral do seu crédito à habitação desde que estes tenham deixado de cumprir determinados requisitos, como a subs- crição de outros produtos e serviços bancários que constam no contrato inicial. Este é o entendimento do Banco de Portugal, consubstanciado numa carta-circular (n.º47/2009), recentemente divulgada e enviada aos bancos"

No meu caso não houve qualquer incumprimento do contrato. Podem eles mexer agora no mesmo sem ter existido qualque condição que lhe permita fazer isso? Isso não é ilegal?

Segundo a DECO:

"Nos contratos novos, o banco é livre de fixar o spread que entender, mas nos contratos existentes, a subida só é permitida em situações muito específicas. De acordo com a jurista da associação de defesa do consumidor, Carla Oliveira, os bancos só podem elevar o spreads se o contrato o previr, tendo sempre o consumidor de ser avisado da subida, ou se o spread estiver dependente de determinadas condições, que deixem de se verificar, por exemplo, se o spread tiver como condição que o cliente do banco contrate com a instituição mais alguns serviços e, a meio do contrato, o cliente decida cancelar alguns desses serviços (como cartão de crédito, produtos de poupança ou investimento, etc.). "

E de acordo com o gerente deste banco, esta situação é para todos os bancos.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Vê-se bem que isso é conversa dele para levar em cantiga o pobre do cliente...

Tenta noutra agência do BCP ou então começa a sondar junto de outras instituições que certamente se oferecerão melhores condições que esse 1%, mesmo que já n consigas domiciliar lá o ordenado, por já estar afecto à conta do BCP...ou então transfere o empréstimo actual e pede uma pré-avaliação da possibilidade de constituir um novo  :D

Os bancos mais pequenos estão sempre ávidos de contratar novos clientes!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

São dois contratos distintos, um não tem nada a ver com o outro.

Só podem mexer no spread do primeiro contrato se tu deixares.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

E para ajudar à festa o spread que ele propõem é de 2,7%!!!!! Ou seja o meu primeiro contrato, que tem um spread de 0,5% tinha de ficar com 2,7%!! É só rir!

Depois lá os avisei que só estava a pedir 70% do valor da avaliação. Lá baixou para 1,8%.

Confrontei o gerente com todos os aspectos legais da coisa, e nem ele me soube responder se a situação é legal ou não. É triste...

Contactei a DECO e fui aconselhado a fazer uma reclamação no balcão e um exposição ao Banco de Portugal. O gerente às tantas já nem sabia o que me havia de dizer. Acordei em que fosse enviada a proposta para autorização, e depois conforme viesse o despacho, logo se vê. É que nem na simulação que me foi entregue, e onde está a Ficha de Informação Geral de Crédito à Habitação, está referida aquela situação. Estão outras, como os produtos financeiros a adquirir para redução do spread, etc. Se o despacho vier autorizado, mas com aquela condição, faço a reclamação no banco, exposição ao banco de portugal, meto a Deco ao barulho com o banco, e finalmente transfiro tudo para outro banco.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Deixa a reclamação à mesma. Obviamente esse gerente de conta ou precisa de encontrar outra ocupação ou de ter mais formação para exercer melhor a função. Se o banco não souber da situação, nada irá mudar.

Vai ao site do Millennium e usa o BancoMail para entrar em contacto directo com os serviços de apoio ao cliente, mandando-lhes uma mensagem. Tem também a vantagem de, qualquer que seja a resposta que obtenhas, vir por escrito ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Já fiz a reclamação através do banco email, no site do bcp. É esperar pela resposta.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O BCP tem estado a aumentar consideravelmente os seus spreads. Neste momento, o spread mínimo é 1,5%............

Há bancos a praticar spreads ainda abaixo de 1%, alguns ainda praticam 0,35% em condições especiais. Por isso não tem lógica perder tempo com Gerentes de Balcão que têm objectivos de rentabilidade para cumprir.

Acho muito bem que tenhas feito uma reclamação! Se todos os portugueses se movimentassem dessa forma, não haveria tantos abusos por parte dos Bancos...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Isto só confirma o que sempre achei... que o BCP é muito "caro"...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O BCP tem estado a aumentar consideravelmente os seus spreads. Neste momento, o spread mínimo é 1,5%............

Esses sao os valores do preçario, certo? Normalmente consegue-se negociar abaixo disso, dependendo da relaçao que se tem com o banco.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Infelizmente já não.... quando comecei a trabalhar em Consultoria Financeira, há cerca de 3 anos, conseguia sempre negociar o preço de tabela.

Agora ninguém pode fugir ao preço de tabela a menos que haja bonificações ( seguros, aplicações, protocolos empresariais, etc). São ordens superiores........

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

por essas e por outras faz-se um video e divulga-se no youtube!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

:D

Espectáculo!

Se fosse só a CGD... O BCP já me fez uma proposta de 4% de Spread  :o

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Estas são algumas das razões para não apostar na CGD que, supostamente, deveria ser o exemplo basilar de todas as outras instituições...

Cumps  8)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Nitidamente marketing de guerrilha, ou viral ou buzz...... Muito bem feito, o BPI deve agradecer!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas,

só para informar de que levei a minha avante, ou seja, o banco deu-me razão. Depois da reclamação que fiz no site do Banco de Portugal (Portal do Cliente Bancário), e no site do BCP (Apoio ao Cliente). Fui informado depois pelo Banco de Portugal que contactarem o BCP para pedir mais explicações.

Só sei que passados 15 dias tinha a resposta positiva. Lá fiz o novo contrato, sem que haja mexidas no anterior.

Ainda há poucos dias recebi uma carta do Banco de Portugal a informar-me de que, segundo o BCP o assunto estava resolvido com o cliente (eu), e que por isso terminava ali a sua actuação.

É assim pessoal: reclamem, reclamem. Têm canais próprios para isso, usem-nos. Não se deixem enganar por esses senhores. Eles não nos estão a prestar nenhum favor. Nós pagamos tudo!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead