Eurico

Trabalhar por conta própria

2 publicações neste tópico

Bom dia.

Gostaria de trabalhar a conta própria como técnico de informática e poder comprar nos fornecedores componentes, periféricos, consumíveis e acessórios de informática com pouco stock para depois vender aos clientes ou quando é preciso para qualquer tipo de reparação.

Eu sei que para isso eu tenho de me dirigir a um serviço de finanças e fazer o registo de início de actividade mas qual é o regime que devo escolher? O regime simplificado? Contabilidade organizada? ou acto isolado? Quais são as licenças que são precisos? Por exemplo Microsoft?

Nos princípios eu sei que não vai ser fácil em todos os níveis (Salário, clientela, procurar fornecedores de informática etc.). Precisava de uma ajuda por favor para esclarecer as minhas dúvidas?

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Parece-me que, com essa actividade, mais vale registares-te como empresário em nome individual do que como trabalhador independente (não te sei explicar bem quando é que se pode ou não optar por um ou outro, mas isso soa-me mais a uma loja a tempo inteiro do que a alguém que faz uns biscates de vez em quando).

O acto isolado só faria sentido se fosses fazer isso esporadicamente, uma vez por ano. Mas, pelo que percebi, queres montar negócio mesmo.

Se se trata de abrir uma loja, és capaz de ter que pedir licenças na câmara para abrir actividade, também não sei os detalhes.

Relativamente a licenças de software, se só vais trabalhar com componentes de hardware, então não precisas - podes optar por Linux e usar o OpenOffice, por exemplo ;D Mas sim, tendo um negócio, convém que tenhas tudo em dia em termos de licenças de software, não vá um dia aparecer-te uma inspecção à porta...

Há algumas associações de profissionais de informática no nosso país. Não sei exactamente que tipo de actividades abrangem, mas podes tentar entrar em contacto com alguma para ver se te dão uma orientação inicial... No limite, pelo menos nas Finanças devem-te saber explicar qual o melhor enquadramento para o teu caso do ponto de vista de início da actividade

Fiz uma pesquisa muita rápida e encontrei estas associações. Podes ver se consegues encontrar mais alguma, que seja mais adequada ao teu caso:

http://portal.airc.pt/lwp/wcm/connect/AIRC

http://www.profin.pt/

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor