vfagulha

Crédito Habitação: Taxa Variável ou Taxa Fixa

6 publicações neste tópico

Olá a todos! Sou nova por aqui e também nestas questões, por isso perdoem-me por alguma incorrecção eventual, mas preciso mesmo de algumas dicas nesta área.

Estou em fase de adquirir o meu 1.º imóvel em meu nome pessoal e vêm dois rebentos a caminho (também os primeiros!). Tenho verificado várias opções de mercado e consultado diferentes agências imbobiliárias, mas a minha escolha está muito limitada pela questão da avaliação e do financiamento, pois preciso de mais 10000eur acima do valor de custo da habitação para despesas extra, e nunca há garantias disso quando se trata de imóveis usados.

Sou enfermeira em contrato por tempo indeterminado num hospital público (o que em termos de agências bancárias me disseram que equivalia a estar efectiva), já o meu marido que não entrará na compra da casa (vivemos maritalmente) tem o contrato a termo por 6 meses e uma situação laboral ainda pouco definida. Contamos com 1700eur mensais (1050 + 650) e como são os primeiros filhos, torna-se difícil saber em que grau serão as despesas depois deles nascerem, o que nos coloca muitas dúvidas quanto à prestação mensal do imóvel.

Acabámos por ficar indecisos entre dois imóveis:

1- T3 de 2006, habitado alguns meses, com parqueamento p 2 carros e arrecadação com 20m2, com valor estimado em 150 000 a 155 000 que está à venda por 130 000;

2- T3 de 2008, novo, com acabamentos de luxo, parqueamento p 1 carro, arrecadação de 3m2 e outra de 30 m2 e áreas generosas, estimado em 190 000 e à venda por 147500.

A nossa questão reside mesmo em decidir qual será o melhor investimento vs. a nossa capacidade financeira e qual a melhor taxa a aplicar: optar pelo seguro, mas mais pesado, ou ir na onda da actual descida da Euribor.

No primeiro caso começamos com uma prestação variável de 370eur e com uma fixa de 498,83eur com spread de 1,1%.