Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
Pereira

Conta a prazo

6 publicações neste tópico

Boas,

Gostei muito da leitura que fui fazendo a alguns dos tópicos deste fórum, pelo que decidi registar-me, sendo este o meu primeiro post.

Sou leigo nestes assuntos, sendo que a minha área de interesse situa-se na informática, pelo que gostava de contar com as vossas opiniões acerca do seguinte:

Tenho 5000€ para colocar numa conta a prazo. Dirigi-me, hoje, à CGD, mas não gostei das propostas que me apresentaram. Entre elas, um ICAE (Instrumento de Captação de Aforro Estruturado), cuja TANB nos dois primeiros semestres é calculada segundo a seguinte fórmula: Euribor a 6 meses + 0.30% (presumo que seja um spread?), enquanto que no terceiro semestre os juros estão dependentes da variação do preço dos 3 índices accionistas internacionais. Ora, resolvi consultar alguns sites e cheguei à conclusão que a Euribor situa-se na casa dos 1%, mas o valor não é fixo, pelo que não me agrada ter a conta indexada a uma taxa variável.

Conclusão: Se estiver a fazer bem as contas, os juros líquidos situam-se entre os 20€-30€ por semestre.

Uma alternativa que encontrei é a conta rendimento CR 3,25 do Bes (TANB de 3,25% & capital e juros garantidos). Neste caso, os juros líquidos no final de 3 anos situam-se nos 390€. Uma vez que não tenho conta no Bes, seria obrigado a criar uma, mas não sei se tenho de pagar alguma coisa para o fazer...

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O facto de ter um depósito indexado a uma taxa variável não é necessariamente mau. Por exemplo, imagina que nos próximos meses a Euribor inverte a tendência de queda deste último semestre (não pode cair para sempre) e chega aos 3%, 4% - os teus rendimentos começam a subir sem teres que fazer nada por isso...

Dito isto, a CGD realmente não costuma ter taxas muito atractivas. Por outro lado, tens toda a razão em ter cautela - hoje em dia é cada vez mais frequente os bancos cobrarem taxas e comissões simplesmente por se ter contas com pouco dinheiro. Com 5000€ não deves ter problemas, mas há bancos que cobram essas taxas com base apenas no saldo da conta à ordem (ora, se está num depósito a prazo, não está na conta à ordem...). Informa-te junto do banco antes de abrir a conta - manda-lhes um mail se não puderes ir à agência (resposta por escrito é sempre bom, caso haja problemas no futuro).

O BES, em particular, é bom a inventar taxas em tudo quanto é lado.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bem, eu estou a partir do pressuposto que os 3,25 são reais. Aliás, o número de subscritores desta conta, segundo sei, tem sido enorme. De qualquer forma, vou tentar informar-me melhor.

Muito obrigado pela resposta, Paulo.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bem, eu estou a partir do pressuposto que os 3,25 são reais. Aliás, o número de subscritores desta conta, segundo sei, tem sido enorme. De qualquer forma, vou tentar informar-me melhor.

Muito obrigado pela resposta, Paulo.

Amigo, Pereira se procuras um banco novo com taxas atraentes e chegado a abrires conta, tens o Barclays e o Popular com propostas atraentes para novos clientes a 1 ano!

Não sei é se os 5000 € chegarão para te isentar das despesas de manutenção, mas podes sp optar por domiciliar lá o ordenado...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bem, eu estou a partir do pressuposto que os 3,25 são reais.

Sim, quando eu me referia ao facto do BES "inventar" taxas não me estava a referir às taxas de rentabilidade dos produtos :) Apenas às tais taxas e comissões de processamento, de operações, etc.

A impressão que fica do que ouço da maior parte das pessoas é de que o BES é um banco caro. O que não quer dizer que não tenha bons produtos que valham a pena, claro...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá!

Neste momento recomendo-te fazeres um DP com prazos renováveis - os juros capitalizam de 3 em 3 meses, não te chateias em andar sempre à procura das melhores taxas e se estas aparecerem podes sempre fazer a liquidação antecipada sem perda total de juros. Para além disso, se isto vir por aí a baixo outra vez já asseguraste juros razoáveis durante algum tempo. Recomendo os seguintes (embora actualmente consigas melhores taxas com outros tipos de DP):

Banif - Depósito crescente a 2 anos (TANB média de 2,538% na maturidade do depósito)

- 2,25% no 1º trimestre e depois é a subir

- Montante mínimo de constituição: 500 €;

- Bónus de permanência e pagamento trimestral de juros;

- Depósito não renovável;

- Não permite reforços;

- Liquidação antecipada trimestralmente sem penalização.

Barclays - Depósito Boom - 3,70% (TANB)

- Montantes mínimo e máximo de constituição: 1.000€ e 100.000€ respectivamente;

- Prazo mínimo de 3 meses com renovação automática até aos 60 meses (5 anos);

- Pagamento de juros trimestral;

- Exclusivo para novos clientes e/ou novos montantes de clientes actuais Barclays. Depósito exclusivo para Clientes Particulares e Premier;

- Liquidação antecipada sem penalização sobre os juros no final de cada trimestre e com penalização nos restantes períodos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0