Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
Pereira

Conta a prazo

6 publicações neste tópico

Boas,

Gostei muito da leitura que fui fazendo a alguns dos tópicos deste fórum, pelo que decidi registar-me, sendo este o meu primeiro post.

Sou leigo nestes assuntos, sendo que a minha área de interesse situa-se na informática, pelo que gostava de contar com as vossas opiniões acerca do seguinte:

Tenho 5000€ para colocar numa conta a prazo. Dirigi-me, hoje, à CGD, mas não gostei das propostas que me apresentaram. Entre elas, um ICAE (Instrumento de Captação de Aforro Estruturado), cuja TANB nos dois primeiros semestres é calculada segundo a seguinte fórmula: Euribor a 6 meses + 0.30% (presumo que seja um spread?), enquanto que no terceiro semestre os juros estão dependentes da variação do preço dos 3 índices accionistas internacionais. Ora, resolvi consultar alguns sites e cheguei à conclusão que a Euribor situa-se na casa dos 1%, mas o valor não é fixo, pelo que não me agrada ter a conta indexada a uma taxa variável.

Conclusão: Se estiver a fazer bem as contas, os juros líquidos situam-se entre os 20€-30€ por semestre.

Uma alternativa que encontrei é a conta rendimento CR 3,25 do Bes (TANB de 3,25% & capital e juros garantidos). Neste caso, os juros líquidos no final de 3 anos situam-se nos 390€. Uma vez que não tenho conta no Bes, seria obrigado a criar uma, mas não sei se tenho de pagar alguma coisa para o fazer...

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O facto de ter um depósito indexado a uma taxa variável não é necessariamente mau. Por exemplo, imagina que nos próximos meses a Euribor inverte a tendência de queda deste último semestre (não pode cair para sempre) e chega aos 3%, 4% - os teus rendimentos começam a subir sem teres que fazer nada por isso...