elbmurcs

Calcular juros de conta à ordem

5 publicações neste tópico

Olá. Tenho 1 conta à ordem que tem juros, e queria saber como fazer o cálculo para ver se estão a creditar os juros correctos.

Pelo que sei o juro é atribuido ao saldo médio de 30 em 30 dias. Mas não sei ao certo como fazer essas contas. Será somar o saldo de cada dia e dividir por 30?

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Agora com o Excel isto deve ser fácil de fazer, já que consegues copiar a tabela da tua conta com todos os movimentos efectuados e respectivas datas. Eu só sei fazer com poucos movimentos e através de um método que aprendi há muito tempo – divisores fixos.

O divisor fixo será o quociente entre 365 dias e taxa de juro. Supõe que o identificamos pela letra D.

Para conseguir explicar vou dar um exemplo com valores pequenos  :):

Em 18/2 – depositaste (ou o saldo era) 22 €

Em 25/3 -  voltaste a depositar 18

Em 5/6 – levantaste 10

Em 29/7 – levantaste 30

Qual o juro em 31/12, partindo do princípio que a taxa foi constante e de 4%?

Há que contar o tempo e ter em conta o valor, que vai mudando (aqui é que o Excel ajuda e quem tem acesso à conta pela Net é só copiar).

Os 22 € estiveram depositados 36 dias (de 18/2 a 25/3). Fazes o produto 792

De 25/3 a 5/6 vão 72 dias e o valor passou para 40 (22+18). O produto é 2 880

De 5/6 a 29/7 vão 54 dias e o saldo diminuiu para 30. O produto é 1 620

De 29/7 a 31/12 vão 155 dias e o saldo ficou 0. O produto é 0

Somando os vários produtos temos: 5 292.

Agora é só dividir 5 292 por D, em que, D=365/4%= 9 125 (é fixo). O juro bruto é 0,58 €. :o

A fórmula é J= (C1*n1+ C2*n2 +C3*n3 + …………)/D

C - capital

n - tempo

O que disse acima foi como aprendi, no tempo em que ter máquina de calcular era sinal de boa situação financeira (a maioria, onde eu me incluia, usava tabelas financeiras para não fazer tantas contas) e que as contas bancárias eram movimentadas poucas vezes, logo, no tempo em que “nosso Senhor andava a pé”. Com as novas ferramentas, que vocês dominam, é de certeza mais fácil.

Bom, espero que o que escrevi te sirva, senão a revisão da matéria não me fez mal  ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Por favor peço ajuda para quem souber, estou numa aflição dum exame dentro de dias, a questão é:

Um determinado capital foi investido à taxa composta bimestral de 3%, durante 3 anos. Determine o valor desse capital tendo em conta que o se o mesmo tivesse sido investido à mesma taxa mas de período quadrimestral, a diferença entre os seus capitais acumulados seria de 87.716,08MT.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Por favor peço ajuda para quem souber, estou numa aflição dum exame dentro de dias, a questão é:

Um determinado capital foi investido à taxa composta bimestral de 3%, durante 3 anos. Determine o valor desse capital tendo em conta que o se o mesmo tivesse sido investido à mesma taxa mas de período quadrimestral, a diferença entre os seus capitais acumulados seria de 87.716,08MT.

Estou aqui dividido entre não te fazer os trabalhos de casa ou explicar a quem queira perceber como se fazem essas contas...  ::)

Só uma dúvida primeiro: esses 3% são taxa anual nominal ou são sobre o período indicado?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Estou aqui dividido entre não te fazer os trabalhos de casa ou explicar a quem queira perceber como se fazem essas contas...  ::)

Só uma dúvida primeiro: esses 3% são taxa anual nominal ou são sobre o período indicado?

Cálculo Financeiro?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor