SusanaM

Opiniões/conselhos preciso!

8 publicações neste tópico

Descobri ontem este sitio e adorei! Por isso vou já pedir aqui a vossa ajuda!

Tenho um apartamento t2 que comprei em solteira, há 3 anos. Entretanto casei, tivemos uma filhota e agora precisamos de mais espaço. Vender este t2 está dificil mas já temos em vista a moradia que gostariamos de comprar. Mas ainda há um problema! Temos de liquidar em simultâneo um crédito consolidado e também necessitaremos do dinheiro para todas as despesas processuais:

Valor em divida t2 - €79.000

Valor aquisição moradia - €145.000

Crédito Consolidado - €28.500

Despesas processo - €7.000

Podemos recorrer  a um 3.º apartamento (livre de hipoteca) para garantia adicional, com valor estimado em €60.000.

O que vos parece? Crédito troca de casa e arrendo o t2?

O que me aconselham? Qual será a opção bancária mais viável?

Mais dados:

Eu - 33 anos

Marido - 44

IRS 2008 - € 36.000

Somos ambos funcionários públicos no quadro (eu numa autarquia local o marido nas finanças).

Aguardo as vossas opiniões que agradeço desde já.

Cumprimentos

Susana M

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Estou numa situação semelhante, mas com valores mais favoráveis, devo 23 mil, não tenho mais créditos e e ando de olho numa vivenda de 135 mil, a solução troca de casa e arrendar também é a que me parece mais "ajustada" mas ficamos sempre na incerteza se conseguimos arrendar ou não e se quem arrenda vai cumprir...

Por outro lado, adoro este apartamento e gosto muito da zona onde vivo, portanto a pressão para mudar não é muita.

Na minha opinião não se devem precipitar e pensar bem os passos a dar, já que a vossa situação ainda não é muito "apertada" um T2 ainda dá para se orientarem.

Boa sorte

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

rjmsilva,

Não é só o n.º de quartos é também porque o t2 fica num 3.º andar sem elevador e carregar com a bebé + todas as trlhinhas associadas não é fácil!  ;)  E depois os meus pais vivem longe e ficámos sem quarto para quando nos visitam...enfim! E também queriamos um espaço exterior para as brincadeiras e assim...

Obrigada

Susana

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pedro,

O meu irmão vive neste apartamento (que é dos meus pais) pelo que nos próximos anos será impossível vender! (ele saiu de um divórcio e ficou numa situação financeira muito complicada  :()

Susana

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

As contas a fazer sao:

1. Simular a prestaçao do novo emprestimo (julgo que vao pedir o dinheiro pela totalidade, uma vez que ainda tem dividas, certo?). Para este efeito, esquecer para ja´ regimes tipo "troca de casa" em que so se fica a pagar juros o que baixa artificialmente a prestaçao nos primeiros tempos. Faz uma simulaçao no regime normal.

2. Somar essa prestaçao com as dos creditos que pagas actualmente.

3. Se o total for superior a 1/3 do rendimento liquido mensal, entao esquece. Nao vale a pena estar a pensar mais no assunto...

O facto de poderes acrescentar um outro imovel como garantia, e´ capaz de te ajudar bastante nas negociaçoes com o banco (ou seja, a conseguir um spread baixo). Por outro lado, se pretendes pedir ainda dinheiro suficiente para amortizar o tal emprestimo consolidado, e´ capaz de complicar a situaçao...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não se precipitem, esperem mais um tempo para vender o T2, troca de casa não aconselho a ninguem.

Eu fiz um troca de casa e a experiência é péssima.

Eu sei que carregar com o bébé eas tralhas para o 3º andar é complicado, mas tentem ter mais paciência e se possivel abaixem mais um pouco o preço do T2, só aconselho a avançar despois de venderem o T2.

Não se aventurem no troca de casa.

boa sorte

felicidades para a bébé

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bons dias... Bem vinda ao fórum...

Em relação à opinião que pedes, eu acho que era melhor que, antes de te meteres numa moradia de 145.000 € deverias liquidar (ou seja vender) o t2 e tentar liquidar o consolidado...

Um irs2008 de 36000€ equivale a uma remuneração mensal liquida de 2500€ aproximadamente e um empréstimo de 152000€ a 35 anos (não sei se vos dão mais tempo) com uma taxa de 3% fica uma prestação de 585€ mensais mas se houver uma oscilação de 2% para os 5% já é uma mensalidade de 767€, logo, se tiverem mais créditos pode não ser uma RMM para uma aceitável qualidade de vida, ainda para mais com as despesas do pequenino...

Esta é a minha análise, muito ponderada porque em questões financeiras não gosto de arriscar nada...

Cumprimentos

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead