Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
mssantos

Banco BPI não aceita alterar indexante euribor a 3 meses para 6 meses

4 publicações neste tópico

No passado dia 12 de Junho fui ao meu balcão BPI, e perguntei à gerente quando é que poderia solicitar alteração de indexante euribor de 3 meses para 6 meses, como poderia fazer e quanto seria cobrado a titulo de taxa ou despesas.

A gerente respondeu-me que podia efectuar o pedido por escrito, entregar a qualquer momento, e não teria qualquer custo.

No dia 19 de Junho enviei um e-mail à gerente a perguntar, se o pedido fosse apresentado em Junho, se seria considerada a média aritmética de Maio.

A resposta chegou ontem por e-mail a dizer que actualmente o BPI não está a aceitar pedidos de alteração de indexante.

Segundo me foi informado, se um cliente bancário solicitar a alteração de indexante, tem direito à alteração, mas pode é ter que pagar as despesas.

Também me disseram que se o pedido for efectuado na anuidade do crédito, o banco é obrigado a aceitar e não pode cobrar nada. Realizei escritura em 03 de Setembro de 2007.

Eu não me importo de pagar, mas pretendo mesmo alterar da euribor 3 meses para 6 meses, pois adivinha-se subidas de taxa sucessivas.

Alguém consegue ilucidar-me?

Obrigada.

Cumprimentos,

Marisa Santos

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A E3M subirá mais depressa, da mesma maneira que desceu mais depressa. Mas quando mexe, as alterações na prestação mensal são mais suaves do que estar 6 meses à espera da revisão. Valerá mesmo a pena passar da E3M para E6M?

Quando eu fiz o meu crédito o gestor aconselhou-me (empurrou-me, literalmente) a E3M e eu na altura achei que estava a ser entalado, mas hoje em dia considero a E3M a melhor opção que se pode fazer. Treme mais depressa que as outras :) mas treme menos de cada vez e permite melhor adaptação ao orçamento mensal.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

No dia 19 de Junho enviei um e-mail à gerente a perguntar, se o pedido fosse apresentado em Junho, se seria considerada a média aritmética de Maio.

A média a usar seria à do mês anterior à da entrada em vigor das novas condições. Mesmo que o pedido fosse apresentado em Junho, nada garante que o banco não aprovasse a alteração só em Julho ou Agosto...

Segundo me foi informado, se um cliente bancário solicitar a alteração de indexante, tem direito à alteração, mas pode é ter que pagar as despesas.

O banco não pode cobrar nada pela alteração das condições de contrato. Está na lei.

Também me disseram que se o pedido for efectuado na anuidade do crédito, o banco é obrigado a aceitar e não pode cobrar nada. Realizei escritura em 03 de Setembro de 2007.

Foi o banco que disse isto? O banco não é obrigado a aceitar nada - como em qualquer contrato, as alterações só podem ser feitas com o acordo das partes. Se o banco não quiser, não altera nada e pronto...

Eu não me importo de pagar, mas pretendo mesmo alterar da euribor 3 meses para 6 meses, pois adivinha-se subidas de taxa sucessivas.

Pessoalmente eu preferia a Euribor a 3 Meses. Olhando para o histórico das taxas, em alturas de subida, realmente esta taxa vai um pouco à frente, mas a diferença para as taxas de mais longo prazo não costuma ser tão grande como o é quando estão a descer. E nada te garante que quando chegar a altura das descidas, consigas mudar o indexante de volta (repara nos entraves que te estão a colocar agora). Se tens medo da subida das taxas, preocupa-te mais em ir colocando algum dinheiro de lado, porque independentemente do indexante, a prestação vai subir.

Mas claro, isto é a minha opinião pessoal, cada um deve gerir o seu orçamento familiar à sua maneira e a estabilidade e previsibilidade das despesas é também um factor muito importante...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Agradeço todos os esclarecimentos!

Assim sendo, vou ter que continuar com Euribor a 3 meses... paciência!

Obrigada pela ajuda!

Cumprimentos,

Marisa Santos

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0