coolzero

Acabou-se o crédito para o carro.. E agora?

11 publicações neste tópico

Pessoal,

Tenho uma dúvida. Vou amortizar totalmente um crédito que tinha para o carro.

A empresa do crédito depois vai ter de me enviar uma declaração a dizer que abdica da hipoteca, certo?

Depois tenho de "renovar" o registo de propriedade pq lá diz qualquer coisa relativa à hipoteca... Alguém sabe como se faz esse processo e os custos? Já tenho o documento único...

Obrigado

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não sei responder às questões, mas alerto uma situação:

Faltam-me 8 prestações para pagar o carro e pedi a antecipação do contrato (BMW Bank). Qual não é o meu espanto, quando fiz as contas, reparei que ao antecipar o contrato iria pagar mais 150€ do que o valor a pagar mensalmente...

Telefonei para lá e explicaram-me que há alturas onde não compensa antecipar o crédito. Isto porque na antecipação é cobrada uma taxa de 5% sobre o valor em divida.

Apesar de ficar com essa "preocupação" mais uns meses, não me "papam" esses 150€. Optei por continuar a pagar as mensalidades.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pois... Mas eu liguei e não vou pagar nada a mais... Aliás, falta um ano para acabar de pagar... Fiz as contas e bate certo...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Quando comprei casa não recorri a crédito. O banco da pessoa que ma vendeu passou-me para as mãos o distrate das hipotecas (ele tinha duas hipotecas sobre a casa). De seguida fui ao registo predial com o documento para regularizar o registo. Pagou-se 2 cancelamentos de averbamento.

Penso que para o caso do carro deva ser semelhante, embora, como é óbvio, não deva ser no registo predial mas sim na conservatória do registo automóvel.

Não consegui descobrir foi o valor. De qualquer forma aqui fica a tabela de emolumentos: http://www.dgrn.mj.pt/legislacao/RERN.pdf pode ser que consigas descobrir...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pois... Mas eu liguei e não vou pagar nada a mais... Aliás, falta um ano para acabar de pagar... Fiz as contas e bate certo...

Pois, mas isso não se confirma com telefonemas.

Pede para te enviarem um fax ou um mail com o valor da antecipação do contrato e as despesas de final de contrato (se for o caso).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ora viva,

Eu estava a ponderar se respoderia agora ou mais tarde, mas pensei deixar já um esclarecimento. Eu passei por essa situação em Janeiro. Também amortizei o crédito do carro e paguei-o inteirinho.

Fiz as contas todas para saber o que ia pagar e esta foi a questao que me fez responder para já: atenção que é necessário saber junto da entidade credora se existe alguma penalização pela antecipação da totalidade de pagamento, isto é, por uma amortização total.

No meu caso houve uma penalização - como penso que há sempre - mas depende, é claro da entidade credora e do contrato efectuado com o cliente.

Importante é saber junto da entidade credora o valor total que se irá pagar, tendo em conta que se pretende amortizar na totalidade.

Atenção também a uma questão: nem todas as entidades de crédito permitem mais que uma amortização. Por isso, coolzero, se já fizeste alguma amortização, tenta saber junto da entidade de crédito se podes fazer mais alguma amortização.

Em relação à tua questão inicial - e era por isto que não queria responder já por incorrer em imprecisão nos valores - o processo é simples:

- Efectuas o pagamento da totalidade do crédito (pede fotocópia do cheque, se for o caso e recibo... just in case)

- A entidade de crédito irá preencher um contrato de compra e venda que te poderá entregar na altura ou enviar mais tarde (ficarás, no entanto, com uma declaração/prova em como efectuaste o pagamento do crédito remanescente)

- Pouco depois, com a declaração em teu poder, deverás dirigir-te à antiga DGV (eu fui a uma loja do cidadão) e pedir o averbamento do carro em teu nome. Quanto pagas já não me lembro  ???, mas tenho 60€ na cabeça não sei porquê... :)

- Algum tempo depois recebes o livrete do veículo já em teu nome.

Grosso modo, é isto :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Viva,

Eu pagava sensivelmente 215,5€ por mês. Faltam-me 14 prestações. Liguei para lá e eles disseram-me que tinha de pagar 3018€ e que era esse o valor da transferência que tinha de fazer.

Portanto.. 3018/14 =~ 215,5€

Parece-me estar certo, não?

Ah... Eu pensava que era um procedimento mais complicado... Se é com contrato promessa então é como se eles me tivessem a vender o carro.. Assim já percebo :)

Obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Confirmar só se existe ou não penalização.

É que perguntar quanto falta pagar e quanto se terá que pagar caso de pretenda amortizar tudo, pode ser bem diferente, consoante a entidade credora.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não houve penalização.

O que ia pagar em 14 meses (215,5 por mês) paguei todo ontem (215,5*14)...

... Ou então não estou a perceber bem onde queres chegar...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ora bem, se não houve penalização ainda melhor :)

Apenas queria alertar-te para o facto de algumas instituições de credito cobrarem uma penalização (normalmente entre 2 e 4% do que falta pagar, para compensar os juros que serão perdidos) a mais, quando se efectua uma amortização total.

Ou então só se aplicou no meu caso, que amortizei na totalidade ao fim de dois anos, menos de metade do tempo do crédito...

Faz sentido que no teu caso nem tenhas pago porque faltava pouco para acabar o crédito.

De qualquer maneira, parabéns, porque é "menos um" a pesar no orçamento mensal ;)

Cumps,

Cell

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

É verdade... Não é menos um... São menos 215,5 :) O carro é da minha namorado e ela recebe mesmo pouco... Metade do ordenado dela ia para o carro...

Como tinhamos feitos as contas já a não contar com esse dinheiro para as nossas despesas com a casa agora dá para poupar durante uns tempos (até ter miudagem a andar lá por casa :))...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead