José Ribeiro

Imobiliárias

44 publicações neste tópico

Boa tarde,

gostaria de iniciar este tópico pedindo opiniões/pareceres/histórias/situações/casos reais, sobre as imobiliárias que laboram em Portugal.

Aspectos positivos e negativos que tenham acontecido ao lidarem com uma ou mais imobiliárias.

Vantagens e desvantagens da exclusividade/não exclusividade.

Comissões cobradas vs Serviços efectuados.

Todas as opiniões e comentários são bem vindos.

Obrigado.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Vai ser um tópico polémico :D

Regra geral, o ideal é vender fora das imobiliárias... já tive uma experiencia espetacular como comprador e uma muito má experiencia como vendedor..

Exclusividade:

- O principal problema é que se venderes a casa particularmente, a empresa tem direito a receber a comissão na mesma, pois tu não podes vender a tua casa, só eles.. logo por aí é de evitar a todo o custo.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Aqui na minha zona, a cada dia que passa, mais imobiliárias novas aparecem no mercado: nascem como cogumelos. E esta cada vez maior abertura deste tipo de negócio deixa-me a pensar: se a crise é cada vez mais acentuada e há mais casas para vender e menos pessoas a comprar, com o crédito mais difícil de obter, será que o negócio das imobiliárias justifica a permanente abertura de tantos estabelecimentos deste género?

Se alguém me souber esclarecer, só por curiosidade, agradecia...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Aqui na minha zona, a cada dia que passa, mais imobiliárias novas aparecem no mercado: nascem como cogumelos. E esta cada vez maior abertura deste tipo de negócio deixa-me a pensar: se a crise é cada vez mais acentuada e há mais casas para vender e menos pessoas a comprar, com o crédito mais difícil de obter, será que o negócio das imobiliárias justifica a permanente abertura de tantos estabelecimentos deste género?

Se alguém me souber esclarecer, só por curiosidade, agradecia...

Não há trabalho, dizem, mas parece que infelizmente esse empreendedorismo de que se tanto se fala que faz falta é confundido com formas "fáceis" de ganhar bastante dinheiro em vendas de todo o tipo, já que esse é um tipo de trabalho fácil, que não precisa de grandes conhecimentos técnicos especializados, qualificações que escasseiam na população portuguesa...

E no fundo não se trata da prestação de um verdadeiro serviço, já que a maioria dessas empresas não prestam aconselhamento financeiro nem pessoal sobre a compra e só recentemente e apenas as maiores (multinacionais tipo Remax, que por sinal são as que cobram comissões leoninas) começaram a tratar da papelada associada ao processo...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia

obrigado pelos comentários.

Gostaria que houvesse um desenvolvimento um pouco mais esclarecedor acerca das imobiliárias.

Pode-se começar pela REMAX.

Diziam há uns tempos que vendiam 3 casas por hora... Isto não será "banha da cobra"?

Cumps

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Diziam há uns tempos que vendiam 3 casas por hora... Isto não será "banha da cobra"?

3 casas por hora * 24 horas * 365 dias = 26280 casas por ano. Dada a quantidade de lojas Remax espalhadas pelo pais e para bem do negocio deles, acho que não será banha da cobra, o numero ate nem e´ assim tão alto como isso... ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

3 casas por hora * 24 horas * 365 dias = 26280 casas por ano. Dada a quantidade de lojas Remax espalhadas pelo pais e para bem do negocio deles, acho que não será banha da cobra, o numero ate nem e´ assim tão alto como isso... ;)

Bom dia

sempre acutilante e com contas que o demonstram... ;-)

Eu estava a falar de cor e para não parecer exagerado disse 3, embora me pareça que na publicidade apresentada na TV eles diziam um número um pouco maior.

Factualmente, agora dizem que vendem 2 imóveis por hora. Dispõe de mais de 200 agências e mais de 2000 agentes em todo o território nacional.

Fazendo contas, 2 casas por hora * 24 horas * 365 dias (embora haja para ai um ano em que é 366) = 17520 casas por ano.

Podemos fazer também as seguintes contas:

17520 * 200 agências = 87,6 casas por agência.

17520 * 2000 agentes = 8,76 casas por agente que trabalha na REMAX.

Obviamente, que os números não são estes, pois uma sardinha a dividir por 5 pessoas não dá 1/5 de sardinha a cada uma. Só na estatistica os números "parecem" grandiosos, mas continuo a pensar que a REMAX não é só maravilhas. Para que eles consigam vender, os legitimos proprietários têm praticamente de oferecer a casa mas a comissão deles é intocável... ou não será assim?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

...Só na estatistica os números "parecem" grandiosos, mas continuo a pensar que a REMAX não é só maravilhas. Para que eles consigam vender, os legitimos proprietários têm praticamente de oferecer a casa mas a comissão deles é intocável... ou não será assim?

Nao tenho experiencia pessoal com imobiliarias mas realmente ja´ ouvi dizer que a Remax e´ das mais "exigentes". Sobretudo por causa da clausula de exclusividade, e pelas comissoes um pouco acima das de muitas outras imobiliarias. Por outro lado, tem uma reputaçao invejavel e muitos potenciais compradores consultam as bases de dados desta imobiliaria...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Parece-me que a exigência da REMAX é a nível das vendas abaixo do valor real das casas. O proprietário sujeita-se a aceitar se quer o seu imóvel vendido, mas visto bem as coisas, os valores oferecidos pelos compradores via REMAX, são os valores que os compradores fariam se fossem directamente ao proprietário, com a agravante de que o proprietário tem de descontar os 5% (ou 6% não sei onde já vai o valor percentual deles) da comissão.

E aquelas imobiliárias que cobram de acordo com o proprietário que vêm à frente? Fazem parecer os agentes da REMAX um coro de anjinhos...

Cumps

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Vai ser um tópico polémico :D

Regra geral, o ideal é vender fora das imobiliárias... já tive uma experiencia espetacular como comprador e uma muito má experiencia como vendedor..

Boa tarde,

para polémico está muito pouco concorrido...

Nem as histórias aparecem, nem os pareceres sobre diferentes imobiliárias também aparecem, embora alguém tenha dito que elas nascem como cogumelos...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Os conselhos que posso dar são os seguintes:

- Nunca assinar a folha de angariação com uma percentagem de comissão pelo qual não concordem.

- Sempre que houver uma renegociação do valor da comissão, seja ele em percentagem ou em absoluto, façam-no por escrito, e incluam as condições.

- Combinem com a imobiliária se querem que ela vos trate de algum processo ou não.

- Acertem com a imobiliária se o valor é por fora ou não. SE for por fora, tenham cuidado com a escritura, pois se na escritura disser que foi mediado podem vir a ter problemas (ambos).

Os valores de comissão que estão a ser cobrados, são um autentico atentado, p.e. 4%+IVA de uma casa de 100.000€, são 4.000€+IVA. Para arranjar um cliente e porem-se ao fresco que é o mais normal.. Cuidado, façam bem as contas e insistam para baixar a comissão para um valor que vos pareça adequado e deixem isso escrito.

Como já disse anteriormente, fujam da exclusividade..

Acho um absurdo os valores em causa, e se fosse hoje nunca me tinha posto a vender a minha casa por uma imobiliária, e nem estou a falar dos valores da comissão, mas sim das chatices quando acordamos verbalmente um valor e as condições e no fim aparecem outros valores (os iniciais) e nenhuma das condições acordadas foram cumpridas.

Imobiliárias, nunca mais !! :D

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pois é Nuno,

quem passa pelos serviços das imobiliárias vai notando como funcionam e fica perplexo com a leviandade como tratam dos assuntos.

Regra geral, eles sabem do negócio, os proprietários servem apenas para baixar o preço do seu imóvel. Ainda não arranjaram cliente e já estão a pedir para baixar o valor do imóvel sem qualquer estudo do mercado...

A forma como avaliam o imóvel é tão confrangedor que até mete dó nalguns casos, REMAX, CENTURY 24, são dois exemplos flagrantes. Um pé à frente do outro e está calculado à área da divisão x, da divisão Y e por ai fora. Para dar uma de sapiente perguntam qual o valor da avaliação já obtida... quando aquilo que o proprietário quer é saber se a sua avaliação bate certo com a avaliação da imobiliária "conceituada"!

Pelo menos as mais conceituadas deveriam ter outro tipo de especialização, mas parece que o critério de selecção dos agentes passa por um de dois parâmetros de avaliação: ter um palmo de cara ou lábia de vendedor.

Os contratos, regra geral são standartizados, ou seja, quem assina um, assina "n" que são todos iguais.

Regra geral, dizem que tratam de toda a papelada, no entanto, pedem ao proprietário toda a "papelada" necessária para a concretização do contrato promessa compra-venda.

Dizem também que a comissão cobra todo o serviço até à escritura, mas pelo que o Nuno conta, se ficarem pelo contrato promessa já fizeram muito, pois nada está escrito nos contratos "standart" até onde vão, apenas a comissão mais os 20% IVA.

Era importante que houvesse mais pareceres/opiniões acerca do mundo que envolve todo este negócio para que o verdadeiro profissional viesse ao de cima e todos soubessem onde se dirigir para ter um serviço 5 estrelas e de acordo com a comissão cobrada.

Cumps

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Deixem-me contar a minha experiência como vendedor e comprador:

Tenho um imóvel que tenho visto à venda por valores a rondar os 240.000,00€, resolvi contactar a REMAX para me avaliarem o imóvel e me indicarem o prazo médio de venda. O angariador da REMAX prontificou-se a fazer um estudo de mercado, que consiste em fazer uma média ponderada entre 5 imóveis vendidos com prazos até 8 meses, e 5 im+oveis que estejam à venda à menos de 6 meses.

Com base neste estudo o angariador da REMAX indicou-me que o valor comercial do imóvel estaria situado entyre os 230.000,00€ e os 235.000,00€. Obviamente que a comissão de 5%+IVA já está incluida, e por isso se ele vender o Imóvel por 235.000,00€ eu ficaria com 220.800,00€. Diz-me que por estes valores vende a casa em cerca de 6 meses.

Como comprador, com uma imobiliária mais pequena, tenho sido bastante bem tratado, mas sinto em algumas conversas que o mesmo agente está preocupado nas suas diversas comissões e não em convencer os "outros" a chegarem às minhas condições. Quando falo em baixar mais o valor da casa, ele diz logo que é impossível,por x, y, e z. Quando falo em outros bancos que não o recomendado, é logo porque os avaliadores são lixados, e os bancos complicados ...

Não é fácil ser vendedor e comprador ... então quando as duas coisas se juntam em termos temporais, a coisa é chata para o stress :)

Ahhh eu rejeitei a proposta da REMAX para exclusividade, por informei que queria 230.000,00€ pela minha casa, e achava que 5.000,00€ por cerca de 6 meses ed trabalho (não a full time) era um bom rendimento. Estou a pensar arranjar um placar, e listá-la em mais uma d´+uzia de imobiliárias que não exigem exclusividade com a condição de que quero no minimo 230.000,00€ pela casa. Se eles venderem por 500.000,00€ podem ficar com os 270.000,00€ de comissão que não me importo ... bem não ia ficar feliz, mas ....

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia Hugo S.

não sugeri a permuta no outro texto porque pela experiência que tenho, sei que os vendedores não estão muito para ai virados com a desculpa do aceitar velho em troca do novo. E se aceitam, normalmente é para abate no valor que eles pedem pelo deles, oferecendo uma pechincha pelo nosso, isto é, nós pedimos X e eles oferecem X/2 e ainda dizem que estão a fazer um favor!...

Ainda bem que não aceitaste negociar com a REMAX, mas fico admirado como conseguiste a avaliação mesmo sem estabeleceres contrato com eles. Vá-se lá compreender o pensamento dominante dos artistas!  ;D

Tens razão na maioria das coisas que dizes, só te aconselhava que não seguisses a via de disponibilizares o imóvel para uma dúzia de imobiliárias. Porquê? Podes vir a ouvir algo desagradável do tipo, hipermercado de placas... com a obrigação subsequente de teres de vir a desvalorizar o teu imóvel mesmo sem ser essa a vontade!

Placa própria sim, mais uma ou duas imobiliárias. Se passados 3 ou 4 meses estas não apresentarem resultados ou vierem com desculpas, passas a outras por forma a espevitá-los para que façam algo que permita a venda no imediato do imóvel, pois se as pessoas começam a ver muitas placas durante muito tempo, começam também a pensar que o imóvel tem problemas!...  ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia Hugo S.

não sugeri a permuta no outro texto porque pela experiência que tenho, sei que os vendedores não estão muito para ai virados com a desculpa do aceitar velho em troca do novo. E se aceitam, normalmente é para abate no valor que eles pedem pelo deles, oferecendo uma pechincha pelo nosso, isto é, nós pedimos X e eles oferecem X/2 e ainda dizem que estão a fazer um favor!...

Ainda bem que não aceitaste negociar com a REMAX, mas fico admirado como conseguiste a avaliação mesmo sem estabeleceres contrato com eles. Vá-se lá compreender o pensamento dominante dos artistas!  ;D

Tens razão na maioria das coisas que dizes, só te aconselhava que não seguisses a via de disponibilizares o imóvel para uma dúzia de imobiliárias. Porquê? Podes vir a ouvir algo desagradável do tipo, hipermercado de placas... com a obrigação subsequente de teres de vir a desvalorizar o teu imóvel mesmo sem ser essa a vontade!

Placa própria sim, mais uma ou duas imobiliárias. Se passados 3 ou 4 meses estas não apresentarem resultados ou vierem com desculpas, passas a outras por forma a espevitá-los para que façam algo que permita a venda no imediato do imóvel, pois se as pessoas começam a ver muitas placas durante muito tempo, começam também a pensar que o imóvel tem problemas!...  ;)

Olá JRibeiro,

O caso da REMAX foi simples, eu enviei um email para a agência que serve a minha zona e disse que estava interessado em vender a minha casa. Telefonaram-me de imediato, e perguntar se podiam ver a casa e falar comigo. Disse que sim, e quando ele lá apareceu disse-me que primeiro ia fazer um estudo de mercado para ver qual o valor do im+ovel e depois falariamos em detalhes. Assim o fez, e após os detalhes não seguimos em frente, mas fiquei com o estudo comigo.

Relativamente às imobiliárias, eu não pretendo ter dezenas de placas na minha varanda :) Vou ter uma minha, e no máximo mais uma de imobiliária. As restantes poderão listar em webpages e fazer a sua promoção sem qualquer placa, se quiserem obviamente.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia Hugo S.

não tenho grande simpatia pela REMAX e nunca tive experiência nenhuma com eles, mas sei algumas coisas sobre eles. E aquilo que sei é de me pôr a milhas deles!  :D

Que frase tão enigmática... mas convém variar um pouco das respostas sempre sérias!...  ;D

Ao colocar este tópico aqui, pretendia não só ajudar no que pudesse mas também que houvesse partilha de experiências/opiniões/pareceres/casos reais, para nos ajudarmos uns aos outros. Pois pela minha parte estou sempre receptivo a novos conhecimentos!

Não se deixe deslumbrar nas cantigas dos vendedores/promotores! ;)

Resta-me desejar-lhe muito boa sorte e que seja bem sucedido no mais curto intervalo de tempo.

Cumps  8)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Corroboro em absoluto da opinião do JRibeiro, até porque tive a experiência da minha família ter adquirido um apartamento em Lisboa, muito valorizado, que por ganância de uns agentes da Remax não foi negociado mais cedo e a senhora acabou por conseguir rescindir o contrato com eles e fazer o negócio particularmente connosco  :D

Acho que se as pessoas tiverem uma atitude consumerista na sua relação com esse tipo de intermediários, eles não se safam nas suas manigâncias comerciais....

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pessoalmente já tive três experiências com imobiliárias, duas como comprador e uma como vendedor...

Uma coisa é certa cada uma puxa a brasa á sua sardinha e ai ninguém me diga o contrário, pois as comissões que ganham são bem avultadas para o trabalho que fazem dai vermos muitas imobiliárias por esse pais fora.

O aparecimento das imobiliárias "inflacionou" um bocadinho os preços das casas, senão vejamos e pela experiência que já tive:

Imaginemos que queria vender uma casa por 150000€ e que a imobiliária me cobra uma comissão de 2 ou 3 %, o que é que faziam?

Clara está que aumentavam o preço para tentar compensar a diferença e assim pagar a comissão...

Por isso a minha conclusão final é de que se as imobiliárias não existissem talvez or preços das casas fossem mais baixos e certamente que também se vendiam e compravam casas.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pessoalmente já tive três experiências com imobiliárias, duas como comprador e uma como vendedor...

Imaginemos que queria vender uma casa por 150000€ e que a imobiliária me cobra uma comissão de 2 ou 3 %, o que é que faziam?

Bom dia,

Desculpe? Li bem?

Qual é a imobiliária que cobra 2 ou 3% nos dias de hoje?  ???

Se puder desenvolver um pouco mais a sua experiência podia tornar um pouco mais claro a sua experiência quer como comprador, quer como vendedor!...  :)

E já agora podia fornecer os dados dessa(s) imobiliárias que cobram apenas 2 ou 3%?

Conheço uma série de pessoas que estariam deveras interessados...  :)

Cumps 8)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia,

Desculpe? Li bem?

Qual é a imobiliária que cobra 2 ou 3% nos dias de hoje?  ???

Se puder desenvolver um pouco mais a sua experiência podia tornar um pouco mais claro a sua experiência quer como comprador, quer como vendedor!...   :)

E já agora podia fornecer os dados dessa(s) imobiliárias que cobram apenas 2 ou 3%?

Conheço uma série de pessoas que estariam deveras interessados...  :)

Cumps 8)

JRibeiro

Eu não afirmei que as imobiliárias cobravam 2 ou 3 % , apenas dei um exemplo

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sim, de facto, está lá a palavra imaginemos.

Mas como afirmou um pouco antes que tinha tido 3 experiências com imobiliárias, duas como comprador e uma como vendedor... associei o valor da percentagem às suas experiências.

Posso inferir que afinal não foram esses valores percentuais com que trabalhou! Mas, porque não desenvolve aqueles três pontinhos da sua primeira frase?

Não seria útil partilhar a sua experiência para podermos aproveitar ou corrigir erros que possamos vir a fazer?

Então, quanto à sua pergunta do imaginemos, parece-me que colocada nestes termos e apenas só com esses dados pode induzir várias respostas possíveis.

Uma possível resposta seria, procurar saber o que de facto faziam pelos tais 2 ou 3% de comissão. Caso o serviço seja completo e dê sinais de ser competente, aceitava o serviço e podia, ou não, aumentar os ditos 2 ou 3% de comissão no valor pretendido pela venda do imóvel.

Nos dias de hoje, uma imobiliária prestar um serviço de qualidade e cobrar apenas 2 ou 3%, deve ser mesmo no campo da imaginação! Mas se estiver errado, volto a questionar onde se situa, pois é dessas agências que muitos precisam!

Cumps

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu pergunto-me: quem é que precisa de imobiliária hje em dia, com a quantidade de sites de anúncios de casa que existem por aí espalhados, nos proprios edificios e na Internet?

Logo vai o tempo em que havia proprietários que gostavam de fazer segredo do negócio... o difícil hje em dia está mesmo em arranjar pessoas dispostas a investir...o resto é conversa!

Valha-nos a boa notícia de que os bancos voltaram a subir os valores das avaliações nestes últimos meses...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia,

Eu gostava de responder com uma nova pergunta: por que motivo as imobiliárias crescem como cogumelos pelo país todo?  ???

O mais incrível é que não "sinto", pela auscultação que faço, que haja grandes transacções através das imobiliárias. É mais para encher a vista...  :)

Aliás, a ideia que tenho é que os promotores/delegados comerciais/vendedores, seja lá qual for a designação dentro da empresa, querem "vender" o que se vende por si próprio, pois quanto ao resto é tão confrangedor os conhecimentos que revelam que às vezes até mete dó!

Podem dizer que os investidores não têm "poder" para investir... mas, com as comissões exorbitantes cobradas nas imobiliárias, quem se interessa em fazer negócio com estas?

Numa altura em que os juros estão a níveis baixos como já não se via nos últimos 5 ou 6 anos e as avaliações efectuadas pelos bancos sobem, o que fazem as imobiliárias para convencer os potenciais investidores? Falam na sua comissão...

Por outro lado, que motivação tem o "vendedor", quando sabe que se for mostrar um, dois ou vários imóveis e o negócio não correr bem, as despesas ficam por sua conta? Assim, faz sentido falarem em comissões...

Repararam como se formou um circulo? Como sair deste circulo, ou seja, como podem passar do 0 aos 180 graus, esta devia ser a preocupação de quem gere uma imobiliária!

Mas aguardo, pacientemente, argumentos no sentido contrário!  :)

Cumps  8)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Regra geral, quem quer comprar e visto que não tem que pagar comissão, corre tudo o que é imobiliária e como tal colocar uma casa à venda numa imobiliária é meio caminho andado para que alguém lá vá ver a casa.

O problema está em quem vende, e claro está no marketing associado, pois seja como for a imobiliária faz publicidade.

Como vendedor, posso contar-vos o que me aconteceu ainad outro dia. Na altura que coloquei à venda, não aceitei a exclusividade da ERA e como tal ficou em águas de bacalhau com eles.. Mas todos os meses me ligavam a saber se tinha vendido e se tinha mudado de ideias. Vendi a casa e num desses telefonemas comuniquei-lhes isso. Mas de alguma forma eles não apontaram isso e outro dia, sem nunca ter assinado qualquer contrato com eles, ligaram-me a dizer que tinham uma pessoa interessada numa casa com essas características. Claro que, a casa já tá vendida, mas achei curioso que eles se preocuparam em tentar vender ou pelo menos colocaram-na como hipotese. Talvez porque o mercado está mau, mas achei interessante.

Sempre fui contra as comissões elevadas das imobiliárias e na altura da venda da minha casa negociei um pacote de serviços e um valor a pagar.. Coisa que não foi cumprida por parte da imobiliária e está a ser resolvido.. Mas desde a primeira visita que ficou acordado que 4% (é o que se pratica aqui em Aveiro) estava fora de hipoteses e que no máximo 2% com tudo o que estava associado, tratamento de papelada e tal.

Mas vejamos, numa casa de 150.000 €, 2% são 3.000€.. Parece-me um abuso, principalmente porque quem tem o trabalho é o vendedor e esse só recebe 15% dos 2%, o resto é para a imobiliária...

Acho que no futuro, se pretender vender uma casa, vai ser com anuncios na net, sites, ou outra coisa qualquer.. Prefiro ter o trabalho do que pagar um balurdio apenas por lá irem mostrar a casa às pessoas..

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

2%????? Onde, onde?  ;D

Abuso é o sorriso colgate super três a dizer 5% até ao contrato de promessa compra e venda. Dai para a frente também o fazem, mas tem que se chegar a acordo eural (esta palavra existe?).  :D

Ora, num imóvel cujo valor seja de 150000€ dá, hummm... é fazer as contas!  ;D

Creio que estamos todos de acordo no seguinte ponto. O que interessa às imobiliárias é ter muitos imóveis em carteira à venda, pois a probabilidade de ter sucesso num é o suficiente para se proclamarem os campeões de vendas... e o vendedor fica apenas 15% sobre a comissão, pois o restante vai para as imobiliárias. Têm de pagar o espaço, água, luz, café, net, fotocópias...

Cumps

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead