Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
joaninha_marques

Questões sobre arrendar um apartamento

7 publicações neste tópico

Olá!!

Gostava de saber o que é que acontece quando o senhorio regista o contrato nas finanças.

Neste momento ainda não estou a declarar e portanto ainda faço parte do agregado familiar dos meus pais. Que consequências pode ter isso para mim se no fim do ano não incluir a despesa do IRS?

Sou notificada pelas finanças devido ao facto de estar a alugar um apartamento?

Peço desculpa por tantas perguntas mas isto é um mundo novo para mim.

Obrigada

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A primeira implicação legal de registares um contrato de arrendamento nas finanças passas por pagares uma taxa logo na hora, de 10% sobre o valor da renda mensal.

Depois, anualmente, na declaração de IRS, deves estar ciente da obrigação de declarar o rendimento predial que daí advier, preenchendo obrigatoriamente o anexo F (rend.prediais) com o total do valor das rendas recebidas (ao qual poderás deduzir o IMI, o condomínio do prédio e as despesas de manutenção/conservação), pois entras em incumprimento se não o fizeres...

Já agora, creio que poderás continuar a fazer parte da declaração dos teus pais como dependente, desde que ainda estejas a estudar e não tenhas mais de 25 anos...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Talvez tenha confundido um bocado os termos. Eu sou a arrendatária e não o senhorio.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Talvez tenha confundido um bocado os termos. Eu sou a arrendatária e não o senhorio.

Peço então desculpa, Joana!

nesse caso, a inclusão da renda da casa no anexo dos benefícios fiscais é uma opção de todo o interesse para ti, pois assim podes reduzir a tua factura de IRS, mas não constitui de modo algum uma obrigação.

o único problema para ti é que terás de indicar o NIF do senhorio juntamente com o valor e, se a morada fiscal não corresponder à dos teus pais e quiseres continuar a entrar como dependente na declaração deles, então não poderás beneficiar dessa dedução, a menos que alterem os 3 a morada para a tua nova casa!

espero ter respondido melhor à tua questão desta vez,

Emanuel

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá!

Obrigada pela resposta, Emanuel. Foi muito esclarecedora.

Portanto, caso não seja incluído no IRS também não haverá problema nenhum, correcto? Eu sei que existem benefícios mas neste momento não me interessa essa situação (por vários motivos).

A verdade é que eu e o meu namorado vamos alugar o apartamento juntos e como os meus pais são muito regidos com namoros (já são pessoas com uma certa idade), é óbvio que gostaria de manter isto em segredo. Foi devido a essa situação que perguntei se iria receber alguma correspondência.

Coisas da vida...

Obrigada!!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá!

Obrigada pela resposta, Emanuel. Foi muito esclarecedora.

Portanto, caso não seja incluído no IRS também não haverá problema nenhum, correcto? Eu sei que existem benefícios mas neste momento não me interessa essa situação (por vários motivos).

A verdade é que eu e o meu namorado vamos alugar o apartamento juntos e como os meus pais são muito regidos com namoros (já são pessoas com uma certa idade), é óbvio que gostaria de manter isto em segredo. Foi devido a essa situação que perguntei se iria receber alguma correspondência.

Coisas da vida...

Obrigada!!

Sim, o benefício maior será mesmo para o senhorio, que não precisará de declarar os rendimentos prediais, embora tal prática seja, em realidade, ilegal.

Mas seja como for, e se vos passam recibo então porque não colocar o teu namorado o valor das rendas no seu IRS, já que dessa maneira os teus pais não terão forma de saber do vosso segredo, n é?

Claro que esse benefício só tem relevância se a pessoa apresentar rendimentos do trabalho de montante razoável, pois se acaso forem baixos não usufruirá de qualquer proveito.

Ou então um bom negócio para ti seria dizer que não precisas dos recibos e por isso tb dispensas o contrato, o que isentando o senhorio da obrigação fiscal, também poderia representar uma renda um pouco mais em conta para ti...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Isso já são outros promenores. Ele só vem para esta cidade no final de Agosto e eu quero resolver isto o mais rápido possivel.

Só por isso :).

Mas penso que já estou segura o suficiente que não vou receber correspondência sobre o arrendamento.

Obrigada pela ajuda.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0