José Ribeiro

Vendas para o estrangeiro

24 publicações neste tópico

Boa tarde,

andei à procura de um tópico parecido para colocar a minha dúvida e como não encontrei resolvi abrir um novo.

1º Gostaria de saber se este nome é conhecido de alguém por algum motivo em particular:

mary linda

2º Tenho um computador em bom estado mas que já não uso. Coloquei um anúncio de venda e qual não foi a minha surpresa quando uma pessoa de nome Mary se mostrou interessada na sua compra. Diz ser da Noruega e para espanto meu percebe o meu português escrito. Embora o seu português escrito deixe um pouco a desejar, lá vou percebendo o que ela diz. Tentei saber como percebe tanto de português, mas não obtive resposta.

3º A transacção é que se está a revelar estranha. De inicio dizia-me para lhe enviar de barco. Fui-me informar e os correios só enviam de avião com um limite máximo de 30kg. Ela aceitou e pediu-me para enviar de avião e que depois me pagava. Pedi-lhe para fazer uma transferência bancária e ela pede-me uma série de dados que quanto a mim me parecem excessivos, senão vejam:

>> Obrigado pelo seu e-mail, o custo total é ok, vou desejar-lhe para me

>> enviar a plena Banco pormenores como este abaixo:

>>

>> Nome do Banco

>> Número de Conta

>> Nome do titular do

>> Número IBAN

>> Código Swift

>>

>> asap ..

Perguntei-lhe qual o significado do termo asap e não obtive resposta. Obtive mas foi a insistência para lhe enviar os dados que ela pretende. Ora leiam:

Só quero informar que o pagamento tenha sido feito o que eu

prometo e do Banco têm enviaremos a confirmação do pagamento por

e-mail, então vá e faça a transferência do item, na segunda-feira pela

Air Parcel e enviar a transferência número de rastreamento digitalizar

e recepção ao meu Banco, para verificação da sua remessa.

asap.

4º Pela minha pesquisa, asap designa uma associação de advogados... Os dados que lhe enviei até agora foram o NIB e o nome do banco. Estes dados não são suficientes?

Agradeço que me elucidem, pois parece-me que se lhe der os dados todos que ela pretende, fica com acesso pleno à minha conta... ou estarei desconfiado a mais?

Obrigado pela atenção.

Cumps

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde

Quanto aos dados do banco não me pronuncio, porque pouco ou nada sei.

Quanto a "asap", é uma expressão muito vulgar em inglês que significa "as soon as possible" (o mais rápido possível). Possivelmente, será isso.

Espero ter ajudado (pouco, eu sei, mas cada um ajuda como pode ;)).

Rita

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Isso é um velho truque, muito usado por nigerianos, procura no google por Nigerian scam e vais perceber como isso funciona. Como já ninguém acredita em nigerianos, agora dizem que são da Noruega para dar mais credibilidade.

Corta de imediato as conversações com ela, não envies mais nenhum dado ou ainda te arriscas a ter graves problemas..

Nuno

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

sobre se será um golpe não me pronuncio mas tratando-se de uma transferência internacional tudo o que a senhora te pede é necessário para efectuar a transferência, excepto o numero da conta que é o próprio IBAN, ainda ficou a faltar a morada, mas esta não tem que ser completa, eu costumo dar só a cidade e o pais.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde

antes de mais muito obrigado pelas respostas possíveis do Nuno e da Rita.

Percebi agora o significado do termo asap. Aliás creio que é um termo comum na linguagem interna dos bancários.

Uma norueguesa que percebe português, mas escreve mal português utiliza esse termo? Para quê tanta pressa?

O que no Nuno diz, faz sentido mas não percebo ainda como me podem atingir. Senão vejamos. É verdade ou não, que qualquer transacção entre paises diferentes necessita do IBAN e do Swift? Creio que com estes dois dados se pode saber os restantes que ela pede.

Até aqui não estou a ver onde possa estar o problema!

Creio que o problema que o Nuno fala é do seguinte tipo:

Eu tenho um carro à venda e alguém de fora do pais aceita comprá-lo. Envia-me um cheque de valor superior e pede-me para fazer uma transferência  no valor dessa diferença para a conta desse comprador. Eu, dono do carro, vou depositar o cheque e o banco diz que o cheque é falso. Caso já tenha feito a transferência fico a arder nessa suposta diferença a meu favor.

Creio que era este o caso a que se referia o Nuno. Se não era, gostaria que me desse um caso concreto, pois o site da wikipédia indicado está em inglês e é muito extenso.

Continuo a aguardar outras opiniões que ajudem ou complementem as já aqui expostas.

Obrigado desde já.

Cumps

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá José

Antes de mais, queria fazer-te umas perguntas.

- O valor que te ofereceram pelo computador é elevado no que diz respeito ao preço de mercado ?

- Não achas estranho alguém da Noruega querer comprar um computador usado vindo de Portugal ?

Podes fazer o teste, dizes que foste aos CTT saber o valor dos portes e que te disseram que é um valor alto, p.e. 150€, e pergunta se mesmo assim está interessada, ela vai-te dizer que sim, sem pestanejar.. :D

O mais normal de acontecer é o teu NIB/Swift etc, poder ser usado em redes criminosas de lavagem de dinheiro, assim usam-no para colocar na tua conta dinheiro e depois pedem para transferires, e tás metido numa grande embrulhada.

Depois, tens outra situação que pode acontecer, a senhora vai-te dizer que o banco quer uma prova de que a tua conta é válida, e vai-te pedir para lhe transferires algum dinheiro e que ela depois devolve-te tudo.. Como estás a ver, nunca mais vais reaver o dinheiro.

E quase de certeza que a morada que ela te vai dar é de um pais africano.

Eu desconfiava e parava o negócio, mas até posso estar enganado e estar a induzir-te em erro..

Abraço e boa sorte.

Nuno

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá Nuno

Obrigado pelas luzes que me dás.

Aliás se ainda estou acordado é porque isto não me sai da cabeça. Tenho as campainhas todas a tinir. Aliás se expus aqui o caso foi porque a sequência dos acontecimentos me pareceu estranha. Embora do lado sério da questão me pareça que é normal pedir o IBAN e o SWIFT. Agora pelo lado mau, e começando a responder às perguntas do Nuno, parece-me estranho colocar um anuncio a pedir X e a norueguesa pedir-me detalhes. Quando lhe dou os detalhes incluindo extras ela não só aceita com ainda se dispõe a pagar mais 100 euros do que peço (foi o primeiro sinal de alerta). O segundo sinal foi o facto da dita norueguesa querer comprar-me um pc e responder-me poucas horas depois de lhe enviar email. O terceiro sinal foi ter-lhe dito, e isto não foi teste nenhum, que fui ao CTT e me informaram sobre os valores de portes mais IVA (quase mais 300 euros) e limites de peso das mercadorias e ela aceitou sem "pestanegar". Dei-lhe o NIB e o nome do banco para ver até que ponto ela queria avançar, mas continuou a pedir-me mais dados.

Parei. STOP. Deixa-me pedir opiniões, pois algo está errado e a noruega é lá longe.

E, sim, de facto a morada que me forneceu é da Noruega, mas não é nada de espantar. Se o fim é esse, é natural que a rede esteja espalhada.

Bem, a última que entretanto me enviou é uma ordem de um banco online a dizer que tem a quantia disponivel para depositar na minha conta...

Assim sendo, vou ignorar as próximas mensagens de email e esperar que nada de mais aconteça.

Obrigado mais uma vez Nuno. É a falar que uma pessoa se entende e nada como ler outras opiniões sem pensar em teorias da conspiração...

Espero que os próximos tópicos sejam mais agradáveis que este.

Cumps

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá José

Neste momento se não lhe forneceres mais dados nenhuns, podes ver no que vai dar.. Uma vez que tens um mail do suposto banco a dizer que tem a quantia disponivel para te transferir, precisas de dar mais algum dado para que efectuem essa transferência ? Mas isto vai para ao teres que transferir uma pequena quantia para o banco para que seja disponibilizada a verba..

Posso contar-te o meu caso.

Um dia tinha uma PS2 a venda no miau, apareceu um ingles que queria comprar para mandar para o sobrinho na Nigeria e aceitou o preço sem pestanejar e pediu-me para saber o valor dos portes. Na altura o preço da PS2 eram 125€ e disse-lhe que eram 500€ de portes. E ele disse que estava porreiro e também me começou a pedir dados.. eheh

Como ves o sistema é o mesmo, na altura achei tudo mto estranho e enviei mail à PJ que me responderam com essa informação.. parei ali o negócio e ainda bem..

:D

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Dear Customer,

We are hereby to inform you that the payment has been made for your item and we are waiting for you to ship the item out and send us the    shipment parcel number and scan receipt for verification and immediately we receive the shipment details from you your money will be credited to your account immediately because we have deducted the money from your buyer account.

Boa tarde,

de acordo com a mensagem do banco online da Norueguesa acima apresentada, que recebi hoje e que me parece também que vou continuar a receber por uns tempos, parece-se exactamente com o esquema apontado pelo Nuno.

O que é certo e que eu tenha visto ainda não entrou dinheiro nenhum na minha conta.

Fica aqui o alerta para quem quiser perder alguns minutos e ler esta história que parece o principio de um romance... :D

Aliás até propunha que fossem deixando algumas situações caricatas do género para irmos aprendendo uns com os outros.

Obrigado pela atenção dispensada.

Cumps

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ou seja :D

Envias, e mandas-lhes o comprovativo do envio e eles depositavam-te o dinheiro, certo ? :D

Curioso, só um gajo maluco é que enviava antes de ter o dinheiro na conta eheheh

Mas sim, é o que se estava à espera.. que sirva de aviso, quando a esmola é muita há que desconfiar.. Eu falo porque também passei pelo mesmo, não é só porque ouvi falar. :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mesmo nos leilões do miau e outros sites portugueses perfeitamente credíveis a prática é depositar primeiro o dinheiro e só então enviar-se o material....

Já agora, porque não colocares esse mesmo anuncio do pc na respectiva secção aqui do fórum? Pelo menos predominam os bons negociantes e as pessoas sérias e honestas...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde,

obrigado pela sugestão radical_pt.

De facto já há algum tempo que não vinha cá ao fórum. Vim porque precisava de ler opiniões sobre este incidente que já foi sobejamente explanado. Gostaria que houvessem outras participações com relatos semelhantes para irmos aprendendo a distinguir o "trigo do Joio".

Ainda não fiz uma exploração exaustiva do fórum em si, mas reparo que está diferente.

Melhor ou pior não é a mim que me cabe decidir. Posso emitir algumas opiniões pessoais e nada mais.

Não me parece muito correcto um fórum deste género estar virado também para "vendas, trocas e doações". Observando uns poucos comentários que lá estão, verifica-se que o espirito desse item foi desvirtuado por uns poucos. Não pretendo ser confundido com essa minoria.

Por outro lado observo que agora há publicidade por tudo quanto é sítio. Se em tempos o Pedro disse que ia tratar disso, e tratou pelo menos durante o tempo que visitava com frequência este blog, parece que agora foi "convidado" a aderir a isso.

A iniciativa da DECO é interessante e da minha parte teria o total apoio caso não fosse já associado da DECO, muito antes deste forum existir. Aliás à pouco tempo convidei um amigo a aderir à DECO e não recebi nada por isso. Se soubesse teria feito a inscrição por aqui. Talvez possa corrigir a situação, tudo depende dos próximos desenvolvimentos.

Gosto de falar com pessoas desinteressadas e sem terceiros fins, tudo no interesse do bem comum, pois se a pessoa que está à minha frente está bem, eu também estarei bem, mesmo nos pequenos actos desinteressados.

Não me vou alongar mais. Tenham um bom resto de dia.

Cumps

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Só uma achega, agora que estou mais atento sobre este assunto!

Se o comprador/vendedor em potencial não estiver na sua região, aqui ficam algumas recomendações que se deve ter em mente:

1. NUNCA venda nada para ninguém fora de seu país de residência.

Um pagamento emitido de um banco estrangeiro pode levar de 3 a 4 semanas ou mais para ser recebido pelo seu próprio banco. Enquanto espera, a quantia é creditada na sua conta, mas se o pagamento for falso, essa quantia será debitada da sua conta.

2. NUNCA aceite um pagamento que apresente uma quantia maior do que o valor de seu produto.

NUNCA deve enviar dinheiro para reembolsar um pagamento em excesso, não importa a razão que lhe seja dada (presente, custos de envio, cobranças alfandegárias, tarifas de intermediários...)

3. Se o comprador se apresenta como um intermediário (advogado, consultor...) representando o seu cliente estrangeiro, NÃO PROCEDA com a sua venda.

Aqui fica o alerta!  8)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde,

muito obrigada por ainda existirem foruns deste genero.. ESTAVA QUASE A CAIR NA ESPARRELA.

Uma missionária quer enviar dinheiro para a nigéria , para a filha que faz anos brevemente. muito ela insistiu que tinha de ser rápido. e agora enviou-me um email ( de um suposto banco ) a confirmar que o dinheiro ja tinha dado entrada mas que só depois de eu enviar a encomenda e ter o nr de registo de envio é que deveria mandar para o respectivo banco e eles colocariam o dinheiro na minha conta.

Pedi um valor e ela ainda acrescentou mais 5€, e os portes eram quase 150€ , e ela aceitou prontamente.

Sò dei o meu IBAN , o nome do banco e o meu nome completo , acham que podem fazer alguma coisa que me prejudique?

Não sei porque estava com a pulga atrás da orelha e agora depois de ver isto percebi finalmente..

MUITO OBRIGADA MESMO!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Silvia,

acho que sim, que te podes prejudicar. Vou-te contar uma história que se passou há 15 dias atrás com um amigo meu, totalmente verídica:

1º - ao chegar ao emprego, cerca das 09h, o meu amigo foi ao seu homebanking pois necessitava de efectuar uma transferência

2º - e verificou admirado que lhe tinham saído da conta essa manhã cerca de 2.300 euros

3º - e, admirado, falou para o emprego da mulher para saber se ela tinha transferido essa quantia para alguém...

4º - ela disse que não, mas que tinha ido ver os movimentos de conta e tinha estranhado porque lhe tinham pedido duas coordenadas do cartão e não era habitual... (coisas de mulheres, Silvia...) ( e de alguns homens também...)

5º - o meu amigo saiu de imediato e foi ao seu banco e à judiciária apresentar queixa

6º - dado que a coisa foi feita exactamente em cima da hora o banco do meu amigo contactou o outro banco para onde o dinheiro tinha ido

7º - e dado que tinha a queixa na judiciária eles concordaram em bloquear esses 2.300 euros na conta da sua cliente

8º - mas avisaram logo que só o poderiam fazer temporariamente e só com intervenção da policia o poderiam fazer voltar atrás

9º - finalmente, passados 2 ou 3 dias, o meu amigo reaveu o seu dinheiro e

10º - a senhora (era uma senhora, mas não disseram o nome por motivos óbvios) em causa está neste momento com um problema para explicar à na judiciária - e presumo que lhe vai ser dificil dar uma explicação cabal...

Estes esquemas são conhecidos: o dinheiro proveniente destas fraudes passa através de uma conta de um "prestador de serviços" a troco de uma comissão, parece que de 100 euros.

Esta história é verdadeira e tem 2 semanas, aproximadamente. O meu conselho é que te afastes desse esquema rapidamente e em força, embora aquilo que descreves embora nesse caso não seja exactamente o mesmo.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sò dei o meu IBAN , o nome do banco e o meu nome completo , acham que podem fazer alguma coisa que me prejudique?

Com esses dados podem... depositar lá dinheiro :)

Nada que te prejudique.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

4º - ela disse que não, mas que tinha ido ver os movimentos de conta e tinha estranhado porque lhe tinham pedido duas coordenadas do cartão e não era habitual... (coisas de mulheres, Silvia...) ( e de alguns homens também...)

Bem, mas nesse caso ela tinha dado os códigos de acesso à conta, códigos que deviam ser pessoais e permitem o acesso autorizado e indiscriminado à conta.

Agora, só com o IBAN, ninguém consegue fazer isso.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

ESTAVA QUASE A CAIR NA ESPARRELA....

Uma missionária quer enviar dinheiro para a nigéria , para a filha que faz anos brevemente. muito ela insistiu que tinha de ser rápido. e agora enviou-me um email ( de um suposto banco ) a confirmar que o dinheiro ja tinha dado entrada mas que só depois de eu enviar a encomenda e ter o nr de registo de envio é que deveria mandar para o respectivo banco e eles colocariam o dinheiro na minha conta.

Pedi um valor e ela ainda acrescentou mais 5€, e os portes eram quase 150€ , e ela aceitou prontamente.

Não sei porque estava com a pulga atrás da orelha e agora depois de ver isto percebi finalmente..

"Bom-dia Queiram fazer-nos chegar as fotografias internas e o preço final da vossa casa temos necessidade de uma casa muito limpa nós não podemos deslocar-se para a visita atualmente porque estamos missão que toma fim no fim deste mês. Em espera informações pedidas. DOUTOR MARIA DOLORES +22 503 689 992"

Acham credível esta mensagem?

Considero-a análoga às anteriores!...  >:(

Em relação ao IBAN, não há que ter receio, pois como diz o pauloaguia no máximo o que podem fazer é depositar mesmo o dinheiro, o que me parece pouco credível atendendo ao passado destas histórias!...  ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

claro que sim, eu aliás disse que não era bem a mesma coisa: a minha amiga cometeu um erro infantil, pois ao entrar no homebanking apareceu-lhe um écran a dizer que "por motivos de segurança reforçada p.f. dê as coordenadas x - y" e a "tontinha" deu mesmo... !

acabou por ter sorte apesar de tudo.

mas nestas coisas o melhor é passar ao largo - tudo o que meta nib e iban e swift dado a instituições desconhecidas e a freiras da escandinávia...fujam.

eu costumo fazer donativos mas só com duas condições : 1ª) receber recibo para o irs , e 2ª) organizações reconhecidamente fiáveis. Este ano resolvi efectuar um donativo IRS mais generoso para a Ajuda de Mãe, já o fiz, pois apareceu há dias na televisão a directora a dizer que, devido à crise e à perca de apoios, estavam em sérias dificuldades e em risco de ter que despedir pessoas e fechar um dos centros de acolhimento : pode ser feito no multibanco em "transferências" e "solidariedade" e depois efectuar o donativo que se pretende. O recibo IRS sai imediatamente se introduzirmos o nosso NIF.

bom fim de semana.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Exmos/as senhores/as

Muito cuidado com os dados enviados para terceiros ainda mais estrangeiros,pois faz pouco tempo que fizemos uma publicidade no PAI(Paginas amarelas)ou seja estamos á espera que apareça a publicidade ou o contrato do mesmo e já nos apareceu uma proposta de compra da nossa empresa a outra empresa de investimentos estrangeiros.

Sabemos que temos alguma fama mas para sermos comprados por um grupo estrangeiro só se fosse pela GOOGLE,Amazon,etc:)

Agora a sério tenham cuidado com esse tipo de transacções se preferível usem uma conta bancária só para isso e enviem so o IBAN e SWIFT por causa dos bancos estrangeiros e se pedirem usem só um ou dois nomes para identificação.

Não confiem em comprovativos de transferência,avisem desse mesmo facto que só libertam o item após boa cobrança(pois existem pessoas que falsificam os documentos de transferência)pois dizem que tem muita pressa,que dizem que já fizeram a transferência e que agora vocês não vão entregar o bem,etc, tudo o que sirva para que a pessoa possa ceder e enviar o bem antes

Mesmo que digam que tem uma conta numa dessas transportadoras internacionais e que basta usar essa conta para o envio(muito usado para dar credibilidade a compras entre empresas) nunca libertem ou enviem o bem antes de ter já o dinheiro disponível na conta e para levantamento do mesmo,pois o banco nunca vai libertar o dinheiro se não estiver lá também:)

Peçam para o comprador vos passar uma declaração que vão realizar uma venda do item descrito(marcaxxxxmodeloyyyy,etctec)assinada e com copia de um documento pessoal e que a transferência é única e exclusivamente para venda daquele bem.

Agora para este caso em concreto não me digam que a Dinamarqueses estão tão desesperados por um computador ainda mais tendo mais 200 países em que os bens custam muito menos,nem que seja só pela diferença do IVA.

Ou então deves estar a vender um Migalhaes:) que são tão falados pelo Sócrates que até vão para países da América Latina que já deve ter chegado também aos ouvidos dos Dinamarqueses.

Tenham muito cuidado com isso pois a lavagem de dinheiro e os esquemas através da net cada vez são mais elaborados.

Atenciosamente

NLSeguros

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sff deixa lá de colocar 20 linhas com os vossos dados. Regista o utilizador e tens direito a 1 linha de texto.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Lista negra das burlas mais recentes e dicas para resolver conflitos:

www.isitfair.eu (versão portuguesa: http://www.isitfair.eu/index_pt.html)

Quem nunca ouviu aquela frase: Parabéns, ganhou um prémio?...

ou Serviço pós venda: Garantias em toda a Europa?...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

em relação a isto das vendas e receberes mensagens em portugues mal-traduzido... é mto provavel que as recebas caso estejas a vender portáteis ou telemoveis (que sao os artigos-tipo que os nigerianos estão à procura).

eles procuram em sites tipo leiloes.net ou olx.pt artigos desse genero, fazem traducao de uma mensagem de interesse genérica e enviam-te mail.

regra nº1 quando vendes coisas na internet: nunca vendas para fora de Portugal

se a cumprires, tas 99% seguro (lancei este numero ao calhas)  ;D

sim, ja recebi alguns contactos deste genero, ignorei-os todos e disse-lhes para irem trabalhar em vez de tentarem enganar as pessoas.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor