abalha

Banco cobra despesas em contas com 0€

17 publicações neste tópico

Boa tarde a todos,

hoje fiquei pasmada ao abrir uma carta da caixa geral de depósitos em que me são cobrados 13 € e + qualquer coisa por uma conta que tenho a zeros à mais de 2 anos.

Isto é legal? Ou é para rir?

Que manutenção têm eles feito a uma conta que não tem tido qualquer movimento??

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

É legal, as despesas de manutenção variam kd as contas tem um saldo médio de 0€ a x.

Por vezes alguns bancos fecham os olhos, outros kd se volta a colocar dinheiro na conta debitam, neste caso como nunca mais movimentaste fizeram isso. Aconselho a pagar e a fechar a conta ao balcão, assinando e guardando a papelada.

Podem ser objecto da cobrança trimestral de Despesas de Manutenção as contas de

depósitos à ordem em Euros e Moeda Estrangeira, em suporte caderneta e extracto, em

função do saldo médio trimestral da respectiva conta:

13 euros ( 12,50 + 0,50 de IS) para contas com saldo inferior a 500 euros;

7 euros ( 6,73 + 0,27 de IS) para contas com saldo de 500 a 1.000 euros (inclusive);

5 euros ( 4,81 + 0,19 de IS) para contas com saldo de 1.000 a 1.500 euros (inclusive);

Isenção para contas com saldo superior a 1.500 euro

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

E se disser "venho pagar isto e quero livro de reclamações"???

Tenho uma amiga que o fez e imediatamente eles apenas lhe deram papéis para assinar e fechar conta :)

Não deveria sequer ser legal cobrar despesas numa conta que não tem qualquer movimento...

Não tem muita lógica...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

eu reclamei e devolveram-me o dinheiro, mas a minha reclamação prendia-se mais com o facto de terem debitado as despesas de manutenção de outra conta depois da conta em causa ter sido fechada, e sem que tivessem dito nada, e por sinal era uma conta a zeros que só não tinha sido fechada porque o funcionário do banco aconselhou a deixa-la a zeros que seria o equivalente a estar fechada, afinal não é bem assim.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

E se disser "venho pagar isto e quero livro de reclamações"???

Tenho uma amiga que o fez e imediatamente eles apenas lhe deram papéis para assinar e fechar conta :)

Não deveria sequer ser legal cobrar despesas numa conta que não tem qualquer movimento...

Não tem muita lógica...

Faz isso e depois diz como correu.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Faz isso e depois diz como correu.

Bom... não me safei de pagar os 13,50€. Alegaram que 8,50€ era da anuidade do cartão (apesar de eu não o ter...não percebi) com mais 5€ de penalização pela conta ter ido a negativo. Fechei a conta, pedi cópia da folha de encerramento senão nem ma davam...e ponto final. Lição aprendida. ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu tenho uma conta na CGD desde que 1999, quando entrei para a universidade. Nunca paguei despesas... até ao mês passado.

Sempre utilizei a conta, nunca esteve a zero. Em Abril recebi uma carta que dizia que iria passar a pagar despesas caso não passasse a cumprir uma das seguintes condições:

- Ter saldo médio superior a 1500€ (não tenho a certeza se era este valor);

- Ter contas poupanças no valor mínimo de 2500€.

Como tinha uma conta poupança e até tinha uns trocos para aplicar pensei:

Vou abrir outra conta e assim não pago. A conta dava jeito.

Ainda assim, no mês de Maio debitaram-me 13€.

Dei conta na semana passada e fui ao balcão. Disseram que o valor é trimestral...

Passei o dinheiro que lá tinha para a conta à ordem, e para a semana vou fechar a conta.

Atenção que esse valor é trimestral e não basta deixar a conta a zero  ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde,

parece que agora virou moda. Bancos que não cobravam despesas de manutenção dizem agora que sempre o fizeram ou que já têm essa cláusula nos estatutos deles.

A CGD com o qual não lido muito mas tinha lá alguma coisa pois foi o banco com quem lidei para ter o cartão de estudante, não tinha despesas de manutenção. Há uns tempos atrás também recebi uma carta a avisar-me que iriam passar a cobrar despesas de acordo com o montante que tivesse na conta à ordem.

Tentei encerrar a conta, mas a pessoa que me atendeu disse para não o fazer porque era muito burocrático encerrá-la. Devia pôr a conta a zero e não havia lugar a despesas de manutenção. Assim fiz, meio contrariado. Passou-se um ano sensivelmente e não sei porque motivo depositei algum dinheiro na conta, não me lembrando já das despesas de manutenção. No dia seguinte cobraram-me os tais 13€. Reclamei numa primeira agência que encontrei pelo caminho e disseram que nada podiam fazer. Reclamei por escrito, erro meu que não foi no livro de reclamações, aceitaram e passou-se mais meio ano sem resposta. Dirigi-me ao banco onde tinha a conta e pedi o livro de reclamação e que pretendia encerrar a conta. Parece que resultou, não cheguei a ver o livro de reclamções, mas obtive a devolução imediata dos 13€ e encerrei no mesmo instante a conta.

Mas que manutenção fazem eles? Faz-me lembrar as canoas que construi com o meu suor para descer alguns rios de Portugal. Uns associados queriam "esquivar-se" a pagar as quotas para pertencerem ao clube e poderem usufruir das actividades. E um dos colegas da organização responde-lhe que as canoas tinham despesas de manutenção... e eu a pensar para mim, mas que despesas de manutenção serão estas? Já que o espaço onde estas estavam era gratuito e as canoas estavam devidamente arrumadas... Foi um pequeno aparte humoristico para dar relevância ao que se passa com as contas à ordem!!!

Cumps

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

JRibeiro,

Já agora, o que fizeste para a encerrar?

Eu estou a pensar metê-la a zero e depois escrevo uma carta, assinamos os 2 titulares e entrego no balcão. Foi isso que fizeste?

Foi isso que me aconselharam a fazer, num balcão.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

JRibeiro,

Eu estou a pensar metê-la a zero e depois escrevo uma carta, assinamos os 2 titulares e entrego no balcão. Foi isso que fizeste?

Olá!

Olha eu fui ao balcão onde tinha conta e disse "quero encerrar esta conta", deram-me papel para assinar sendo a única titular, paguei os 13,50€ que diziam ser 8,5€ dum suposto cartão que nem tinha mas que segundo eles eu não tinha dado baixa e tinha anuidade e 5€ de penalização por ter a conta a 0€. Não me quis chatear mais porque diziam não poder encerrar a conta sem aquele pagamento.

No final iam dar-me apenas o comprovativo do pagamento dos 13,50€ e eu é que tive de pedir fotocópia do papel de encerramento da conta. Sarcástico o gerente (acho) ainda disse "já agora carimbado e assinado, não?" e eu respondi "exactamente".

Sim...porque a uma amiga minha aconteceu aparecerem despesas duma conta já encerrada à anos...e se ela não tivesse esse comprovativo provavelmente nada podia fazer senão reclamar.

Neste país todo o cuidado é pouco.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tenho a conta a 0 há mais de 2 anos na CGD.

Ano passado disseram que tinha que pagar o cartão dirigi-me ao balcão e encerrei a conta com um documento assinado, não me deram cópia porque disseram-me que não podiam. Este ano voltaram a telefonar a dizer que tinha um cartão para levantar e para pagar da mesma conta. Voltei ao balcão pedi novamente o enceramento da conta exigi cópia e ficaram com o cartão. Estou a ver que daqui a um ano voltam com a mesma conversa do cartão. Mas desta vez tenho uma cópia do pedido de cancelamento da conta apesar de ter dúvidas quanto ao preeenchimento do mesmo (aquelas pções para assinalar com um X) pois muitas vezes o funcionário preenche mal para o pedido ser recusado!!!!!

O que poderei fazer neste caso??

Será o livro de reclamções o meio para estes casos?

Ou uma queixa para o Banco de Portugal?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tenho a conta a 0 há mais de 2 anos na CGD.

Ano passado disseram que tinha que pagar o cartão dirigi-me ao balcão e encerrei a conta com um documento assinado, não me deram cópia porque disseram-me que não podiam. Este ano voltaram a telefonar a dizer que tinha um cartão para levantar e para pagar da mesma conta. Voltei ao balcão pedi novamente o enceramento da conta exigi cópia e ficaram com o cartão. Estou a ver que daqui a um ano voltam com a mesma conversa do cartão. Mas desta vez tenho uma cópia do pedido de cancelamento da conta apesar de ter dúvidas quanto ao preeenchimento do mesmo (aquelas pções para assinalar com um X) pois muitas vezes o funcionário preenche mal para o pedido ser recusado!!!!!

O que poderei fazer neste caso??

Será o livro de reclamções o meio para estes casos?

Ou uma queixa para o Banco de Portugal?

Eu acho que nesse caso já fazia as duas coisas...uma queixa no livro de reclamações e posterior queixa ao banco de Portugal. E a grande coincidência é que só tenho ouvido estas histórias da CGD.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu acho que nesse caso já fazia as duas coisas...uma queixa no livro de reclamações e posterior queixa ao banco de Portugal. E a grande coincidência é que só tenho ouvido estas histórias da CGD.

Uma queixa no livro de reclamações de um banco é SEMPRE enviada ao Banco de Portugal. Não vale a pena fazer as duas coisas. Já agora, o acompanhamento do processo pode ser feito através do portal do cliente bancário: http://clientebancario.bportugal.pt/scripts/consultarecl.asp (não esquecer que uma das cópias do livro de reclamações é para o cliente e que nela se encontra o código para poder fazer o acompanhamento do processo).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

JRibeiro,

Boa tarde,

creio que fui claro na minha exposição com algumas analogias do qual ainda não vi nenhum comentário, pois ainda não percebi até hoje que despesas de manutenção são essas e porque motivo agora todos os bancos aderiram à moda das despesas de manutenção?

Como relatei, a saga durou perto de ano e meio, reavi os 13€ que me tiraram de forma ilegal e encerrei a conta assinando um documento apenas, e não tive de pagar para o fazer. Também não aceitaria pagar para encerrar a conta.

Creio que deviam informar-se melhor antes de pagar o que quer que seja para encerrar uma conta.

Cumps

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde,

creio que fui claro na minha exposição com algumas analogias do qual ainda não vi nenhum comentário, pois ainda não percebi até hoje que despesas de manutenção são essas e porque motivo agora todos os bancos aderiram à moda das despesas de manutenção?

Como relatei, a saga durou perto de ano e meio, reavi os 13€ que me tiraram de forma ilegal e encerrei a conta assinando um documento apenas, e não tive de pagar para o fazer. Também não aceitaria pagar para encerrar a conta.

Creio que deviam informar-se melhor antes de pagar o que quer que seja para encerrar uma conta.

Cumps

Olha...eu estou como tu...nunca percebi que raio de manutenção fazem eles se agora para a maioria já nem mandam extractos em papel sequer :) E pior...cobram + a quem tem - dinheiro...é ridiculo.

A mim o que disseram foi que não dei baixa do cartão (que por sinal devo ter deitado fora por ter acabado a validade e nunca mais recebi outro)...então tinha a pagar 8,50€ do cartão + a penalização de 5€ por ter conta a 0€ :o Paguei um total de 13,50€ e pedi fotocópia do documento de encerramento carimbado e assinado, não fosse o diabo tece-las mais tarde. Também tinha ideia de pedir livro de reclamações...não o fiz... paguei mas barafustei tempo todo.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tenho uma dessas contas sem movimento nem saldo. Há uns anos que me pedem custas (de alguns euros).

Não me parece minimamente justo e não penso pagá-las.

Vou aguardar que me chamem a tribunal por causa daqueles euritos. Aí, se o juiz assim o determinar, pagarei

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pois, mas o pior é que se o caso chegar a tribunal e fores condenado terás também que pagar todas as custas decorrentes do processo. E isso não fica nada barato. Pessoalmente, fujo dos tribunais como o diabo da Cruz.  :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead