pauloaguia

Melhores Depósitos a Prazo

3.429 publicações neste tópico

Como a pergunta mais frequente no fórum é "Qual é o banco que tem o melhor depósito a prazo?", estive este fim de semana a compilar uma lista com os melhores depósitos a prazo em cada um dos principais bancos em Portugal, aos quais acrescentei alguns que têm sido mencionados com frequência neste fórum. Como não cabia toda aqui, copiei essa lista para o Google Docs: http://spreadsheets.google.com/pub?key=po-SSJ-mywLul7l-lvpMycQ desatualizada - ler nota em baixo

Está aproximadamente ordenada por ordem decrescente de TANB. Penso que não será difícil copiá-lo para um ficheiro tipo folha de cálculo na vossa máquina se quiserem fazer outro tipo de ordenações / análises. Mas não experimentei ainda fazê-lo.

Baseei-me nos produtos que os bancos apresentam nos seus sites. Alguns podem não estar actualizados (aqueles produtos do Millennium já os conheço desde o ano passado e o preçário da caixa data de Agosto de 2007!) mas é o que encontrei no respectivo site. Tive o cuidado de, quando havia mais do que uma solução para o mesmo prazo, ficar apenas com as melhores para não aumentar demasiado a lista.

Alguns bancos têm sites onde é difícil procurar a informação, pode-me ter escapado alguma coisa. Também não confrontei com os respectivos preçários, fiquei-me na maior parte dos casos pela página de descrição do produto.

Isto é só um esboço inicial, com o tempo tenciono melhorá-lo. Uma melhoria que conto fazer em breve é acrescentar uma coluna para a TAE para facilitar a comparação entre produtos com prazos tão diferentes.

Agradeço desde já qualquer contributo para manter o documento actualizado, se me forem avisando de outros produtos melhores / outros bancos que conheçam. Coloquem aqui uma mensagem e actualizo o documento (não precisam sequer de ter o trabalho que eu tive, basta que vão estando atentos ao vosso banco).

Nota: como dá para perceber, entretanto o documento está claramente desactualizado... mas as pessoas continuam a usar este tópico para anunciar as novidades, pelo que pode valer a pena ler os posts mais recentes.

Já há também vários sites que compilam estes dados. Um exemplo: http://economiafinancas.com/taxas-de-juro-depositos-a-prazo/

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Parabéns pela iniciativa!!  :) Achei uma ideia fantástica e que ajudará a todos.

Posso fazer uma sugestão? Não sei se acha relevante mas eu penso que seria bom ter uma coluna com a indicação se o depósito é renovavel ou não.

Em relação aos depósitos do BPI Net, que por acaso tb andei a ver, penso que ficou um pouco confuso pois a todos deu a denominação BPI Net 7 dias (renovado automaticamente com 1.10% de tx de juro), que é diferente dos outros BPI Net.

Tentei copiar para aqui o quadro comparativo que existe no site do BPI mas não consegui... ::)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Parabéns pela iniciativa!!  :) Achei uma ideia fantástica e que ajudará a todos.

Obrigado :)

Posso fazer uma sugestão? Não sei se acha relevante mas eu penso que seria bom ter uma coluna com a indicação se o depósito é renovavel ou não.

Cheguei a pensar nisso mas achei que já tinha muitas colunas. Seja como for, isso só por si não é informação suficiente. Na maior parte dos casos, quando o depósito terminar podemos simplesmente criar um novo. Para além disso, mesmo quando a renovação é automática, esta tipicamente não é nos mesmos moldes que o período anterior (a taxa de juro provavelmente é diferente, deixa de estar indexada à Euribor após o primeiro período, etc). Por isso, mesmo quando o depósito é renovável convém ler bem a ficha do produto para ter a certeza das condições em que essa renovação vai ocorrer.

Em relação aos depósitos do BPI Net, que por acaso tb andei a ver, penso que ficou um pouco confuso pois a todos deu a denominação BPI Net 7 dias (renovado automaticamente com 1.10% de tx de juro), que é diferente dos outros BPI Net.

Bem visto. Já corrigi, obrigado.

Quanto ao BPI Net 7 dias eu li aquilo como sendo o valor da Euribor a 7 dias subtraído de 1,1% e não simplesmente 1,1%. Será que percebi mal?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado pelo documento, sem duvida muito util. Acho que poderia ajudar ter um campo com indicacao de serem/nao serem admitidos reforcos.

Abr

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado pelo documento, sem duvida muito util. Acho que poderia ajudar ter um campo com indicacao de serem/nao serem admitidos reforcos.

Mais um campo a considerar. Seja como for, penso que a informação mais importante é a taxa e o prazo. A partir daí, qualquer pessoa pode (e deve) perder algum tempo a ver as fichas de detalhe da meia dúzia de produtos que acha mais atraentes... Para já acho que vou ver até que ponto é difícil a gestão do documento como está. Se não meocupar muito tempo, começo a acrescentar as colunas extra...

Entretanto, fui ao Banco de Portugal sacar a lista de entidades financeiras registadas no nosso país. Penso que já estão no documento todas as que negoceiam produtos do tipo Depósito a Prazo e para as quais consegui encontrar site na net com informação sobre os mesmos. Se virem que falta alguma que valha a pena acrescentar, avisem...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá PauloGuia!

Desde já os meus parabéns pela iniciativa e pelo trabalho que isso deu claro!

Eu acho este fórum bem interessante e como muitos sou um leigo em assuntos financeiros, mas busco sempre a melhor maneira de tentar rentabilizar as  (poucas) poupanças, de modo a que pelo menos o dinheiro não desvalorize. MAs tenho uma dúvida e pedia a sua ajuda:

Tal como disse atrás sou um leigo e quando me deparo com depósitos com taxas e prazos completamente díspares fico sem saber qual a melhor opção. No que respeita ás taxas e pelo que li até hoje, já começo a perceber as TANB, as TAEG...etc...., mas depois quando falamos em que 1 depósito a prazo tem por exemplo: TAEG a 90 dias de x% e um outro depósito tem por exemplo uma TANB ou TAEG de Y% a 30 ou 180 dias...fico tolo!!!!!!

Isto porque é tudo diferente: prazos de vencimento, tipo e valor de taxas de juros......

NESTA SITUAÇÃO FICO SEM SABER FAZER CONTAS E SEM SABER QUAL A MELHOR OPÇÃO!!!!!! :-\ :-\ :-\

Consegue dar-me um exemplo de um algoritmo ou método de cálculo que eu possa utilizar e depois fazer as minhas contas  e ter a certeza de estar a optar pela melhor opção/rentabilidadade?

NOTA: Este tópico é para o PauloGuia ou para quem perceber deste tipo de análise...

abraço

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Consegue dar-me um exemplo de um algoritmo ou método de cálculo que eu possa utilizar e depois fazer as minhas contas  e ter a certeza de estar a optar pela melhor opção/rentabilidadade?

NOTA: Este tópico é para o PauloGuia ou para quem perceber deste tipo de análise...

Pode fazer de duas formas:

1. Se quer simplesmente investir no produto uma vez e pronto, basta calcular os juros (ex. para 1000€) :

1000 * TANB * .8 * prazo / 365

Quanto mais juros, melhor, como é óbvio

2. Se a ideia é reinvestir sempre o dinheiro após o vencimento da aplicação, pode simplesmente calcular a taxa efectiva que é a taxa que pressupões que reinveste o dinheiro e os juros que entretanto ganhou. Há um conversor entre TANB e TAE no blog: http://www.pedropais.com/conversor-entre-tae-e-tanb/

(nota a TAE é bruta... a TAEL - taxa anual efectiva líquida - obtém-se multiplicando a primeira por 0.8 )

Para uma explicação mais detalhada sobre o cálculo de juros sugiro a leitura deste post: http://www.pedropais.com/forum/index.php?topic=78.0

Sobre a TAE: http://www.pedropais.com/forum/index.php?topic=100.msg1068#msg1068

http://www.pedropais.com/forum/index.php?topic=106.0

Já agora, obrigado pelo PauloGuia ;D

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Descobri a página da Caixa com os depósitos a prazo: http://www.cgd.pt/particulares/contas_prazo/index.htm

Pelos vistos há várias soluções indexadas à Euribor, bastante mais atraentes que os produtos que constam na versão actual do documento. Como têm uma base de cálculos da taxa de juro meio esquisita, vou ver se logo tenho tempo para fazer as contas e acrescentá-las...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá,

estava agora a consultar a oferta do BPN DP interactivo e verifiquei que as taxas estão diferentes daquelas que estão no ficheiro. Assim sendo, tem-se:

DP Interactivo, para valores de € 500,00 a € 9.999,99

15 dias,  com 4,000 % TANB

31 dias, com 5,250 % TANB

91 dias, com 5,500 % TANB

181 dias, com 5,500 % TANB

Se calhar, aumentaram as taxas de juro desde a altura em que o ficheiro de Excel foi feito....

Podem ver em: http://www.bpn.pt/eportal/v10/PT/aspx/ofertaBpn/particulares/depositos/dpinteracv/index.aspx

Cell

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

estava agora a consultar a oferta do BPN DP interactivo e verifiquei que as taxas estão diferentes daquelas que estão no ficheiro.

Se calhar, aumentaram as taxas de juro desde a altura em que o ficheiro de Excel foi feito....

Já estão actualizadas desde ontem ou hoje de manhã, penso eu. O hsfarao já me tinha avisado.

Por acaso estás a ver uma versão antiga? Será que precisas de limpar a cache do browser? Eu consigo ver a versão actual ???

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Estava a ver uma cópia local... não sabia que entretanto o ficheiro já tinha sido alterado....  ;)

My bad :)

Obrigado,

Cell

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Parece que as taxas do PrivatBank já foram alteradas...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Parece que as taxas do PrivatBank já foram alteradas...

Já actualizei os depósitos do BIG, Montepio, Finibanco, BANIF, Millennium e os que estão indexados à Euribor. Mas não vi diferenças nas taxas do PrivatBank. Onde tens essa informação?

Aproveitei também para definir as taxas baseadas na Euribor à custa de fórmulas para que não tenha que estar sempre a fazer contas - assim só é preciso actualizar as taxas Euribor, que estão numa worksheet à parte :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

pauloaguia,

Enganei-me...  :-\

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Falta um campo importante, que é referente à penalização de juros em caso de movimentação antecipada.

E tenham sempre em conta que na banca tradicional isto são valores indicativos. Ao balcão pode ser negociado.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Falta um campo importante, que é referente à penalização de juros em caso de movimentação antecipada.

Concordo que é uma informação importante. Mas muitas vezes as penalizações variam em função do tempo e têm uns 3 ou 4 valores diferentes, o que torna difícil incluir essa informação numa célula de uma folha de cálculo.

De qualquer forma, quem quiser guiar-se pela tabela, deve sempre consultar as páginas de descrição dos produtos que lhe interessem antes de se decidir - aí encontrará essa e outras informações.

E tenham sempre em conta que na banca tradicional isto são valores indicativos. Ao balcão pode ser negociado.

Completamente de acordo!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Concordo que é uma informação importante. Mas muitas vezes as penalizações variam em função do tempo e têm uns 3 ou 4 valores diferentes, o que torna difícil incluir essa informação numa célula de uma folha de cálculo.

Sim, alguns penalizam o juro na totalidade, outros pela metade. Outros não penalizam.

Disse isso por causa do Caja Duero premier, que eu neste momento acho o melhor do mercado.

Disponibilidade: Totalmente disponível, mesmo antes do vencimento sem penalização.

O Privat Bank pode ser mais alto em 6 meses ou 1 ano, mas em caso de movimentação penaliza no capital e não é pouco, mais que muitos fundos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Esse Privat Bank é de confiança?

Eu queria colocar cerca de 5000 euros a prazo, estou mais inclinado para o BPN visto que é renovável.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu queria colocar cerca de 5000 euros a prazo, estou mais inclinado para o BPN visto que é renovável.

O privat bank é um banco da romenia, eu também já coloquei um post com dúvidas sobre a confiança deste banco. Até porque tem taxas muito altas.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O PrivatBank é um banco da Letónia. Já háum tópico sobre ele: http://www.pedropais.com/forum/index.php?topic=120.0. Se queres investir só 5000€, eles ficam cobertos pelo fundo de garantia de depósitos (mesmo que o banco falisse, tens direito a reaver o teu dinheiro - podes ler mais pormenores no Portal do Cliente Bancário).

Quanto ao facto de um depósito ser ou não renovável, à partida não tem influência - mesmo os que são renováveis tipicamente são renovados à taxa que estiver em vigor na altura. E se não é renovável, podes reconstituir o depósito à mesma (a menos queo banco tenha desistido desse produto em concreto... mas nesse caso há muito por onde escolher).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

E o Caja Duero, será mais de confiança em princípio?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

E o Caja Duero, será mais de confiança em princípio?

Mas quem disse que o PrivatBank não era de confiança???

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A mim o que me faz confusão é andar a saltar de banco em banco com o dinheiro à procura da melhor taxa, são contas que ficam lá depois sem dinheiro, não há custos depois em mandar fechar/manter sem dinheiro?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A mim o que me faz confusão é andar a saltar de banco em banco com o dinheiro à procura da melhor taxa, são contas que ficam lá depois sem dinheiro, não há custos depois em mandar fechar/manter sem dinheiro?

Fechar não sei, mas em manter depende. As contas dos bancos online normalmente não têm manutenção.

Mas quem disse que o PrivatBank não era de confiança???

Não digo o contrário. Acho que a taxa é fabulosa. O meu receio é não conhecer o banco nem o sistema bancário da Letónia. E digo isto apesar de saber que esse banco está na lista de instituições registadas no Banco de Portugal.

Dito pelo pedro no tópico do Privat Bank... E acho que com todo o fundamento, diga-se.

Realmente é preciso picuinhas para ser saltitão.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia a todos.

A minha questão também é um pouco aquela referida anteriormente por uns colegas de forum. Tenho conta no BPI e CGD e vejo aqui constantemente referências a boas taxas, condições etc noutros bancos, nomeadamende bancos online ou desconhecidos (estrangeiros manhosos) ou mesmo nacionais em busca desenfreada de liquidez. (tipo BNP). Mas para ter acesso a uns investimentos a prazo de 30, 90 etc, temos de abrir conta nessas instituições e depois?? Pelo que verifiquei as melhores taxas são para captação de novos clientes pelo que após o terminus das mesmas tenho de optar por outros ares e depois? Abro outra conta? Como fazem vocês? Têm conta em 7 ou 8 bancos? (entre online e outros?) É pratico? Como gerem este facto? É que chega a uma determinada altura e temos algum dinheiro a "pastar" entre diversas contas o que me parece não ser benéfico.

Agradeço os vosso comentários.

Carlos

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead