Vanbru

Acumular trabalho dependente com independente, que obrigações?

7 publicações neste tópico

Boa noite,

Há vários anos que sou profissional liberal. Contudo, há poucos dias, aceitei um convite para trabalhar numa entidade pública que me oferece um contrato do tipo "comissão de serviço", o que me enquadra na categoria A de rendimentos.

Acontece que eu gostaria de manter-me, em paralelo, como liberal, para aproveitar algumas oportunidades que não colidem com a área de trabalho da Cat. A, como alguma formação ou outras coisas totalmente distintas que posso fazer.

Pergunto:

1. quem tem actividade aberta como liberal e assina com o Estado, é obrigado a fechar a actividade?

2. se não for, tem de comunicar esse facto ao empregador Estado?

Agradeço a vossa ajuda.

Cumprimentos,

VB.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

1. Não

2. Ter, ter, acho que não tem. Mas, a menos que tenhas algum contrato de exclusividade, não vejo porque o patrão não há de saber...

Já agora, se vais passar a fazer descontos para a SS pela categoria A, podes pedir a isenção dos descontos pela parte de trabalhador independente, se quiseres, basta apresentar a respectiva declaração na Segurança Social, depois de teres começado o novo emprego (ou será depois de teres feito o primeiro desconto? Não tenho bem a certeza, é uma questão de te informares)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

1- se no passado isso era bastante mal visto, actualmente, a menos que o contrato de trabalho (neste caso, comissão de serviço) preveja um regime de exclusividade, ou a actividade colida com os interesses do Estado (o que dizes não ser o caso...) não há nada de ilegal em manteres actividade aberta...

2- contudo, a lei também prevê que os funcionários públicos (não sei se também se aplica ao teu caso) devam comunicar essa situação, formalmente, ao superior hierárquico ou dirigente máxima do serviço.