marco silva

Pedido de Ajuda sobre venda de casa

12 publicações neste tópico

Boa Tarde a todos  ;)

Antes de mais peço desculpa se este não for o sitio ideal para colocar este tópico mas pela urgencia do assunto resolvi colocar nesta secção.

Recorri em Setembro de 2008 aos serviços da Re/Max para me ajudar a vender a casa mas até hoje ainda não conseguiram vender,assinei um contrato de mediação imobiliária com eles mas na altura não sabia que a Re/Max é a única companhia imobiliária em Portugal que trabalha 100% em regime de exclusividade,logo eu não podia nem posso recorrer aos serviços de outra agencia imobiliária mas como eu não sabia disso coloquei a minha casa também em outra agencia,eu só tive conhecimento desse regime de exclusividade hoje após visitar um blog de 1 consultor imobiliário da Re/Max,ora eu para me certificar fui ver o meu contrato que assinei com a Re/Max e na cláusula 4ª em regime de contratação diz isto:

"1- O segundo Contratante contrata a Mediadora em regime de Exclusividade"

"2- O regime de exclusividade previsto no presente contrato implica que só a Mediadora contratada tem o direito de promover o negócio objecto do contrato de mediação imobiliária durante o respectivo período de vigencia"

Na altura de assinar o contrato eu não prestei atenção a essa cláusula,o que se sucedeu foi que através da outra agencia em que eu tinha também posto a casa á venda apareceu um potencial comprador para a minha casa e agora estou com algumas duvidas sobre o que fazer e se posso fazer,isto é;posso cancelar o contrato de mediação imobiliária com a Re/Max e sem qualquer tipo de custos?

Na cláusula 8ª em Prazo de Duração do Contrato diz isto:

"O presente contrato tem uma validade de 6 meses contados a partir da data da sua celebração,renovando-se automaticamente por iguais e sucessivos períodos de tempo,caso não seja denunciado por qualquer das partes contratantes através de carta registada com aviso de recepção ou outro meio equivalente,com a antecedencia mínima de 10 dias em relação ao seu termo"

Por exemplo,se este possivel comprador da outra agencia que não a Re/Max me quiser comprar a casa neste momento eu não posso vendÊ-la pois não?

Se eu puder e quiser cancelar o contrato com a Re/Max posso fazÊ-lo em qualquer altura?

Ajudem-me entendidos neste assunto,precisava de ajuda urgente.

Cumps.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Está lá tudo, é só ler:

O contrato tem a duração de 6 meses. Ou seja, foi desde Setembro até Março. Como não houve denúncia do contrato até Março, ele renovou-se automaticamente por mais 6 meses. Ou seja, até Setembro, novamente.

Podes sempre tentar ver se consegues cancelar o contrato a meio termo. Mas é preciso que a Remax concorde. (Alega que já passou muito tempo e queres poder meter outras imobiliárias já que eles não te conseguem vender a casa... pode ser que pegue).

Para a próxima lê as coisas antes de assinar de cruz...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

É assim mesmo....

Se a Remax não aceitar a sugestão que o PauloAguia indicou, o contrato renovou-se até Setembro de 2009. Para que cessasse deveria ser enviada a tal carta registada com aviso de recepção, 10 dias antes do seu termo (Cláusula 8ª).

Pode ser que tenha sorte.

Mais uma vez se verifica que não lemos bem os contratos!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Está lá tudo, é só ler:

O contrato tem a duração de 6 meses. Ou seja, foi desde Setembro até Março. Como não houve denúncia do contrato até Março, ele renovou-se automaticamente por mais 6 meses. Ou seja, até Setembro, novamente.

Podes sempre tentar ver se consegues cancelar o contrato a meio termo. Mas é preciso que a Remax concorde. (Alega que já passou muito tempo e queres poder meter outras imobiliárias já que eles não te conseguem vender a casa... pode ser que pegue).

Para a próxima lê as coisas antes de assinar de cruz...

Obrigado pela tua resposta pauloaguia,isso significa que só em Setembro,10 dias antes do fim do contrato é que posso cancelar o contrato?

o que me está a fazer confusão é a compreensão disto "...com a antecedencia mínima de 10 dias em relação ao seu termo" ,eu entendo isto assim: se por exemplo o fim do período de mais 6 meses acaba em 21 de Setembro então posso cancelar o contrato até 10 dias antes do termo do contrato que neste caso seria até 11 de Setembro,se passa-se de 11 de Setembro é que já não podia cancelar o contrato ou é precisamente o contrário,eu teria apenas esses 10 dias que vai de 11 de Setembro até 21 de Setembro para cancelar o contrato?

Desculpa a confusão mas estou mesmo confuso,certamente tu é que deves ter razão.

Em relação á cláusula que fala sobre o regime de exclusividade eu não podia fazer nada porque não tinha opção no contrato de recusar isso,simplesmente é uma obrigação estipulada por eles mas nem me disseram/explicaram nada sobre isso aquando da assinatura do contrato,se eu soubesse não tinha assinado esse contrato com eles.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado pela tua resposta pauloaguia,isso significa que só em Setembro,10 dias antes do fim do contrato é que posso cancelar o contrato?

o que me está a fazer confusão é a compreensão disto "...com a antecedencia mínima de 10 dias em relação ao seu termo" ,eu entendo isto assim: se por exemplo o fim do período de mais 6 meses acaba em 21 de Setembro então posso cancelar o contrato até 10 dias antes do termo do contrato que neste caso seria até 11 de Setembro,se passa-se de 11 de Setembro é que já não podia cancelar o contrato ou é precisamente o contrário,eu teria apenas esses 10 dias que vai de 11 de Setembro até 21 de Setembro para cancelar o contrato?

Esse é o prazo que tens para pedir para o contrato não se renovar. Ele continuará em vigor até ao fim do período de 6 meses vigente. Em teoria, podias ter feito a denúncia do contrato dia 31 de Março - isso só quer dizer que ele não se renovará automaticamente em Setembro, mas continuaria em vigor até lá, caso a Remax não o quisesse terminar mais cedo.

Em relação á cláusula que fala sobre o regime de exclusividade eu não podia fazer nada porque não tinha opção no contrato de recusar isso,simplesmente é uma obrigação estipulada por eles mas nem me disseram/explicaram nada sobre isso aquando da assinatura do contrato,se eu soubesse não tinha assinado esse contrato com eles.

Eu não disse que podias fazer alguma coisa. Mas tu é que disseste que durante estes meses todos não sabias uma coisa com a qual supostamente concordaste ao assinar sem ler.

Imagina que havia uma cláusula a dizer que quando a casa fosse vendida tu devias entregar o dinheiro todo à Remax. Achas mesmo que eles te iam explicar essa cláusula? ;)

E, no entanto, ao pores a tua assinatura por baixo, era mesmo isso que passavas a ter obrigação de fazer...

Que te sirva de lição - nunca assinar nada sem ler direito...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Esse é o prazo que tens para pedir para o contrato não se renovar. Ele continuará em vigor até ao fim do período de 6 meses vigente. Em teoria, podias ter feito a denúncia do contrato dia 31 de Março - isso só quer dizer que ele não se renovará automaticamente em Setembro, mas continuaria em vigor até lá, caso a Remax não o quisesse terminar mais cedo.

Eu não disse que podias fazer alguma coisa. Mas tu é que disseste que durante estes meses todos não sabias uma coisa com a qual supostamente concordaste ao assinar sem ler.

Imagina que havia uma cláusula a dizer que quando a casa fosse vendida tu devias entregar o dinheiro todo à Remax. Achas mesmo que eles te iam explicar essa cláusula? ;)

E, no entanto, ao pores a tua assinatura por baixo, era mesmo isso que passavas a ter obrigação de fazer...

Que te sirva de lição - nunca assinar nada sem ler direito...

Podes acreditar que me serviu de lição,obrigado pelo esclarecimento  ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

faz como o Paulo disse, alega que já passou muito tempo e eles ñ venderam a casa e que queres rescindir o contrato, para colocares a casa á venda noutras imobiliárias, visto que eles ainda não te venderama casa.

foi assim que eu fiz numa situação identica com a remax e eles acederam.

Já rescindi contrato com eles e já tenho a casa á venda noutras imobiliárias.

boa sorte

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Regra de ouro:

nunca escolham estas mediadoras imobiliárias que se arrogam de colocar essas cláusulas abusivas nos contratos (Remax, Era, Century 21, etc...), prefiram as outras, no caso de terem mesmo de contratar alguma...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

pedido de ajuda

assinei um contrato de exclusividade de 60 dias, não me apercebi. Dizem ter um cliente, este de outra imobiliária, interessado para o meu terreno, não existe nenhum contrato de promessa compra e venda, com ele e comigo, dizem que me apressem com documentos, pois não sabem se o cliente pode desistir, se ainda está interessado. A comissão puseram um valor muito alto porque se conseguissem, é para dividir pelas imobiliárias. Agora um confinante do terreno diz querer ficar com o terreno. falam 19 dias para terminar, eu não sei se ainda exite cliente.

um contrato com exclusividade, trata-se de uma só imobiliária e não mais.

põe-se a questão se o cliente já não estiver interessado, tenho que entregar a comissão à imobiliária?

o prazo são dias corridos ou dias uteis?

nunca trataram de documentos nenhuns, nunca vi o cliente, apenas me enviaram o nome.

se puderem ajudar eu ficava muita agradecida.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

pedido de ajuda

assinei um contrato de exclusividade de 60 dias, não me apercebi. Dizem ter um cliente, este de outra imobiliária, interessado para o meu terreno, não existe nenhum contrato de promessa compra e venda, com ele e comigo, dizem que me apressem com documentos, pois não sabem se o cliente pode desistir, se ainda está interessado. A comissão puseram um valor muito alto porque se conseguissem, é para dividir pelas imobiliárias. Agora um confinante do terreno diz querer ficar com o terreno. falam 19 dias para terminar, eu não sei se ainda exite cliente.

põe-se a questão se o cliente já não estiver interessado, tenho que entregar a comissão à imobiliária?

nunca trataram de documentos nenhuns, nunca vi o cliente, apenas me enviaram o nome.

você no final não é obrigada a vender e só vende se quiser a quem quiser tem é de cancelar o contrato de exclusividade

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

pedido de ajuda

assinei um contrato de exclusividade de 60 dias, não me apercebi.

Dizem ter um cliente, este de outra imobiliária, interessado para o meu terreno,

não existe nenhum contrato de promessa compra e venda, com ele e comigo,

dizem que me apressem com documentos, pois não sabem se o cliente pode desistir, se ainda está interessado.

A comissão puseram um valor muito alto porque se conseguissem, é para dividir pelas imobiliárias.

Agora um confinante do terreno diz querer ficar com o terreno. falam 19 dias para terminar, eu não sei se ainda exite cliente.

Que grande "negócio"/trapalhada, anda por ai...

Se eles têm cliente, deverão apresentá-lo ou apresentar a sua proposta para aquisição do seu terreno.

Caso a proposta seja do seu agrado, então sim é que dá ordem para avançar (entregando documentação  se ainda não a entregou). Caso contrário, não é obrigada a aceitar (Um nome? E qual o valor que esse nome está disposto a pagar?).

Se tem outra proposta "credível" e não quer entregar o ato de venda à dita imobiliária, então escreva-lhes uma carta registada a cancelar o contrato de exclusividade.

Em relação aos seus outros receios, não se justificam pois a comissão só é devida após o negócio (contrato de compra e venda pelo menos) estar firmado.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Vejam este acórdão:

http://www.dgsi.pt/jtrc.nsf/c3fb530030ea1c61802568d9005cd5bb/c2434d4dab055f1580257b9c0055a65c?OpenDocument

O que se passa é que podemos denunciar o contrato à imobiliária mesmo fora do prazo de dez dias e o contrato cessa de produzir efeitos. A imobiliária não tem direito à comissão, a não ser que tenho sido ela a angariar o cliente ao qual se irá vender o imóvel depois da cessação do contrato.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead