carlamac

Carta de Aprovação CGD

13 publicações neste tópico

ola muito boa noite. é engraçado que eu ja tinha lido tópico ( problema com as cartas de aprovação no Santader Totta) e fiquei sempre com a impressão que quando fosse a minha altura de ter as cartas de aprovação do meu crédito habitação as coisas também aconteceriam desta forma e o pior foi que não me enganei. ando há cerca de quase dois meses num processo de compra de casa, até ja expus algumas duvidas aqui no forum.

Desde a escolha da casa que apartir dai tudo foi um pouco demorado. O spread na simulação ficou acordado em 0,85 . Até à pré-aprovação demoraram quase um mes e depois começaram logo a falar em fiadores quando eu e o meu namorado temos um IRS acima da média, enfim esperei. Depois a casa é um T3 em Setúbal e foi negociada por 105000, tem apenas 6 anos e qual a minha surpresa quando a avaliação, que foi feita supostamente por um avaliador de cascais, me avaliou a casa em apenas 110000!!!!! uma casa de 2002 com parqueamento!!! caiu-me tudo ao chão, literalmente.

Eu ia pedir 110000 e esse era o valor da casa e o problema é quando o banco apenas financia 90% da avalição.

Tudo se resolveu e eles optaram por financiar os 100%, afinal há flexibilidade nos bancos, mas tinha ficado combinado que não havia agravamento das condições (o valor da simulação de dia 20 abril foi de um spread de 0,85%) não pediriam fiadores nem aumentavam o spread( claro que parecia bom de mais e ja a minha mãe diz, que ninguém dá nada a ninguém)! Então ontem fui ao banco CGD buscar as cartas de aprovação e apresentam-me um spread de 1,1!!!!

O que posso eu fazer perante esta situação, posso pedir revisão destas cartas e recusar-me a prosseguir o processo com este spread. Ainda não tenho escritura marcada. Ah e eles ja me levantaram sem qualquer aviso prévio 230 euros+230 euros dos custos de processo e 180 euros da avaliação. Eles podem levantar este dinheiro da minha conta, ou seja meu dinheiro sem sequer me informaram quando o iriam fazer, poderia não ter esse dinheiro disponivel!!!

Tou indignada!!

Desculpem o desabafo!!

Alguem me pode esclarecer acerca disto das cartas de aprovação!!

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O que posso eu fazer perante esta situação, posso pedir revisão destas cartas e recusar-me a prosseguir o processo com este spread. Ainda não tenho escritura marcada. Ah e eles ja me levantaram sem qualquer aviso prévio 230 euros+230 euros dos custos de processo e 180 euros da avaliação. Eles podem levantar este dinheiro da minha conta, ou seja meu dinheiro sem sequer me informaram quando o iriam fazer, poderia não ter esse dinheiro disponivel!!!

Tou indignada!!

Desculpem o desabafo!!

Alguem me pode esclarecer acerca disto das cartas de aprovação!!

Uma vez que o banco fez a avaliaçao e preparou a proposta, e´ normal que cobre essas despesas. Mas concordo contigo quando dizes que devias estar preparada para a data em que essa operaçao seria feita.

Tambem nao acho muito etico o negocio avançar no pressuposto dos 0,85% de spread e de repente te apresentarem mais de 1%! No minimo, o banco devia permitir-te cancelar o negocio e devolver o dinheiro ja gasto, uma vez que nao foi nessa base que decidiste avançar com o processo.

A minha sugestao e´ que desabafes no livro de reclamaçoes. quem sabe, pode ser que tenhas sorte...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A minha sugestao e´ que desabafes no livro de reclamaçoes. quem sabe, pode ser que tenhas sorte...

Faz isso e reclama também junto dos serviços centrais da CGD. Diz-lhes que te prometeram X e no final te deram Y, sem explicação aparente. Além disso, podes também fazer uma queixa (factual, sem entrar em pormenores de subjectividade) ao Banco de Portugal, expondo a situação e enviando cópias de toda a documentação que tenhas.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá e muito boa noite a todos!

Gostaria de perguntar se alguém sabe mais ou menos quanto tempo leva o banco a dar a Carta de Aprovação?

E assim que tiver a Carta de Aprovação qual é o passo seguinte?

Alguém me sabe dizer mais ou menos quanto tempo leva desde a carta de aprovação até o dia da escritura?

é q já ando enrolada com este credito à habitação desde finais de Janeiro, e parece que não à meio de passar... Agora estou à espera da Carta de Aprovação... vamos lá vêr se é desta!

Ja estou a começar a desesperar.

Muito obrigado a todos aqueles que contribuem para este forum! Que tanta ajuda me tem dado.

Obrigado,

Debbie

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Nao ha´ nenhum prazo definido. E´ uma questao de continuar a apertar com eles.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ñ deve demorar mais do que uma semana mas pode marcar a escritura entretanto para adiantar a coisa ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sim, é utilizar o livro. Esses então "são" do estado mas são os mais incumpridores...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

pois olhem ja la fui ao banco e eles afinal tem razão!!é verdade!! infelizmente!! eu quando fiz a simulação o valor da avaliação provavel foi de 117000 o que acontece é que o valor real da simulação foi de 110000!! ou seja na simulação existia uma relação de 100000 (valor da casa) para 117000, ou seja, 85% que o banco iria emprestar. Havendo uma avaliação de 110000 para um valor de escritura de 100000 a relação é de 90,9%, como ultrapassa os 90% de emprestimo o banco aumentou o spread para 1,1, alegando que não podia manter os 0,85 da simulação.

Desde o inicio que senti que fui sempre eu e o meu namorado a ceder em todo este processo. O preço inicial da casa era de 115000 e conseguimos negociar para 105000, sempre pensando que a avaliação seria bem superior. Posteriormente vem uma avaliação de 110000, apenas 50000 superiores ao valor que iriamos pagar.

A imobiliaria la fez uma reclamação a CGD a alegar uma avaliação deficiente, realizada por uma avaliador de cascais que pouco conhece a realidade de setubal, e eles atribuiram os 100% alegando que manteriam as condições iniciais (algo que eu duvidei logo a partida) e que teria que transferir o meu crédito automovel do BPI para a CGD. Ou seja, nos os compradores é que tinhamos que nos sujeitar a uma spread de 1,1 devido a uma avaliação deficiente e ainda tenho que transferir o credito automovel provavelmente a pagar mais  e como é o papel do vendedor nesta situação!!!!!!

Optei por telefonar para a imobiliaria para falarem com o vendedor para baixar o valor da casa para ver se beneficio mais para poder ficar com um spread melhor, visto que a CGD alega que como ultrapassamos a margem dos 90% da avaliação não poderiam dar um spread melhor! Aguardo resposta do vendedor!! Acho que não podia ceder mais. Quando veio uma avaliãção de 110000 para uma casa de 105000 devia ter logo renegociado o valor com o vendedor mas até assinar a escritura tudo ainda se pode resolver!!

Que acham da minha decisão!!

Espero que de alguns frutos positivos para mim e para o meu namorado que queremos muito aquela casa!!

Ah ja agora se ele renegociar o valor eu tenho que pedir umas novas cartas de aprovação a CGD acham que demoraram muito tempo, estas ultimas demoraram 2 dias! e não é preciso voltar ao inicio de todo o processo pois não!! a CGD voltar a rever todo o processo, como o valor será inferior!??

Obrigado por todos aqueles que me tem ajudado e muito a perceber um pouco masi disto de creditos

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

olha as minhas cartas de aprovação demoraram apenas 2 dias, também na CGD. O passo seguinte é marcar a escritura que a imobiliaria trata dos documentos que serão necessários para o acto da escritura, documentos esses depois pagos por ti.

Mas agora podes optar pela Casa Pronta que é menos burocracia e bem mais barato, em setubal desde que as cartas de aprovação sejam imprimidas e assines todos os papeis dos seguros, esta a demorar 1 semana, 2 semanas no maximo!!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Oi!!

Obrigada a todos pela resposta!

Pois eu não sou o comprador, eu sou a vendedora da casa!

Estou a vender uma casa que me foi deixada em testamento. A pessoa que me está a comprar a casa entrou com o processo em inicios de Fevereiro, e agora o que falta mesmo é a tal carta de aprovação, por isso é que perguntei quanto demora.

O que levou imenso tempo neste processo todo foi sem dúvida a avaliação do imóvel. Levou dois meses, e eu insisti bastante com a imobiliaria, mas a resposta era sempre a mesma " para a semana fica tudo tratado" e bla bla bla.

Agora estou já há duas semanas à espera que o comprador finalmente tenha a carta de aprovação, e depois ai sim, ele e o banco marcam a escritura.

Também ainda não deve ser esta semana, visto que temos dois feriados pelo meio....

Tenho uma prima minha que vendeu a casa dela recentemente, e o comprador esperou 20 dias pela carta de aprovação!  :'( :'( :'(

Bom a mim só me resta aguardar e esperar que corra tudo bem.

Acho que já falta pouco lol

Muito obrigada mais uma vez por todos aqueles que me responderam!!

Uma optima semana para todos e gozem bem os feriados

;)

Debbie

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

pois olhem ja la fui ao banco e eles afinal tem razão!!é verdade!! infelizmente!! eu quando fiz a simulação o valor da avaliação provavel foi de 117000 o que acontece é que o valor real da simulação foi de 110000!! ou seja na simulação existia uma relação de 100000 (valor da casa) para 117000, ou seja, 85% que o banco iria emprestar. Havendo uma avaliação de 110000 para um valor de escritura de 100000 a relação é de 90,9%, como ultrapassa os 90% de emprestimo o banco aumentou o spread para 1,1, alegando que não podia manter os 0,85 da simulação.

Desde o inicio que senti que fui sempre eu e o meu namorado a ceder em todo este processo. O preço inicial da casa era de 115000 e conseguimos negociar para 105000, sempre pensando que a avaliação seria bem superior. Posteriormente vem uma avaliação de 110000, apenas 50000 superiores ao valor que iriamos pagar.

A imobiliaria la fez uma reclamação a CGD a alegar uma avaliação deficiente, realizada por uma avaliador de cascais que pouco conhece a realidade de setubal, e eles atribuiram os 100% alegando que manteriam as condições iniciais (algo que eu duvidei logo a partida) e que teria que transferir o meu crédito automovel do BPI para a CGD. Ou seja, nos os compradores é que tinhamos que nos sujeitar a uma spread de 1,1 devido a uma avaliação deficiente e ainda tenho que transferir o credito automovel provavelmente a pagar mais  e como é o papel do vendedor nesta situação!!!!!!

Optei por telefonar para a imobiliaria para falarem com o vendedor para baixar o valor da casa para ver se beneficio mais para poder ficar com um spread melhor, visto que a CGD alega que como ultrapassamos a margem dos 90% da avaliação não poderiam dar um spread melhor! Aguardo resposta do vendedor!! Acho que não podia ceder mais. Quando veio uma avaliãção de 110000 para uma casa de 105000 devia ter logo renegociado o valor com o vendedor mas até assinar a escritura tudo ainda se pode resolver!!

Que acham da minha decisão!!

Espero que de alguns frutos positivos para mim e para o meu namorado que queremos muito aquela casa!!

Ah ja agora se ele renegociar o valor eu tenho que pedir umas novas cartas de aprovação a CGD acham que demoraram muito tempo, estas ultimas demoraram 2 dias! e não é preciso voltar ao inicio de todo o processo pois não!! a CGD voltar a rever todo o processo, como o valor será inferior!??

Obrigado por todos aqueles que me tem ajudado e muito a perceber um pouco masi disto de creditos

O querer muito uma casa num processo de negociação nunca é bom para quem compra, e o que não faltam ai são casas cada vez mais baratas, é com este pensamento que devem estar na negociação. :-\

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ola muito bopa tarde.

Eu tb estou ha 1 dois meses ha espera da carta de aprovação estou farta de ligar para eles e dizem que tenho que esperar ja não estou a axar normal pk inicialmente dizeram-me que levava 2 semanas.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu tb estou ha 1 dois meses ha espera da carta de aprovação estou farta de ligar para eles e dizem que tenho que esperar ja não estou a axar normal pk inicialmente dizeram-me que levava 2 semanas.

O Livro de Reclamações é ao balcão do banco ou no Banco de Portugal... ;)

Ou então podes sempre procurar outro banco... se este não se mexe, problema deles...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead