fp

Depósito a prazo, dúvidas!

7 publicações neste tópico

Olá a todos!

Desde já os meus sinceros parabéns por este espaço, que é de facto muito útil e com o qual já aprendi bastante e esclareci algumas dúvidas.

Nesta minha primeira intervenção tinha uma dúvida a colocar. Estou a pensar em transferir o montante que tenho numa conta a prazo na CGD (e que pouco rende) para um banco que tenha uma taxa mais atractiva por um prazo até 1 ano. Estou indeciso entre o depósito Premier da Caja Duero (apesar de ser apenas 3 meses) ou o depósito promocional do BPN (1 ano), apesar de este ter limite de aplicação (50.000). Parece-me também que o BPN está a passar por alguma instabilidade administrativa, o que não é positivo. O que me aconselham? Conhecem produtos deste tipo mais interessantes? Alguém já abriu aquela conta da Caja?

Cumprimentos!! ;)

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O depósito da Caja Duero é de apenas 3 meses, mas penso que não terás problemas em renová-lo ao fim desse período (dando a tal TAE de 6,5%). No página do produto refere que este está "Limitado a uma operação vigente por titular." Segundo a minha definição de vigente quer dizer que se pode ter apenas um num dado instante (em vigor), mas nada contra as renovações. De qualquer forma nada melhor que confirmar com o banco.

Quanto às eventuais instabilidades do BPN... Nenhum dos grandes bancos deste país está em risco de fechar as portas de um momento para o outro, penso eu, e só nesse caso é que isso era um risco (mesmo assim coberto até 25 000€ pelo fundo de garantia de depósitos: http://clientebancario.bportugal.pt/dsb/FGD/FGD_garante.htm). Veja-se o Millennium, por exemplo - anda todos os dias com notícias nada abonatórias sobre a sua anterior gestão e continua a ser o banco privado que mais capitais administra em Portugal.

Ainda sobre o BPN, como a taxa é a mesma, pode compensar investir antes a 3 meses, em vez de 1 ano - ficas com o dinheiro disponível mais depressa em caso de necessidade; e ao fim dos 3 meses podes reinvestir o dinheiro acrescido dos juros entretanto vencidos (caso a taxa seja a mesma, ou maior, ganharás dinheiro comparando com o investimento a um ano).

Fiquei com ideia que estás a tentar investir um montante relativamente elevado. A partir de algumas dezenas / centenas de milhar de euros vários bancos oferecem serviços de gestão do dinheiro que se adequam ao perfil de investimento do cliente (risco baixo, médio ou alto; a curto, médio ou longo prazo) e que podem ser mais interessantes que o simples depósito a prazo. Será uma questão de abordar pessoalmente um ou dois potenciais gestores de conta de bancos que ofereçam este serviço antes de escolher o banco.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá pauloguia, obrigado pelos comentários.

Efectivamente, a melhor forma de esclarecer essas dúvidas é passando pelos bancos. De qualquer dos modos, em relação aos depósitos por 3 meses no BPN, a informação do site não é muito clara em relação à renovação (ou então não vi bem).

A propósito, estou também a pensar em aderir à Superconta à ordem do BIG. Tem uma taxa muito atractiva (2,7%) para este tipo de conta e (creio) está isenta de despesas de manutenção, o que não sucede na conta actual que tenho à ordem (na CGD). É uma boa ideia, não?!

Cumprimentos!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sem dúvida que é uma boa opção. E de facto não tem despesas de manutenção.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá de novo!

Reparei que a Caja Duero não aparece na lista das instituições financeiras registadas no Banco de Portugal. Alguém sabe porquê?

Cumprimentos. ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá de novo!

Reparei que a Caja Duero não aparece na lista das instituições financeiras registadas no Banco de Portugal. Alguém sabe porquê?

Cumprimentos. ;)

Do site da CajaDuero (link Aviso Legal, ao fundo das páginas):

Para os devidos efeitos, faz-se constar que os dados de Caja Duero em Portugal são: Caja de Ahorros de Salamanca y Soria - Sucursal Operativa -, com sede na Avenida 5 de Outubro, 73 D, 1050-049 Lisboa (Portugal), e NIPC 980 116 775 (Código bancário 0099).  Encontra-se inscrita no Registo do Banco de Portugal como sucursal de Instituição de Crédito com sede na UE e na Conservatória do Registo Comercial de Lisboa (4ª Secção) com data de 09/05/95 e nº de matrícula 04362/950509

Esta Caja de Ahorros de Salamanca y Soria surge efectivamente na lista de instituições registadas no BdP.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado pauloguia mais uma vez pelo esclarecimento!

De facto, estes pequenos pormenores fazem toda a diferença.

Cumprimentos!  ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead