Pipocas

IMI - Imposto Municipal Sobre Imóveis

11 publicações neste tópico

Estou a comprar uma casa cuja licença de habitação data de Maio de 2007.

Vou comprá-la directamente ao construtor.

O IMI do ano de 2007 deverá ser pago pelo construtor, certo? Como é que eu sei que ele o pagou?

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Na Conservatória do Registo Predial da área do imóvel, poderá verificar se:

- o vendedor é o verdadeiro proprietário, isto é, se tem o imóvel registado em seu nome;

- não existem hipotecas ou penhoras a favor de terceiros;

- o imóvel ou fracção não está sujeito a qualquer usufruto a favor de terceiros.

No Serviço de Finanças da área do imóvel, poderá verificar se:

- o imóvel se encontra devoluto, isto é, livre de herdeiros com direito de preferência ou inquilinos;

- o Imposto Municipal sobre Imóveis está em dia, no caso de compra em 2ª mão, ou se o imóvel

responde pelo pagamento deste imposto.

Na Câmara Municipal, poderá verificar:

- se já foram emitidas as Licenças de Construção e de Habitação;

- no caso de aquisição de terreno para construção de futura habitação, se o terreno se situa em zona

autorizada para construções urbanas, isto é, se foi emitido Alvará de Loteamento;

- caso o terreno tenha autorização para construção, quais as características da habitação que pode

construir.

Nos Tribunais ou Empresas de Informação Comercial, poderá verificar se:

- o vendedor não está em situação de falência, nem corre contra ele prática de crime doloso que

torne ineficaz a alienação de bens próprios;

- decidir comprar o imóvel em planta, averiguar se os promotores têm capacidade e idoneidade para

levar o empreendimento a bom termo.

in Guia da habitação - CGD

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Estou a comprar uma casa cuja licença de habitação data de Maio de 2007.

Vou comprá-la directamente ao construtor.

O IMI do ano de 2007 deverá ser pago pelo construtor, certo? Como é que eu sei que ele o pagou?

À partida estarás isento de IMI, por 3 ou 6 anos. Mas verifica <a href="http://www.dgci.min-financas.pt/dgci/Templates/Description.aspx?NRMODE=Published&NRNODEGUID=%7b3FD8724B-3320-4912-8FAD-E0688B39E7F9%7d&NRORIGINALURL=%2fpt%2fapoio_contribuinte%2fguia_fiscal%2fimi%2f&NRCACHEHINT=Guest#imi37">este site das finanças</a>.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tens razão Pedro Pais, através da Caderneta Predial Urbana verifiquei que o construtor tem uma isenção de 3 anos.

Mas fiquei triste por uma razão: o prédio tem um valor patrimonial de 169.000euros. Já fui ao site das finanças fazer uma simulação do IMI. Dá +/- 840euros. Não estava a contar com uma despesa de IMI tão elevada... se fizermos as contas ao mês dá cerca de 70euros por mês.

Será este um motivo forte para desistir da compra da casa?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

IMI vais ter sp que pagar, seja qual for a casa que compres. Podes escolher uma casa em que pagues menos mas é claro que a casa não vai ser tão boa.

Onde fizeste a simulação de quanto ias pagar de IMI?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

coolzero, eu sei que vou ter de pagar sempre IMI, até porque já requeri duas vezes a isenção. Mas não estava à espera de um valor tão elevado. Recordo-me que o meu marido me disse que o construtor lhe tinha dito que seria à volta de 600euros.

Fiquei desanimada com mais esta despesa extra que não estava nada à espera...

Calculei o IMI aqui: http://www.millenniumbcp.pt/Simul/ContribuicaoAutarquica/ContribuicaoAutarquica.jhtml

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Nisto do IMI convém procurar bem até porque dá-se o caso não raras vezes de casas muito idênticas estarem avaliadas por valores muito diferentes. Quem sabe se até encontras uma casa idêntica numa urbanização perto com valores diferentes.

Essa situação já acontecia no anterior imposto (SISA) agora com este está mais equilibrado mas as desigualdades continuam a acontecer.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mas fiquei triste por uma razão: o prédio tem um valor patrimonial de 169.000euros. Já fui ao site das finanças fazer uma simulação do IMI. Dá +/- 840euros. Não estava a contar com uma despesa de IMI tão elevada... se fizermos as contas ao mês dá cerca de 70euros por mês.

Será este um motivo forte para desistir da compra da casa?

Só acho que seja um motivo forte se conduzir ao desiquilibrio das financas pessoais. Isso também quer dizer que provavelmente a compra estaria perto do limite das posses e, logo por aí, talvez não fosse uma boa compra em primeiro lugar (uma subida nas taxas de juro, por exemplo, conduziria a essa situação).

Só há duas formas de mudares o valor do IMI - compar uma casa mais barata ou escolher uma casa num concelho onde as taxas aplicadas sejam diferentes (estas podem ser consultadas no site das declarações electrónicas).

Já agora, o tombo do IMT ainda vai ser muito maior...

Quando comprares a casa vais ter direito a pedir nova isenção por mais 3 anos (desde que seja para habitação permanente e a menos que já tenhas passado por essa situação 2 vezes anteriormente). Se serve de consolo, daqui por 3 anos, 70 euros valerão ligeiramente menos do que hoje... e devido ao montante, pode ser pago em duas prestações (Abril e Setembro).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

pauloguia, não vou poder pedir isenção novamente porque já a pedi por duas vezes...

A minha casa anterior que custou 78.000euros há dois anos, tem um valor patrimonial de 50.000euros mais ou menos. Tem 13 anos.

Espanta-me esta que vou comprar por 174.000euros ter um valor patrimonial tão aproximado do valor da venda...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Espanta-me esta que vou comprar por 174.000euros ter um valor patrimonial tão aproximado do valor da venda...

É das novas regras - os critérios de cálculo do valor patrimonial são mais rigorosos e objectivos. Logo os compradores (e os bancos que os financiam) tendem a usá-los como termo de comparação e os vendedores acabam por ter que se aproximar mais desses valores se querem conseguir vender.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

ATENÇAO AMIGO/A - POR VEZES NAO É BEM ASSIM. DEPENDE TAMBEM DE OUTROS FACTORES E DE TODOS OS REGISTOS EXISTENTES NA ALTURA. O IMI ( NAO É O IMT ) PODE OU NAO SER PAGO PELO COMPRADOR, ASSIM COMO UMA POSSIVEL ISENÇAO.

CONTACTE-ME TRATO DE TUDO

TEL 93 426 24 35 ------- OU WWW.PAPELADA.NO.SAPO.PT 

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead