Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
brunose

Simulação de IRS Cat. B

13 publicações neste tópico

Boa tarde,

Venho a este fórum pedir alguma ajuda.

Preenchi a minha declaração de IRS, onde incluí no anexo A 10380.30€;

No Anexo B respeitante a vendas de produtos (campo 401) - 4759.21€;

O minha dúvida chegou quando efectuei a simulação, pois a mesma dava como rendimento global 15139.51€. Verifiquei aí, que o simulador estava a considerar o valor total da cat. B como rendimento, ao invés de apenas considerar 20%.

Não percebo porque isto acontece, se alguém me conseguir explicar, agredecia.

Cumprimentos,

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Está certo assim.

Porque achas que deveria considerar apenas 20% da cat B?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Acho que teria de calcular os 20% porque foi o que andei a pesquisar e encontrei isso.

" A determinação do rendimento tributável resultará da aplicação de indicadores objectivos de base técnico - científica para os diferentes sectores da actividade económica.

Estes indicadores não foram ainda aprovados e na sua ausência o rendimento tributável é o resultante da aplicação dos coeficientes:

-        0,20 ao valor de:

§          vendas de mercadorias e de produtos

§        serviços prestados no âmbito de actividades hoteleiras e similares, restauração e bebidas,

§          subsídios destinados à exploração que tenha por efeito compensar reduções nos preços de venda de mercadorias e produtos

-        0,70 aos restantes rendimentos provenientes desta categoria."

Isto foi o que encontrei em alguns sites e é nisto que me baseio. Se mesmo assim estou errado, só queria perceber porquê.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O rendimento global é sempre a soma de todos os rendimentos.

Os 80% (100 - 20) são considerados deduções específicas, pelo devem aparecer no sistema, mas na rubrica a seguir (deduções específicas). Neste caso, as deduções específicas devem incluir os tais 80%.

Não confundir rendimento global (que é o rendimeno bruto) com rendimento colectável, que este sim já tem deduzidas as deduções específicas de cada categoria...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia,

No meu caso, a simulação apresenta uma dedução específica de 3680.64€, que é respeitante à cat. A.

O rendimento colectável são 11 458.87€. Por isso continuo a achar que o simulador não está a calcular a dedução para a Cat. B.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

VAMOS LA VER SE PERCEBO!

ENTAO QD PREENXEMOS A DECLARACAO TEMOS Q APRESENTAR O VALOR JA DEDUZIDO OU QD O SERVICO DE FINANCAS FAZ AS CONTAS FAS A DEDUCAO AUTOMATICA?

EU SO COSTUMO POR OS VALORES BRUTOS DO RENDIMENTO CAT B?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

VAMOS LA VER SE PERCEBO!

ENTAO QD PREENXEMOS A DECLARACAO TEMOS Q APRESENTAR O VALOR JA DEDUZIDO OU QD O SERVICO DE FINANCAS FAZ AS CONTAS FAS A DEDUCAO AUTOMATICA?

EU SO COSTUMO POR OS VALORES BRUTOS DO RENDIMENTO CAT B?

No preenchimento da declaração de rendimentos, categoria B, o rendimento a declarar é o bruto. As Finanças encarregam-se do resto.....

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

(Tendo outra actividade, deverá colocar as despesas suportadas com a sua actividade independente, não colocando é considerado que não teve despesas e será o valor indicado considerado como rendimento líquido e não bruto. Deverá indicar as despesas e os Custos das existencias vendidas)

Tinha o mesmo problema, depois de alguma pesquisa:

http://www.esgt.ipt.pt/download/disciplina/35__Sebenta%20Te%C3%B3rica%20-%20IRS.pdf

Acto isolado (art. 3 nº 3, art. 30ºe art. 31º)

Podem optar pelo acto isolado os sujeitos passivos que não estão colectados

como profissionais independentes e querem efectuar prestações de serviços

enquadráveis no regime dos actos isolados, e os sujeitos passivos que para

além de terem rendimentos de outras categorias, também estão colectados

como profissionais independentes.

Ao valor do acto isolado podem ser deduzidos até à sua ocorrência as

importâncias necessárias à obtenção do rendimento bruto (ex. valorização

profissional, rendas, bens de consumo e deslocações, viagens e estadias)

http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/informacao_fiscal/codigos_tributarios/IRS/IRS31.htm

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

OK!

MAS NAO TENDO CONTABILIDADE ORGANISADA POSSO APRESENTAR DESPESAS NECESSARIAS PARA OBTENCAO DO RENDIMENTO?! AXO Q SO TENDO CONTABILIDADE ORG É Q AS POSSO APRESENTAR!!

ESTOU ERRADO?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Também ando à procura da resposta. Não tenho a certeza mas pelo que leio creio que sim.

De outro modo o valor das vendas (e não 20% deste), é somado ao rendimento como trabalhador dependente, o que não está correcto.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Com contabilidade organizada esta questão dos 20% não se coloca - aí todas as despesas são consideradas e o rendimento líquido calculado com base nas mesmas, não com base numa percentagem do bruto.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia,

No meu caso, a simulação apresenta uma dedução específica de 3680.64€, que é respeitante à cat. A.

O rendimento colectável são 11 458.87€. Por isso continuo a achar que o simulador não está a calcular a dedução para a Cat. B.

Já agora, quais são os outros valores? - Colecta, imposto, etc...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Finalmente consegui perceber o que de errado se estava a passar, que na verdade de errado não tinha nada...

O que acontece é que o rendimento da categoria B é considerado rendimento acessório, ou seja, como o rendimento da categoria B é inferior ao meu rendimento da cat. A, é então acessório e é calculado sobre a totalidade.

Acrescentar apenas que desta forma posso colocar despesas, tais como custo da mercadoria e outras despesas.

O cálculo é efectuado como se fosse um acto isolado, aliás o rendimento cai precisamente na legislação de acto isolado.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0