sunrise

Passar habitação própria para secundária

4 publicações neste tópico

Boa tarde

Sou nova no fórum e achei-o muito interessante. Já pesquisei mas não encontrei respostas para a minha dúvida.

Tenho um crédito habitação bonificado já antigo. Na altura foi feito com fiadores ( a minha irmã e o ex marido). Estou a contrair um novo empréstimo na mesma instituição (BES) e disseram-me que seria conveniente passar esta para habitação o regime geral  para prosseguir com a papelada ( e posteriormente passar a habitação secundária)

- Este novo emprestimo é de 90 000 € e dispensaram fiadores

Dei andamento ao processo para passar do regime geral para o bonificado  (que demorou cerca de 3 semanas). Ontem ligaram-me do banco para lá ir buscar os papéis para os fiadores assinarem. Não fazia ideia que os fiadores tinham que assinar. Não tenho lata de pedir ao ex marido da minha irmã, que entretanto voltou a casar e que já não vejo há séculos para assinar a documentação.

Referi isto no banco e disseram-me que sendo assim teriam que anular todo o processo e reiniciar outro para pedir alteração de fiadores (até admitem que fique só a minha irmã)

Com isto tudo tenho mais um mês  de papelada pela frente e só posso dar andamento ao outro emprestimo depois disto resolvido e o construtor a pressionar porque tem pessoas interessadas (duvido mas ok)

Dúvidas:

- sempre que há alteração ao contrato (sem alterar o valor nem o prazo do empréstimo) os fiadores têm que assinar?

- Não há uma maneira de acelerar este processo?

- Terei que pagar alguma coisa com esta alteração?

Agradeço desde já a ajuda

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tenho um crédito habitação bonificado já antigo. Na altura foi feito com fiadores ( a minha irmã e o ex marido). Estou a contrair um novo empréstimo na mesma instituição (BES) e disseram-me que seria conveniente passar esta para habitação o regime geral  para prosseguir com a papelada ( e posteriormente passar a habitação secundária)

Só por curiosidade, explicaram-te porquê? Sempre pensei que a bonificação se perderia automaticamente quando comprasses uma segunda casa. Porquê essa necessidade de alterar o regime do empréstimo antes de acabar com o mesmo? Ou se calhar sou eu que já começo a estar habituado ao Simplex :D

Dei andamento ao processo para passar do regime geral para o bonificado...

Não era ao contrário? ;)

- sempre que há alteração ao contrato (sem alterar o valor nem o prazo do empréstimo) os fiadores têm que assinar?

Assim de repente diria que sim. Se eles se comprometeram a ser fiadores segundo determinadas condições e as queres piorar, eles têm que ser informados...

- Não há uma maneira de acelerar este processo?

Insistindo muito...

- Terei que pagar alguma coisa com esta alteração?

Alterações ao contrato, como o spread ou o prazo, supostamente não deviam ter custos. Suponho que esta seja igual mas não tenho a certeza... Na dúvida, pergunta ao banco...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigada por responder.

Realmente a bonificação supostamente perde-se automaticamente. No entanto, segundo me explicaram no banco, o sistema informático nem sequer permite avançar com o pedido de credito formal sem passar do bonificado para o geral (pois, enganei-me). ;D

O mais caricato é que ficaremos a pagar menos (significativamente) no regime geral. Não sei explicar qual a modalidade de emprestimo que tinha mas sei que já não se usa (estou a vender o peixe como comprei) e não está indexada a euribor. Não me perguntem o que quer dizer porque não percebo nada. Já há algum tempo desconfiei que estaria a pagar demais porque fazia uma simulação em qualquer banco no regime geral pelo montante e tempo que falta e dava-me sempre um valor inferior. Cheguei a perguntar no banco e disseram-me que se era bonificado não valia a pena mexer. Agora, a mesma pessoa que me atendeu disse que se na altura tivesse visto o meu contrato teria aconselhado a alteração.

Apesar de já ter uma prestação baixinha (cerca de 200€) no banco informaram-me que ía baixar para metade (nada mau).

Quanto aos custos disseram-me que não pagaria nada, mas já ouvi dizer que tinha que pagar o imposto de selo.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ao imposto de selo ninguem escapa ;). Quanto aos fiadores eles fazem parte do contrato logo tem de ser informados e concordar com qualquer alteração.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead