Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
_Tixa_

Mais uma ajudinha sff - Permuta e despesas de crédito

6 publicações neste tópico

Eu vou comprar uma nova casa...e o construtor aceitou permuta da minha, valor da permuta 80.000€, eu devo mais € ao banco e vou liquidar a totalidade, logo o valor do novo emprestimo e:

161.000€ aquisição

4.000€ multiusos

Gostava de ter +/- noção do quanto vamos gastar em escrituras, registos e impostos...pois pelo que me disseram qd e feita permuta não se paga IMT  ???

Obrigado,

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Quando se recorre a permuta, o IMT é pago pela diferença entre os valores dos dois imóveis. Só se esse valor ficar abaixo do limite de isenção do IMT é que não há lugar ao seu pagamento.

Ou seja, se a tua casa custa 80.000€ e a que vais comprar 100.000€, a diferença, sendo 20.000€ não origina pagamento de IMT. Mas se a casa nova custasse 200.000€ tinhas que pagar IMT como se estivesses a comprar uma casa de 120.000€ (é uma questão de consultar as tabelas, para ver que taxa seria aplicada).

Quanto aos custos dos registos e afins não sei muito bem como os calcular, mas julgo que são sobre o valor total da nova casa. Mas é uma questão de perguntar no banco...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

As despesas de crédito são as normais, a única coisa que é pago é o IMT e o IS, esses são pagos pela maior diferença entre o valor declarado e o valor patrimonial.

No teu caso, depende do valor da avaliação, mas diria que pagas IMT e IS sobre 81.000 €, o IMT penso que estás isenta pois está abaixo do valor mínimo tributavel.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Uma pequena dúvida : numa permuta, o valor de IMT é pago por quem vai adquirir o bem de maior valor ou pelos dois ? Isto é, neste caso por exemplo, a Tixa iria pagar (não vai poruqe está isenta) mas a outra parte não correcto ? Ou a outra parte também tem que pagar ?  ???

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Uma pequena dúvida : numa permuta, o valor de IMT é pago por quem vai adquirir o bem de maior valor ou pelos dois ? Isto é, neste caso por exemplo, a Tixa iria pagar (não vai poruqe está isenta) mas a outra parte não correcto ? Ou a outra parte também tem que pagar ?  ???

O IMT é pago por quem adquire o bem de maior valor e sobre a diferença entre os valores dos imóveis...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

É isso, é pago por quem adquire o bem de maior valor seja ele o declarado ou patrimonial, vale o maior..

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0