Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
mafphera

Prestaçao baixa - Fixar ou não?

4 publicações neste tópico

Bom dia,

Adquiri uma casa em Agosto de 2008, com euribor a 3 meses e spread de 0.5%. Neste momento, o valor do encargo mensal, é menos de metade do que pagava inicialmente.

A minha duvida é: Alterar para prestação fixa por 5 anos? Para garantir que durante 5 anos só pago este valor? Eu sei que as taxas vão continuar a descer, pelo menos por mais uns meses, mas depois com certeza que voltam a subir... será que compensa nos próximos meses mudar para taxa fixa a 5 anos?

Obrigada,

Mafalda

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá a todos.

Actualmente a minha mensalidade é mais baixa 131€ que à meio ano atrás.

Será esta uma boa altura para negociar com o Banco uma taxa fixa?

Obrigado.

Cumprimentos

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Isso é difícil responder... depende das condições que consigas encontrar junto dos bancos.

Dá uma vista de olhos aqui pelo fórum, tem havido várias perguntas sobre esse tema. Resumidamente:

* É certo que vais encontrar taxas fixas mais altas que a tua taxa euribor actual. Mas a prestação não vai variar durante o período de vigência da taxa (2, 3, 5, 10, 20, 30 anos, depende do que contratares) - mesmo quando a euribor subir, a tua prestação fica a mesma. No imediato ficarás a pagar mais mas isso pode compensar a médio prazo (e, no mínimo também tens que avaliar quanto estás disposto a pagar por alguma paz de espírito).

* A taxa fixa só é fixada uns dias antes da alteração efectiva - ou seja, desde que te aprovam a alteração até à entrada em vigor da mesma, pode haver alterações significativas (para melhor ou para pior).

* Em caso de amortização antecipada o banco pode cobrar uma comissão que pode ir até 0,5% do montante amortizado na taxa variável... mas pode ir até 2% no caso da taxa fixa

Pessoalmente, como as taxas variáveis estão extremamente baixas, acho que só compensa fixar a taxa durante um período relativamente longo (pelo menos 5 anos).

Agora, uma resposta concreta, só com números concretos. Pede ao banco que te faça uma proposta para fixar a taxa e depois já dá para dar uma opinião mais bem fundamentada ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Coloquei um tópico relativamente longo sobre este tema como inamovível: http://www.pedropais.com/forum/index.php/topic,387.15.html

Pode ser que assim as dúvidas sobre este assunto se passem a concentrar todas ali :)

Se alguém encontrar outro tópico mais completo é favor indicar para poder verificar se vale a pena fundir com aquele ou mesmo substituir o primeiro...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0