Hélder Gonçalves

Valor dos juros e das amortizações

7 publicações neste tópico

Tenho um crédito habitação, indexado à Euribor a 6 meses e tenho verificado que todos os meses, apesar da prestação ser constante, os valores dos juros e do valor a amortizar variam.

Será isto possível? Desta forma aparenta que todos os meses a Euribor é actualizada.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu acho que os valores vão variando pq a cada mês que passa o capital a amortizar vai sendo menor (porque todos os menos amortizas nessa capital) e o valor dos juros é calculado com base no montante por amortizar..

... Julgo eu...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pois isso seria o normal. A questão é que num mês varia o valor a amortizar, como no mês seguinte varia o valor dos juros a abater.

Será isto normal?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mas tás a dizer que o valor a amortizar varia com uma diferença que não corresponde ao montante que abateste nesse mês?!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não se trata disso.

Para ser mais claro dou o exemplo.Numa prestação de 400 euros, 100 são de amortização e 300 de juros, contudo no mês seguinte a mesma prestação de 400 Euros, 90 são de amortização e 310 de juros. No mês seguinte, a mesma prestação de 400 euros, 99 são de amortização de 301 de juros. Ou seja a prestação mantém, mas os valores de amortização e de juros variam durante os 6 meses.

Será isto possível?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tu estás num regime de prestações constantes (o mais habitual) por isso o que tem que permanecer constante é o valor da prestação. Ora, só que logo no primeiro mês amortizas um bocadinho ao valor em dívida. Por isso, no segundo mês, a componente de juros tem que ser um pouco menor (já que juros = divida * taxa). Para a prestação ser constante, a componente de amortização tem que subir na mesma proporção da descida dos juros.

Portanto está tudo bem. Enquanto a taxa não mudar (durante 6 meses) aprestação será igual.

Podes perceber melhor este comportamento através do mapa de juros, disponível no blog: http://www.pedropais.com/utilidades/mapa-de-juros

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado pelo esclarecimento.

Agora já estou a entender. No inicio isto fazia-me um pouco de confusão, uma vez que se a prestação era constante, também o valor a amortizar e juros deveriam ser iguais, só mudando ao fim de 6 meses.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead