sonyaribeiro

Perda total de Bonificação

10 publicações neste tópico

Bom dia a todos, e parabéns ao Pedro Pais e a todos que colaboram no blog,

Estou com um problema para o qual pretendia a vossa opinião.

No passado mês de Abril solicitei ao banco onde tenho o empréstimo habitação Jovem Bonificado (Santander) que me informasse quanto iria baixar a minha prestação a partir de Maio pois a anuidade da escritura deu-se a 11/04. Informaram-me que desceria de 348 € para 308 € (estava ca pagar 5,819 % de juros e passaria a pagar 2,375 % (já com spread incluido de 0,6%).

Visto que tenho pessoas amigas com o mesmo tipo de crédito e valores semelhantes para quem as prestações baixaram cerca de 100,00 €, reclamei que achava que deveria baixar mais a prestação, só nessa altura me foi dito que a prestação só baixou 40 € porque perdi para a bonificação na totalidade!!!!

Perguntei porquê e disseram-me que teria que reclamar para a DGTF (Direccção Geral do Tesouro e Finanças) pois não tinham nada a ver com isso!!!

Já fiz a reclamação mas disseram-me que levará cerca de 3 meses até que receba em casa uma declaração para assinar para que depois possam verificar a razão pela qual foi retirada a bonificação...

Alguém me pode tentar esclarecer esta situação:

O rendimento global de 2007 (ano a que se refere a bonificação perdida) do meu agregado familiar (3 pessoas) foi de 14.150,00 €, não tenho qualquer dívida ás finanças nem à Segurança social, entreguei o IRS dentro do prazo, o agregado familiar não alterou...porque me cortam a bonificação????

Não haverá forma de obter uma resposta mais rápida por parte da DGTF????

Alguém no forúm já teve uma situação similar???

Conto com os vossos comentários ::)

Obrigado

Sónia Ribeiro

coretiportugal@sapo.pt

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas.

A minha situação é idêntica embora não tenha perdido a bonificação na totalidade, a minha questão é que os rendimentos da minha família mantêm-se à +/- 3 anos e só agora é que isto aconteceu.

Se não houver alteração de rendimentos é possivel a bonificação descer?

O Banco, por sinal é também o Santander remeteu para a DGTF!!!

Cumprimentos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O terem remetido para a DGTF está correctissimo.

A Bonificação no crédito habitação é decrescente, sendo abatido salvo erro 1,5% anualmente pelo que se chega a uma altura que o valor bonificado é 0.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Dado que anos atrás, quem tinha crédito bonificado,tinha de apresentar a declaração de IRS até 2 meses antes da renovação da anuidade, caso contrário nesse ano era cortada a bonificação.

Agora isso passou a ser feito automáticamente, sendo necessário apenas comunicar alterações no agregado famililiar.

http://www.dre.pt/pdf1sdip/2007/07/14602/0000600006.PDF

No entanto, através do site das finanças e com a senha de acesso, pode comunicar com (Direccção Geral do Tesouro e Finanças) e solicitar exclarecimento.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

bom dia

o que aconteceu é que o estado retirou mais bonificação, do que o normal, alterando as taxas de bonificação alegando o baixo nível das taxas de juro.... tb me ocorreu o mm...de 40 euros de bonificação passei a ter apenas 20 euros!!! inclusive o estado não espera pela renovação da taxa a 3 meses a 6 meses...essa alteração foi feita este mês de Julho!!! essa notícia passou na TV....

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O terem remetido para a DGTF está correctissimo.

A Bonificação no crédito habitação é decrescente, sendo abatido salvo erro 1,5% anualmente pelo que se chega a uma altura que o valor bonificado é 0.

Bom dia.

Provavelmente estou a fazer confusão com algo, mas a bonificação não era decidida por classes conforme o rendimento bruto da família.

Também não comuniquei o aumento do agregado familiar, apenas na declaração anual de IRS.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sim, é defenido por classes de rendimento, no entanto mesmo que te mantenhas por exemplo, sempre na classe I todos os anos é deduzido uma percentagem que salvo erro é a que indiquei acima, o que leva a que venha a zero. Vê na tua escritura, lá menciona que a bonificação é decrescente.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sim, é defenido por classes de rendimento, no entanto mesmo que te mantenhas por exemplo, sempre na classe I todos os anos é deduzido uma percentagem que salvo erro é a que indiquei acima, o que leva a que venha a zero. Vê na tua escritura, lá menciona que a bonificação é decrescente.

Boas.

A minha bonificação inicial salvo erro era de 44%, sempre estive na classe máxima desde à 10/11 anos para cá.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Estás nessa classe de bonificação, mas a tua bonificação actual deve andar nos 30,00%.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Estás nessa classe de bonificação, mas a tua bonificação actual deve andar nos 30,00%.

Pois.

Mas ainda há a adicionar essa tal de TRCB certo?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead