Saramos

Aumento de Spread -Ajuda

13 publicações neste tópico

Boa Tarde a todos,

Sou nova no fórum, mas desde já os meus Parabéns a quem participa.

Precisava de uma ajuda. Tenho crédito Habitação bonificado no Banco Totta Santander.Iniciei o mesmo com um spread de 1%, mas em Dezembro de 2007, negociei o mesmo e fiquei com um spread de 0,06. Este mesmo spread manteve-se ate a prestação do mês de Abril. Qual é o meu espanto hoje, quando aguardava ansiosamente pela revisão da euribor que iria reflectir-se na prestação do mes de Maio e recebo a seguinte informação no extracto:

"De acordo com as condições estabelecidas do empréstimo em titulo informamos que nao preencheu os requisitos necessários ao Plano de Habitação Taxa variavel, pelo que a percentagem adicionar à média do indexante será alterada para 2,500%."

Ou seja, a euribor efectivamente diminuiu, tendo sido a média do mes de Março a utilizada para a dita revisao, contudo colocaram me um spread de 2,5000%, ou seja fiquei com um indexante de 04,27500%, logo a minha prestação que era anteriormente de 386,87, diminuiu para 326,75 euros, quando contaria com uma descida de pelo menos 100 euros.

Será que alguem me pode ajudar e confirmar se o banco pode fazer este aumento de spread?

O que posso fazer para participar deles? Este aumento é superior ao maximo que tenho previsto no contrato de hipoteca.

Aguardo respostas e sugestões,

Muito Obrigada

Saramos >:(

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A primeira pergunta é:

Quais requisitos é que deixaste de preencher para que tal acontecesse?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá David,

Que eu saiba continuo a manter os mesmos requisitos que eles me exigiram a quando a reduçao do spread que foi:

Deposito do Ordenado como conta ordenado ( o que faço, so nao tenho lá o mesmo porque andei em litigio com eles, inventavam anuidades de cartoes que nao existiam e que nao tinha;)

Obrigaram me a fazer os seguros de vida com eles - também mantenho;

Obrigaram me a ter cartão de débito activo -tb mantenho;

A ùnica coisa que não faço, mas já nao fazia antes foi as domiciliações - mas que nunca fiz.

Não acho normal um aumento no spread de 0,6 para 2,50%.

Sei que em termos legais nao há muito mais a fazer... mas vou apresentar reclamação junto do Banco de Portugal... é um spread absurdo.

Tens alguma sugestão? :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A minha sugestão era mesmo aquela pergunta que te fiz, mas fazê-la ao banco, só eles poderão explicar o porque, se tens num contrato um spread, que se mantêm se mantiveres esses requisitos minimos, e se os mantens e eles mesmo assim te alteram o spread...pergunta a eles, se achares que continuas com razão ameaça com livro de reclamações e uma exposição ao Banco de Portugal  ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

No teu contrato ha´ alguma clausula que preveja alteraçao unilateral de spread, por parte do banco? Se sim, em que condiçoes?

Mexe-te quanto antes, nao fiques `a espera de "apreciaçoes" por parte do banco porque entretanto te arriscas a ir pagando duas e tres prestaçoes com valores mais altos do que devias. Se o banco nao te der uma resposta satisfatoria rapidamente (sei la´, durante a proxima semana) deixa desde logo queixa no livro de reclamaçoes (que e´ remetida ao Banco de Portugal) e exige a devoluçao dos valores que eventualmente te venham a ser indevidamente cobrados com juros.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

É uma vergonha a atitude selvagem que alguns bancos estão a ter para se aproveitarem da crise e afundarem mais as pessoas... Eu só espero que não me mexam no spread, até porque não me exigiram nada para ter o spread que tenho (0.25%), só a Euribor 12 meses que é a unica trabalhada pelo banco. Não tenho conta ordenado, tenho seguro através do banco porque quero, não tenho dep a prazo ou nada disso, por isso não me inventem coisas para me aumentar o spread...

Em relação ao teu casa Saramos (Bem Vinda  ;)) essa carta que eles te mandaram tem algo nas entrelinhas...

"Tenho crédito Habitação bonificado"

"De acordo com as condições estabelecidas do empréstimo em titulo informamos que nao preencheu os requisitos necessários ao Plano de Habitação Taxa variavel, pelo que a percentagem adicionar à média do indexante será alterada para 2,500%."

Isto cheira-me a alguma coisa... Só não sei a quê porque não tenho conhecimentos suficientes ou formação para tal... Desejo-te boa sorte!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

tenho crédito habitação no mesmo Banco. Até ao momento não tive razão de queixa. Mas o meu contrato estipula que tenho de manter três produtos activos de entre os mencionados no contrato para manter o spreed de 0.35. Não será este o teu incumprimento. Eu tenho domiciliação do ordenado, três pagamentos por conta (água, luz e gás) e cartão de crédito com anuidade de 30 euros. Provavelmente o teu contrato será igual e o que eles alegam é que não cumpres com os três produtos sendo o spreed aumentado para esse valor.

Espero ter ajudado. Contudo se não for o teu caso parecido, reclama no livro de reclamações.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Viva,

Pois, eu também tenho crédito no Totta. Na realidade ao assinar o contrato está lá bem explicito que o meu spread é de 2.50% e que vai ser reduzido enquanto eu preencher 3 ou 4 condições; além daquelas que vocês já falaram eu ainda tenho de manter um plano de subscrições períodicas de pelo menos 25€/mês (que no meu caso é um PPR, sem capital garantido e que neste momento tem uma rentabilidade de -9.2% (sim, está negativo!)).

Já agora posso-te dizer que o sistema informático do Santander é relativamente bom. Se recebes o ordenado mas depois tiras logo o dinheiro eles vao detectar; Se o ordenado não é transferido pela empresa eles também vão detectar; Se só movimentas a conta num certo período (por ex. quando recebes o ordenado e depois o vais logo tirar todo) ele vão detectar.

Antes de reclamares para o Banco de Portugal deverá dirigir-te à tua gestora de conta e perguntar-lhe o que não cumpriste. Ela dar-te-á a informação na hora ou até ao dia útil seguinte pois essa informação consta no sistema de gestão de de clientes. Se resolveres a situação eles não te vão aumentar o spread.

Depois diz-nos o resultado.

Boa sorte.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Spread de 2.5% para crédito habitação? - Parece-me selvagem...

Não acham muito!!!!!!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Quanto é o spread do teu se não cumprires com as condições? Eu tenho colegas meus que têm spreads de 3% e de 4% se n cumprires com as condições...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olha ,

Um spread de 2,5 % é tão alto , que se eles não resolverem isso imediatamente , eu no seu caso mudava de banco.

Bata nas outras capelinhas e verá que ninguem lhe dará um spread desses apesar de as condições hoje não serem as melhores.

Abraço 

Speedbird

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

bom dia tenho credito habitação na mesma instituição a +-8anos e tenho um problema identico desde outubro de 2010 ja fiz 8 reclamações para o banco de portugal (acbei hoje de fazer a ultima)tenho documentos oficiais do banco (extratos) escritos em como tenho os produtos exigidos numa carta que recebi em agosto de 2010 para a bonificação de spread mas o santander mesmo assim não quer aceitar que esta enganado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Que bruta bonificação de 0,6 para 2,50%!!!

Eu tenho uma bonificação de 0.3% para um envolvimento que implica 9 produtos no BCP: domiciliação, cartões, seguros, etc...

Bem sei que o meu contrato é de 2009 mas mesmo assim...

O melhor que podes fazer é solucionar o problema junto com o banco e usufruir dessa benece.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead