cj2111

Começar a investir!

7 publicações neste tópico

Olá pessoal,

tenho 22 anos e estou a acabar a faculdade. Em Setembro começarei a trabalhar e ganharei qq coisa como $1400 bruto, qq coisa como $1150 limpos. Vou gastar cerca de $750 mensalmente, ficando com $400. A questão é a seguinte. Por um lado gostaria já de reverter algum deste dinheiro para uma aplicação de longo prazo (tipo 20 anos), mas por outro não queria lá investir tudo pois posso precisar do dinheiro.

Tenho em mente um investimento 100% em acções de forma passiva, ou seja via fundo indexado, com comissões de gestão bastante atractiva. O resto pensaria em investir nestes novos depositos a prazo ou mesmo até num fundo d tesouraria. O que acham?

Outras das dúvidas que tenho é sobre a percentagem que devo investir em cada um destas aplicações!

Alguém com uma opinião formada? 8)

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A percentagem és tu que deves decidir em função do teu perfil de investidor. Se fores mais virado para investimentos de risco, apostas mais nas acções, senão apostas mais nos depósitos a prazo. Aqui tem um inquérito simples que o BIG disponibiliza aos seus clientes para determinarem o seu perfil de investidor: https://www.bigonline.pt/pt/popups/fundosrecomendacoes/perfilriscogeral.asp

Seja qual for a proporção eu recomendaria que deixasses sempre um certo montante de lado, num investimento sem risco, ou com risco muito baixo, suficiente para aguentar uns meses em caso de emergência (desemprego, despesas imprevistas, etc). A recomendação costuma ser para uns 3-6 meses de gastos. Com os valores que referes, eu diria entre 3000€ a 5000€.

E, já agora, não apostes tudo num único fundo. Escolhe 3 ou 4 sítios diferentes onde investir o teu dinheiro - se por acaso um deles correr mal, pode sempre dar-se o caso de os outros conseguirem amortizar as perdas...

Boa sorte com os investimentos e, já agora, para a vida profissional ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Fiz o inquerito e fiquei com perfil agressivo. Acho mesmo que se ajusta ao que sou e ao que penso.

Não penso meter todo o meu dinheiro num fundo. Como disse, quero investir em fundos indexados a alguns dos maiores indices mundiais. Provavelmente no inicio vo investir em apenas dois destes fundos, devido a pequena quantia que tenho disponivel. Pelo que vi do banco Best estes fundo sao "no load funds", não têm comissão de resgate e têm comissão de gestão no máximo 0.5% devido à sua passividade.

Sabes por acaso se este tipo de fundos tem mínimo de abertura, ou tipo se tem um montante mínimo que te cobram de comissão de gestão? É que vi este tipo de fundos no BCP, têm comissão de gestão de 0.4% no entanto têm montante mínimo cobrado de 6 euros sendo que o óptimo seria investir logo 1500 euros que não tenho no momento e gostava de efectuar alguma diversificação já.

Enfim pelo que percebi e para um individuo jovem como eu (tipicamente sem dinheiro) não é muito fácil recorrer a este tipo de produtos. Alguma ideia?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Enfim pelo que percebi e para um individuo jovem como eu (tipicamente sem dinheiro) não é muito fácil recorrer a este tipo de produtos. Alguma ideia?

Poupar, acumular e o dinheiro aparece. Repara que se poupares os tais 400€ por mês, e os meteres num depósito a prazo, no final do ano tens quase 5000€. E depois já podes tirar metade para investir em alguns produtos com maior potencial.

O que não vale a pena é arriscar já, quando se tem pouco - se se perde esse pouco, tem que se começar do zero outra vez... Lá por ser um investidor agressivo não tem que ser um investidor irresponsável.

Quanto aos mínimos de abertura, é costume existirem. Devem ser anunciados na ficha de descrição do produto. Quanto aos mínimos de comissões não sei... se não tens referido esse exemplo do Millennium, à partida teria dito que não... mas mais uma vez, se existirem, têm que vir descritos na ficha do produto.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

cj,

Cuidado! Que um inquérito te diga que tens um prefil agressivo quando és jovens, tens pouco dinheiro e experiência e estás interessado em investir, é como dizer a um surfista que ele é radical... enfim, o teu perfil é obvio pela maneira como colocaste o questão.

O que o Paulo diz, faz todo o sentido... o primeiro treino, é a disciplina de saber conservar... não tens de te aventurar ja... primeiro prova que és capaz de juntar uma soma considerável... 12 meses passam num instante, mas se tu consequires amealhar 5000€ nesse espaço de tempo, com o teu ordenado, serás um herói nacional... repito HEROI... acredita que muito poucos conseguem, e tu ainda tens de provar que consegues... nesse dia, poderas então dizer tenho perfil de investidor... e quem sabe terás até perfil de empreendedor...

Nesse dia, não veho bem o porquê de meteres o teu dinheiro num fundo... de facto o dinheiro não é muito, mas é muito bom para começares e uma excelente prova da tua capacidade de conservação dos teus rendimentos... sendo pouco dinheiro não de aconselho a investir fora da nossa praça, devidos às elevadas comissôes... no curto prazo, podes optar por certificados de aforro ou obrigações, e no longo prazo sem dúvida que as acções são a melhor opção de investimento... estuda quais são as empresas que distribuem dividendos... observa as condições do mercado e faz tu a tua própria carteira, isto é, assume tu o risco de construires o teu portfólio... o nosso mercado é tão pequeno, que se escolheres 3 a 5 sectores de actividade (e.g. construção, energia, banca, pasta do papel, e retalho) ficas com tão poucas opções de escolha...

Finalmente, escolhe bem o banco ou a correctora, não tens de ser fiel ao teu banco se este tiver comissões elevadas... serás um pequeno investidor e portanto não te interessa pagar pela guarda dos titulos quando ha entidades que nao cobram, e deves avaliar os custos quer das comissoes por ordem de transação quer as comissoes sobre os dividendos... ha grandes variações entre entidades, e algumas não cobram mesmo estas comissões...

Um abraço e bons investimentos

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá pessoal,

tenho 22 anos e estou a acabar a faculdade. Em Setembro começarei a trabalhar e ganharei qq coisa como $1400 bruto, qq coisa como $1150 limpos. Vou gastar cerca de $750 mensalmente, ficando com $400. A questão é a seguinte. Por um lado gostaria já de reverter algum deste dinheiro para uma aplicação de longo prazo (tipo 20 anos), mas por outro não queria lá investir tudo pois posso precisar do dinheiro.

Tenho em mente um investimento 100% em acções de forma passiva, ou seja via fundo indexado, com comissões de gestão bastante atractiva. O resto pensaria em investir nestes novos depositos a prazo ou mesmo até num fundo d tesouraria. O que acham?

Outras das dúvidas que tenho é sobre a percentagem que devo investir em cada um destas aplicações!

Alguém com uma opinião formada? 8)

Se tirares uns 100 euros ao valor que esperas receber liquido és capaz de ficar com a conta mais ou menos certa. Tens de tirar 11% sobre esses +/- 1400 e mais 13% ( se ficar entre ]1350,1480] sobre os mesmos +/- 1400) assumindo que não tens dependentes à tua guarda).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead