carlamac

fiadores na CGD

17 publicações neste tópico

ola muito bom dia! eu gostaria de esclarecer uma duvida se possivel. eu estou a comprar casa, um T3 em setubal no valor de 105000 com parqueamento. Dei inicio ao processo na CGD visto ja ser cliente deles ha algum tempo. Eu estou efectiva e tenho um irs anual de 23000 e o meu namorado tem um irs de 13000 e ainda não esta efectivo. Segundo informação da CGD iremos precisar de fiadores, ora esta situação será normal!!. Disseram-me que tudo estava dependente da avaliação mas para ir contando que seria necessário os fiadores. Eu acredito se ja me estam a dizer isso antes da avaliação é porque será mesmo necessário fiadores, algo que eu não queria!! sei de situações de colegas minhas que são ao unicas efectivas no trabalho, os namorados tambem não estão efectivos e não tem sido necessário fiadores, isto será devido a esta crise?? Temos um IRS anual de 35000 com apenas uma mensalidade fixa de um carro no valor de 210euros.O valor do emprestimo que estamos a pedir é de 110000, nada por ai além, daí a minha dúvida deles estarem logo a pedir fiadores, será por ele não estar efectivo. Também sei doutras situações de um casal que aufere 20000 anuais e pediu um emprestimo de 100000 e não lhe pediram fiadores.

Alguém me pode esclarecer

Abraço

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Um T3 com parqueamento em setúbal a 105mil euros? :o

Um rendimento anual de 23mil Euros sozinha? :o

Setúbal deve ser o novo EL Dorado e sendo assim eu acho que me vou mudar rapidamente para Setúbal! :D

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

não é o El Dorado, é fruto de muito trabalho. O meu IRS, sai-me mesmo do lombo!

E sim o T3 foi bem negociado, vale a pena. :D

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

não é o El Dorado, é fruto de muito trabalho. O meu IRS, sai-me mesmo do lombo!

E sim o T3 foi bem negociado, vale a pena. :D

Tens sorte ;), pois como sabes há muita gente que trabalha, e muito, e não consegue um bom salário  >:(

Julgo que os bancos cada vez querem mais garantias e é óbvia a razão. O que chateia é que não há um procedimento igual para todos!!!

Eu não tenho fiadores, não mos pediram (eu até já os tinha arranjado) e não sei porquê  :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

pois é tens razão, ha mta gente que não ganha o que devia ganhar :-\, mas eu infelizmente para ter este ordenado tenho que trabalhar em dois lados e as vezes quase que dou em maluca ??? isto dos bancos realmente é muito discrepante! temos um bom irs mas se for so pelo meu namorado não ter o contrato efectivo acho um argumento pouco valido porque eu sou a "cabeça" do emprestimo e tenho bons rendimentos. Realmente não queria ter fiadores mas tou a ver que será dificil não os ter porque eles antes da avaliação ja me estão a dizer para me ir preparando! enfim, há pessoas que me falam bem da CGD

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá Carla

Se eu fosse a ti, tentava noutro balcão da CGD. No meu caso temos um rendimento anual inferior, só um de nós está efectivo, fizémos crédito à habitação na CGD e não pediram fiadores. Isto há pouco mais de 1 mês. Por isso nada como tentares...

Já agora, qual foi o spread  proposto?

cmps

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

foi de 0,85% mas achas que noutro balcão da CGD não me darão a mesma resposta :o

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

foi de 0,85% mas achas que noutro balcão da CGD não me darão a mesma resposta :o

Efectivamente pode variar de balcão para balcão...

Nada como tentares noutro lado, nem que depois feches a conta do teu balcão actual. E se conseguirem sem fiadores noutro balcão, podem sempre usar isso como argumento junto do gerente do v/ actual balcão por forma a que ele aceite o empréstimo sem fiadores.

Eu estranho mt um empréstimo de 110.000€ com um IRS conjunto de 35.000€ e pedirem fiadores...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Nada como tentar. Com esse valor de rendimento, o  vosso encargo mensal  com o crédito é baixo, portanto acho que conseguem melhores condições. Faço minhas a palavras do Pedro76.

cmps

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

pois eu vou tentar noutro balcão. Eles irão fazer a avaliação da casa e depois vejo o que me dizem mas ja sei qual será o fim previsto. Tenho uma dúvida, se eu mudar de balcão ou mesmo se chegar a mudar de banco eles irão me cobrar os custos de abertura de processo o de avaliação??

Abraço

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Copia de resposta que dei a esta mensagem quando colocada noutro topico, antes de ler esta:

Alguns factores pelos quais o banco estara´ a pedir fiadores:

* estas a pedir mais do que o que vais pagar pelo imovel. Isso so por si significa que nao tens muito dinheiro posto de lado, logo indicia um potencial comportamento de risco, de alguem que nao poupa

* provavelmente o valor do emprestimo ficara proximo do valor da avaliaçao. Ou seja, em caso de incumprimento, o banco dificilmente conseguiria reaver todo o dinheiro so com a venda do imovel (que tipicamente e´ feita por valores bem mais baixos do que os da avaliaçao)

* Nao sei quanto te daria a prestaçao da casa. Fiz uma simulaçao num banco e vou atirar um valor inferior ao que me deu nessa avaliaçao, suponhamos, 500€. A somar aos 200€ da prestaçao do carro, da um total de prestaçoes de credito de 700€. Fazendo umas contas por alto isto e´ capaz de representar cerca de 1/3 do vosso orçamento mensal, nao? Nao esta mal, mas se o teu namorado ficar desempregado, a taxa de esforço vai subir bastante... quando as taxas Euribor subirem (e vao subir, mais cedo ou mais tarde) a taxa de esforço tambem vai aumentar bastante. Seja como for, este factor nao esta´ muito mal, ao contrario dos 2 anteriores.

Quanto `as comparaçoes com outros casos, e´ dificil avaliar. Em primeiro lugar os elementos nao sao muitos, depois tambem depende do banco, da avaliaçao efectiva da casa (pedir 100.000€ para pagar uma casa de 200.000€ e´ mais facil de conseguir do que pedir 100.000€ para pagar uma casa de 100.000€), e da altura em que o credito foi concedido (ha´ um ano era muito mais facil conseguir credito do que hoje... mas tambem os bancos estao a pagar por isso e hoje nao querem correr tantos riscos).

Entretanto, agradecia que se abstivessem de andar a copiar as mensagens em varios topicos, justamente para evitar este tipo de situaçoes. Ou, quando isso ocorre por engano, que apaguem as mensagens duplicadas... Ja apaguei a mensagem no outro topico, uma vez que o assunto parece estar mais desenvolvido deste lado.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

# OFFTOPIC #

outra opção em aberto é a eventual troca de namorado por outro com maiores rendimentos.

;D ;D ;D

# FIM DE OFFTOPIC #

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Qual é a avaliação previsível da casa sabes?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

ainda estou a espera que a CGD me diga alguma coisa da avaliação. Mas a minha duvida é se a caixa me fala em fiadores e se eu não estiver interessada como é que eles podem partir para a avaliação sem discutir as condições iniciais do cliente, porque depois se a avalição for inferior e eu quiser desistir, terei que pagar os custos iniciais do processo e os custos da avaliação, dai o primeiro passo se chamar pré-aprovação, em que nos é dito se temos "pernas para andar" ou se é preciso fiadores. é esta falta de transparência que me da ansias, eles tão a seguir com a avaliação sem falarem connosco acerda das condições, porque se estas não me interessarem vou para outro banco, não visto a camisola por nenhum banco, vou aquele que me der mais e melhores condições.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá!

Eu já celebrei contrado em Novembro (ainda a crise ia no ínicio), mas n sou efectiva e o meu namorado ainda n tinha rendimentos declarados do ano anterior, pelo que só contou o meu rendimento ( 1000 Euros mensais). O empréstimo foi de 80 000 Eur para um T3 de 132 000 Eur. Não exigiram fiadores e o spred 0,4. Num outro balcão da caixa as condições eram muito diferentes. Experimente outros balcões!!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Fiz ontem simulação na CGD e pedi o crédito para 75 mil euros para um T2 no litoral alentejano.

Não sou efectiva mas o meu namorado é. Rendimento global é de 25 mil euros e não nos falaram em fiadores.

O valor do empréstimo é 100% do valor da avaliação (casa já está avaliada) e fizeram spread de 0,9. Aconselharam a fazer um seguro de desemprego e baixa médica para um de nós no valor de cerca de 5 euros mensais.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

pois tou a ver que cada situação é uma situação. Tenho que esperar para ver o que me dizem. O que me preocupa é se eu mudar de balcão se não terei que pagar as despesas do processo até então???

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead