ptigas

Calculo rentabilidades

4 publicações neste tópico

Boa tarde,

Estava a fazer contas e surgiram-me várias dúvidas no cálculo de rentabilidade de uma carteira de fundos/acções/investimentos... pelo que venho pedir a vossa ajuda para esclarecer estas dúvidas.

Pressupostos:

3 activos diferentes

subscrição em momentos distintos

reforço de um dos activos (AA)

Considerando os montantes iniciais, intermédios e finais conforme está na imagem (tentei colocar valores redondos para facilitar as contas e interpretação)

1 - Qual a forma mais correcta de calcular o ganho de um determinado activo no ano do investimento?

Exemplo: para o activo AA qual o rendimento no ano 2014 ?

(Vfinal/Vinicial) -1  ou  ((Vfinal/Vinicial) )^(365/DiasdoInvestimento)-1

2 - Como calcular o ganho num determinado ano quando existem reforços no mesmo activo ou investimento em activos novos?

Exemplo: como calcular o ganho no ano 2015 da totalidade da carteira de investimento ?

(Vfinal/(Vinicial + Reforco1 + Inv1 + Inv2 )) -1   Desta forma não é considerado o tempo do investimento... apenas valores absolutos...

Provavelmente estou a confundir e/ou misturar conceitos .... 

Deixo o ficheiro para poderem verificar as formulas que usei

https://docs.google.com/spreadsheets/d/11Q42_X85TS4TCE5fiOMytSz8OntlZAtQYttMeb1DzGQ/edit?usp=sharing

Obrigado

calcr.png

Editado por ptigas
0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Acho que antes de mais é importante definir exactamente o que quer saber. É a rentabilidade real? A rentabilidade anualizada? A rentabilidade média em vários períodos? Depois de se estabelecer o que se precisa, fica mais fácil.

1

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pois, se calhar o problema é não saber exactamente o que quero saber. Talvez porque me falte também perceber a forma mais adequada de avaliar a rentabilidade dos investimentos  :unsure:

Começando então pela 1ª que referiu :)

Como calcular a rentabilidade real de um portefólio, por exemplo de fundos, num determinado ano sendo que durante o ano foram efectuadas compras  (e/ou vendas)?

No caso que apresentei seria para o ano 2015 o seguinte ?

(Vf/Vi)-1  em que o Vi é a soma de todos os valores investidos durante o período de analise (ano) 

(1215 / (550 + 100 +200 + 200 ) ) -1 = 0,157 = 15,7%

Contudo quando estava a fazer o exercício de análise estava a pensar comparar a rentabilidade com a de outras formas de poupança/investimento. Comparar por exemplo com um depósito a prazo em que o valor de referencia que existe é a TANB (e TANL) que tem sempre em consideração o período de tempo.

Neste caso para fazer uma comparação mais realista, por exemplo com um deposito a prazo a 1,2 ou 3 anos, teria que calcular uma rentabilidade anualizada, certo?

Editado por ptigas
0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Uma abordagem, para um determinado período (por exemplo 1-Jul a 31-Dez)

Valor dos investimentos a 1-Jul = X

Valor dos investimentos a 31-Dez = Y

Compras/Subscrições menos Vendas/Resgates entre 1-Jul e 31-Dez = Z

Rentabilidade do período = ( Y - Z) / X - 1

Em termos nominais, a "TANB" equivalente seria o resultado anterior vezes 2.

1

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

Only 75 emoticons maximum are allowed.

×   Foi criada uma pré-visualização automática a partir da ligação que colocou.   Mostrar apenas como ligação

×   Your previous content has been restored.   Clear editor