Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
Picos

Quero retirar os meus avais em operações de credito

6 publicações neste tópico

Gostaria saber se alguem me podera ajudar

Eu tinha uma sociedade por quotas e contraimos diversos emprestimos bancarios e fizemos um leasing imobiliario. Todas as operações foram avalisadas pelos socios e pela minha mulher. Como já tenho 82 anos e estou cansado, o ano passado, eu cedi a minha quota da tinha na empresa um interssado que ficou com o controle de 70% com capital social dessa empresa.

Quer no meu tempo, quer ainda hoje com os novos proprietarios da referida firma, nunca houve nenhum tipo de incomprimento ou atraso na liquidação das respectivas prestações.

Todas as operaçoes financeiras a que me refiro, estão concentradas numa só institição bancaria. Como a cedencia do capital social que detinha nessa empresa já ocorreu à mais de 6 meses, e como eu e a minha mulher estamos velhos e a ficar doentes com o avançar da idade, e como nunca houve incomprimento nesses contrados, gostaria que me esclarecessem o que devo fazer para que um dia se os actuais proprietarios da empresa deixarem de cumprir as suas obrigações contatuais, eu ja não tenho idade nem saude para ter de assumir seja o que for. Portanto, antes que haja algum incumprimento, queria saber como posso anular os avais dados por mim e pela minha mulher, pois não temos nenum tipo de controle e contacto com a nossa antiga empresa. Será que alguém me poderá ajudar?

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu iria perguntar ao banco, já que é só um! No entanto, sempre pensei que quando se "cede" uma quota se cedem também direitos e obrigações, logo, o sócio actual ficaria com o Activo e Passivo (obrigações anteriormente assumidas).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu também pensava que assim seria, mas já me disseram que não. A ideia de ir ao Banco é boa,mas gostaria que alguém me desse uma ideia mais concreta, baseada sempre na lei, para saber a probabilidade que poderei vir a ter com essa deligencia ou que alguem me confirme que ao vender a minha posição e a pessoa a ter comprada de livre vontade e de continuar a cumprir com as referidas obrigações, isso podera significar que já não seremos avalistas dessas operações? As operações só foram avalisadas porque se tratava de operações financeiras para a nossa empresa. Se tivesse de as avalisar para o actual proprietario, que pouca ou nenhum relação tenho, a não ser a relação que tive durante a venda da empresa, nós nunca teriamos avalisado essas operações. Devido a minha avançada idade, gostaria que ajudassem!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Talvez a ideia de falar com um advogado possa ser útil. Porque todos sabemos que cada um tem um versão, os bancos então...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sei que a solução passará sempre por ir a um advogado, no entanto gostaria de encontrar um amigo deste grupo que me desse uma ideia mais concreta daquilo que se poderá vir a passar.

Por isso vos peço que me ajudem a acalmar e a esclarecer estas minha duvidas.

Obrigago amigos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Normalmente os bancos so´ aceitam trocar de fiadores / avalistas, nao aceitam que uma pessoa simplesmente se descarte dessa funçao - isso seria alterar completamente as garantias dadas ao banco e com base nas quais foi negociado o emprestimo. Ou seja, terias que arranjar alguem para te substituir.

No entanto, como neste caso, pelo que percebi, ha´ varios avalistas, talvez a situaçao possa ser mais facil, uma vez que a perda de garantias sera´ bem menor - alias, pode-se sempre deixar claro que a responsabilidade dos fiadores que sobram aumenta na proporçao que dantes te cabia a ti. Antes de ires ao banco convem confirmar tambem o acordo dos socios da firma - eles serao chamados de qualquer forma para assinar a alteraçao ao contrato, julgo eu.

A unica forma de te descartares dessa obrigaçao automaticamente seria, julgo eu, se no contrato houvesse uma referencia ao facto de serem avalistas na condiçao de socios da empresa. Mas isso so´ confirmando com um advogado...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0