JATG

[Ajuda] Comprar Máquina de Filmar

10 publicações neste tópico

Viva!

Vou comprar uma máquina de filmar mas estou muito indeciso... entre uma máquina de definição standart ou de alta definição. Será para fazer o chamado uso doméstico (festas, férias, etc).

Têm-me dito muito bem da JVC Everio GZ-MG330 e está a um preço muito apetecível!

Se optar por definição standart, vou para esta.

Por outro lado, o futuro é a alta definição... mas são bem mais caras... o dobro!

Se optar por HD estou inclinado para estas:

JVC Everio GZ-HD30

Sony HDR-XR105

Como tenho um LCD FullHD, aqui não seria problema, mas como não tenho blue-ray, não sei se compensará.

Como sabemos, à medida que vamos gravando temos que ir passando o que gravamos para DVD`s (ou então para o disco de um PC).

- Ou seja, a minha dúvida é se ao gravar um ficheiro de alta definição num DVD normal a imagem ficará na mesma em alta definição ao se passa para definição standart?

- Será que compensa mesmo comprar uma camara com gravação Full HD?

Agradecia que me ajudassem a tomar esta decisão!

Thanks!

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Viva,

- Ou seja, a minha dúvida é se ao gravar um ficheiro de alta definição num DVD normal a imagem ficará na mesma em alta definição ao se passa para definição standart?

Isto é o que eu acho sobre o assunto:

Provavelmente a máquina irá gravar ficheiros normais, certo? Não é em formato DVD, certo? Assim sendo é apenas um ficheiro... O ficheiro tem uma certa taxa de compressão e vai ser assim que o leitor (seja um leitor de dvd, blu-ray, ...) o vai interpretar.

O que podes tar a querer perguntar é o que acontece se passares esse ficheiro para o formato DVD. Nesse caso, irás perder definição...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

estás a confundir duas questões completamente diferentes. uma coisa é o suporte que utilizas para gravar os dados (pode ser disco DVD, disco CD, diskette, disco rigido, tape, cassete VHS, disco BlueRay, cartões de memoria, etc). Outra coisa completamente diferente é as caracteristicas dos dados que lá metes dentro (no caso de video, estes variam consoante a resolução ou definição).  Isto tudo para dizer que, por absurdo, nada impede que metas um video de alta definição dentro de uma diskette de 1,4 MB. Obviamente que, sendo uma diskette um meio de armazenamento com uma capacidade mt limitada o video teria de ser mt curtinho. Em conclusão, um DVD tanto pode ter lá dentro um vídeo em alta ou em baixa definição, uma vez que se trata apenas de um suporte de dados (podes encarar um DVD como um livro em branco, com um limite de páginas, onde se pode escrever o que se quiser).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Esta acho que já está respondida nas mensagens anteriores. Em resumo, uma coisa não afecta a outra.

- Será que compensa mesmo comprar uma camara com gravação Full HD?

Isso depende da qualidade que pretendes obter e do que pretendes fazer com os vídeos. Por exemplo, para edição de vídeo, em que pretendes aplicar efeitos ou ampliar partes da imagem, quanto mais resolução (definição), melhor.

Para vídeos caseiros, daqueles em que a câmara abana de cada vez que quem está a filmar respira, e que a imagem está sempre um pouco desfocada, é capaz de não ser muito importante ;)

Se tiveres oportunidade, pede na loja para filmar uns segundos com cada um dos tipos de câmara e tenta perceber a diferença...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

- Será que compensa mesmo comprar uma câmara com gravação Full HD?

Se compensa ou não depende apenas de ti. Uma vez que dispões de uma TV de alta definição (FullHD), teoricamente, podes tirar partido de uma câmara FullHD. A questão é saber se dispões de verba para comprar uma boa FullHD. Por outro lado tb te digo que, entre uma boa câmara que não seja de alta definição e uma má câmara FullHD prefiro mil vezes a câmara que não é FullHD.

No fundo, a questão de ser FullHD é um bocado marketing das marcas para "obrigarem" as pessoas a comprarem mais câmaras. Pessoalmente considero mais importante na qualidade de uma câmara a qualidade das lentes, por exemplo, que a capacidade de gravar ou não em fullHD. Ou seja não te deixes iludir pela conversa de um vendedor que diga que o fullHD de uma câmara é o mais importante para se ter boa qualidade nas gravações.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado a todos pelas vossas opiniões.

Então sendo assim, o que aconselham até 400/500€?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Em relação à minha indecisão...

Estou mesmo inclinado a investir mais algum e comprar a Sony HDR-XR105

De vários comparativos que vi na Net, esta Sony parece estar muito boa para o preço (570€).

O que acham?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Penso que talvez este não seja o forum indicado para essa questão. falando por mim não estou dentro do mercado pelo que não me atrevo a avaliar a qualidade ou o preço da camara que apresentas.

sugiro que consultes outros forums mais especializados na matéria (como por exemplo a zwame.pt) onde, por certo, encontrarás opiniões mais conhecedoras.

boa sorte.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Comprei a Canon HF10 por 568€... um achado!

A imagem é um espéctaculo!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Alguém tem câmaras de vídeo?

Quero comprar uma, mas barata. É apenas para filmar aniversários, um bebe, coisas de família e nada de especial.

Estive a ver vídeos no youtube todas parecem ter qualidade razoável (nada de imagens à telemovel ou máquinas fotográficas).

Alguém recomenda algo?

Do que vi, a que me agradou mais foi a Canon Legria FS306.

Já agora não há câmaras de vídeo com duas baterias? A minha máquina fotográfica tem 2 baterias e ando sempre seguro...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor