Zaigard

Aplicar 250k no próximo ano

37 publicações neste tópico

Boas
Um familiar meu vai ter disponível para investir 250k durante o próximo ano resultantes de depósitos a prazo que terminam. Esse meu familiar tem pouco conhecimento de investimentos. Visto que ele ainda está a 15+ anos da reforma e os depósitos a prazo estão a dar misérias mesmo para 100k+ ele esta a pensar fazer investimento para um espaço de tempo maior.
Ele pensou em investir em imobiliario, mas aqui na zona temos conhecimento de imensos calotes, e ele já tem de se preocupar com muitos calotes dos seus clientes por isso ter de andar atrás de inquilinos que não pagam está fora de questão.
Visto o mercado estar em máximos, obrigações e ações, e o bullmarket já vai velho, seria um pouco estranho andar a meter 50k de cada vez neste tipo de produtos. Eu ando com dificuldade em aconselhá-lo pois se se meter grandes valores nesta alturas de máximos e os fundos caírem, será uma perda enorme. ( visto que se investir continuamente a única parte que leva a pancada maior foi a investida no topo ).
E ele tal como eu tem algum receio de simplesmente confiar no gestor de conta, porque ele teve experiências pobres no passado.
Eu pensei algumas hipóteses:
- Falar com uma seguradora ( Fidelidade ou parecida ) com PPRs e ver se havia "condições especiais";
- Investir num portfolio tipo 10/90 ( ações/obrigações ) usando fundos ou etfs;
- Esperar para ver se havia uma correção boa para entrar 60/40.
O que aconselhavam neste caso?

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Viva,

neste caso a procura de informação fiável e honesta, ainda que demore a tomada de decisão, poderá ser a melhor forma de gestão destes valores.

Como procurar essa informação: Profissionais honestos e qualificados (não se encontram de forma fácil, lá está, demora um pouco mas recupera-se o tempo lá mais para a frente);

Como se distingue entre este tipo de profissionais, aqueles que, efectivamente interessam? Contactando com muitos, comparando as indicações que são dadas por cada um deles e comparar esta com informação/conhecimento que se pode obter de fontes como publicações especializadas, livros(se houver tempo);

Caso não tenha disponibilidade para procurar soluções para o seu património, de forma a reduzir risco(nunca eliminá-lo, convém notar) e encontrar equilíbrio entre o perfil da pessoa/aforrador/investidor e o tipo de soluções propostas, então mantenha o dinheiro em depósitos a prazo. 

Nota final: onde vivemos, até podem existir alguns balcões de alguns bancos, seguradoras e consultores de investimento.  Podemos e devemos começar por aí.

No país existem milhares de profissionais, desde o imobiliário ao estritamente financeiro.

Esse montante merece o melhor aconselhamento e justifica a procura num raio bastante alargado.

Cumprimentos

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

@D@vid, falta aí os CTPMs que também podem ser interessantes para os objectivos iniciais. 

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Aplicar a pelo menos 15 anos, pode ser um pouco mais. Não é necessário o capital garantido. Eu estou a convencer essa pessoa a abrir conta num best ou num invest, para assim ter acesso a fundos de qualidade.

Eu tive a falar já por várias vezes com esse meu familiar sobre o nível de "perdas temporárias". Ele entende que há sempre a possibilidade de haver perdas mas que por normal são temporárias. Por isso estará disposto a ter perdas até 15%, claro que não vai resgatar tudo á toa se tiver a ter perdas maiores, pois há sempre a confiança de que o mercado vai virar, visto ter virado sempre.

Eu pretendo com este receber sugestões para explicar ao meu familiar e assim poder começar a fazer um plano realista e depois adaptá-lo á realidade.

O que me faz "confusão" é aplicar logo grandes quantias de um só vez.

Os 250k representam o capital monetário quase todo, mas como é óbvio ele iria manter algum dinheiro como liquidez.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sem prejuízo de outras soluções complementares, há o DP a 5 anos do BNI que rende 2,50%. Pode colocar aí até 91k (100k - juros), ou 182k se abrir conta conjunta com a esposa.

Em soluções sem garantia de capital, talvez não colocar mais de 50k em cada.

Editado por JRJordao
0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Desculpem o off-topic (ou até talvez nem tanto), mas se já é complicado para alguém aplicar 250K, imaginem aquelas pessoas a quem lhes sai o Euromilhões e ficam, assim de um momento para o outro, com vários milhões nas mãos. Deve ser uma canseira... :

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
há 3 minutos, Eurico, o presbítero disse:

Desculpem o off-topic (ou até talvez nem tanto), mas se já é complicado para alguém aplicar 250K, imaginem aquelas pessoas a quem lhes sai o Euromilhões e ficam, assim de um momento para o outro, com vários milhões nas mãos. Deve ser uma canseira... :

Para alguns (muitos) ganhar o euromilhões ou afins, acaba por ser a pior coisa que lhes poderia acontecer na vida.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Entrar com valores desses, de uma assentada, num portfolio de fundos ou ETFs, pode ser contraproducente caso apareça um bear market logo a seguir (2007 a 2009 o MSCI World desceu 55%, repito, cinquenta e cinco porcento). Mas, a médio prazo, carteiras diversificadas recuperaram rapidamente dessas perdas.

Que tal começar com valores baixos, sei lá, 50k, numa carteira diversificada de fundos/ETF's de acções e obrigações (50/50) ?

No tópico dos fundos e dos ETF's tens lá vários tipos de carteiras (cada pessoa deve decidir a sua própria carteira e estratégia).

15 minutes ago, Eurico, o presbítero said:

Ahahahahah

Editado por Mouro Emprestado
0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
há 13 horas, Visitante Ricardo3 disse:

Viva,

neste caso a procura de informação fiável e honesta, ainda que demore a tomada de decisão, poderá ser a melhor forma de gestão destes valores.

Como procurar essa informação: Profissionais honestos e qualificados (não se encontram de forma fácil, lá está, demora um pouco mas recupera-se o tempo lá mais para a frente);

Como se distingue entre este tipo de profissionais, aqueles que, efectivamente interessam? Contactando com muitos, comparando as indicações que são dadas por cada um deles e comparar esta com informação/conhecimento que se pode obter de fontes como publicações especializadas, livros(se houver tempo);

Caso não tenha disponibilidade para procurar soluções para o seu património, de forma a reduzir risco(nunca eliminá-lo, convém notar) e encontrar equilíbrio entre o perfil da pessoa/aforrador/investidor e o tipo de soluções propostas, então mantenha o dinheiro em depósitos a prazo. 

Nota final: onde vivemos, até podem existir alguns balcões de alguns bancos, seguradoras e consultores de investimento.  Podemos e devemos começar por aí.

No país existem milhares de profissionais, desde o imobiliário ao estritamente financeiro.

Esse montante merece o melhor aconselhamento e justifica a procura num raio bastante alargado.

Cumprimentos

5*

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
5 hours ago, Eurico, o presbítero said:

Se calhar por isso é que alguns desistem e gastam-no todo ;) 

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Aqui na área de residência quando ele falou nos vários bancos ofereceram atualmente CGD 0,1, santander 0,1 e montepio 0.9. ( claro que a negociação foi feita com valores abaixo de 100k pois é má ideia por mais de 100k por banco só com 1 titular ).
Também foi a uma seguradora a cerca do ppr duo da fidelidade, mas lá não sabiam como aquilo funcionava...

Eu tenho falado a esse meu familiar sobre o banco bni e sobre por lá algum dinheiro num deposito a prazo que é seguro, mas ele ri-se sobre a ideia de entregar dinheiro seu a um banco angolano...

Visto alguns dos posts aqui vejo que a melhor ideia é mesmo falar com todos os bancos de investimento e analisar propostas e ver com qual se sentirá mais á vontade em trabalhar.

Eu tenho andado a estudar o assunto por esse meu familiar e vou ver se o posso ajudar quando for a esses bancos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
1 hour ago, Zaigard said:

Eu tenho falado a esse meu familiar sobre o banco bni e sobre por lá algum dinheiro num deposito a prazo que é seguro, mas ele ri-se sobre a ideia de entregar dinheiro seu a um banco angolano...

Em Portugal, está ao abrigo do mesmo Fundo de Garantia de Depósitos que a CGD, Santander ou Montepio.

https://bnieuropa.pt/fundo-de-garantia-de-depositos/

Editado por JRJordao
0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
há 19 horas, Duracellpt disse:

@D@vid, falta aí os CTPMs que também podem ser interessantes para os objectivos iniciais. 

Estão incluídos nas Dívidas ( Obrigações, Certificados de Aforro, Etc. )

1

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Divide & Conquer

• Imobiliário
  • Carteira de fundos ou ETFs de gestão passiva
  • ETFs ou Acções (ou outros instrumentos) geridos mais ativamente
  • Aplicações mais conservadores (Certificados de aforro, DPs "normais")
  • Capital de risco (financiar uma startup, qualquer coisa do género)

Dito isto, é tudo uma questão de %. Imobiliário eu compraria 1 ou 2 apartamentos pedia um empréstimo para não perder liquidez e com esses valores as taxas deviam ser irrisórias e dava a carteira de fundos de gestão passiva como garantia.

Eu gosto de seguir os mercados, às vezes tenho momentos mais on-the-job que outros mas se tivesse uma % engraçada geriria com mais afinco, o tal senhor pode ter tempo e vontade e sempre dá para fazer umas brincadeiras.

Acho que faz sentido ter sempre uma % em aplicações conservadoras e eu tenho um gosto especial por jovens com ideias inovadoras (sendo eu um deles :D) e como tal acho que uma aposta num bom cavalo pode vir a ganhar muitas corridas e com 10k se faz uma brincadeira dessas que pode correr bem, muito bem..

1

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

@rmesq

Então mas para apostar num bom cavalo, não é preciso perceber sobre esse mercado? É que senão as ODDs são quase as mesmas que o Sporting ser campeão XD

Não aconselho a ninguém acções só porque tem dinheiro. O motivo é simples, se o primeiro negócio corre bem a tendência é de ganhar confiança, aumentar os valores e esse é o caminho para a ruína. Já li uma história destas (era um espanhol).

Não é porque se tem mais dinheiro que é mais fácil ganhar. Quem consegue ganhar com 5, ganha com 10. 

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

@Cardoso24 eu estava-me a referir ao investimento em capital de risco, há imensas empresas de VC que aceitam novos investidores e têm toda uma estrutura preparada para investimentos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A maioria das pessoas são cépticas em relação a bancos online ou aplicações fora do tradicional (depósitos e certificados).... Aí reside o problema

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pois é investir agora também não é fácil com o mercado em máximos.

Há opiniões para todos os gostos, aqui tens mais uma de um blog.

Depende também do perfil de risco.. eu considero que devemos ter sempre uma parte em algo muito seguro e prevísivel.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
há 10 horas, maj.lraep disse:

Pois é investir agora também não é fácil com o mercado em máximos.

Há opiniões para todos os gostos, aqui tens mais uma de um blog.

Depende também do perfil de risco.. eu considero que devemos ter sempre uma parte em algo muito seguro e prevísivel.

Vou ouvindo essa conversa dos máximos desde 2009, aliás, se formos a pensar um pouco, gostamos sempre de arranjar uma pequena desculpa para o não investimento nos mercados, se estão a cair o melhor é não entrar porque estão a cair e sabe-se lá até onde irão, se estão a subir espera-se uma queda a qualquer momento e portanto é melhor não entrar.

Andamos sempre á procura de algo seguro e com uma boa rentabilidade, e isso bloqueia a maior parte das pessoas, acabam por optar por DPs miseráveis que só dão dinheiro a ganhar aos bancos, ou a comprar certificados de aforro com taxas actuais bastante baixas, ou se está disponivel para investir para um prazo alargado e com diversificação, ou então o melhor é deixar estar como está, não se pode é dizer que se quer investir, quando na realidade o que se quer é ter o capital "garantido" e ganhar uma taxa de juro fixa e no mínimo 4% :D, isso não é investir, é aforrar.

1

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Agora mesmo, D@vid disse:

Vou ouvindo essa conversa dos máximos desde 2009, aliás, se formos a pensar um pouco, gostamos sempre de arranjar uma pequena desculpa para o não investimento nos mercados, se estão a cair o melhor é não entrar porque estão a cair e sabe-se lá até onde irão, se estão a subir espera-se uma queda a qualquer momento e portanto é melhor não entrar.

Andamos sempre á procura de algo seguro e com uma boa rentabilidade, e isso bloqueia a maior parte das pessoas, acabam por optar por DPs miseráveis que só dão dinheiro a ganhar aos bancos, ou a comprar certificados de aforro com taxas actuais bastante baixas, ou se está disponivel para investir para um prazo alargado e com diversificação, ou então o melhor é deixar estar como está, não se pode é dizer que se quer investir, quando na realidade o que se quer é ter o capital "garantido" e ganhar uma taxa de juro fixa e no mínimo 4% :D, isso não é investir, é aforrar.

eu pessoalmente vejo as coisas assim:

uma parte - seguro (depósito coberto pelo FGD)

uma parte - risco mais intermédio

uma parte - risco mais elevado (stocks)

agora as % já com cada um consoante a sua vida pessoal

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
há 1 hora, maj.lraep disse:

Realmente é como dizes, depende de cada pessoa. 

Eu thn a maior % em stocks e derivados. E se contarmos P2P como sendo de risco elevado, ainda sobe mais um bocado.

1

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
há 2 horas, D@vid disse:

Essa história que ouves faz sentido para traders, nao para investidores de LP, e é isso que a maioria não sabe, se é uma coisa ou outra.

A questão é que aquele blog está muito bem fundamentado, e não é daqueles sensacionalistas.

Ninguém vai acertar no TOPO, isso não existe e a quebra constante de máximos que é normalmente um bom sinal deve ser acompanhado como mandam as regras e não com as divergências que temos neste momento. É claro que não é tudo igual ao que vêm nos livros mas nao podemos estar à espera que algo suba desta forma, sem volume e com indicadores overbought sem que exista uma correção. No LP nada a dizer, no curto prazo esta euforia vai longa...por mim pode continuar, mas não vejo isto a correr bem até pode ser daqui a 1, 2, 3 meses...

1

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
há 2 horas, maj.lraep disse:

Correcto, para mim a alocação anda á volta de 20% em liquidez de curto prazo ( que podem ser depósitos como fundos de investimento de tesouraria ), 70% para médio/longo prazo 5 anos para cima ( fundos, obrigações, outras oportunidades como acções etc ) 10% para muito longo prazo acima dos 8 anos ( seguros de capitalização, Unit Linked, fundos de investimento...

Dentro destas percentagens depois é jogar com o risco, a idade etc..

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
há 10 minutos, Cardoso24 disse:

Essa história que ouves faz sentido para traders, nao para investidores de LP, e é isso que a maioria não sabe, se é uma coisa ou outra.

A questão é que aquele blog está muito bem fundamentado, e não é daqueles sensacionalistas.

Ninguém vai acertar no TOPO, isso não existe e a quebra constante de máximos que é normalmente um bom sinal deve ser acompanhado como mandam as regras e não com as divergências que temos neste momento. É claro que não é tudo igual ao que vêm nos livros mas nao podemos estar à espera que algo suba desta forma, sem volume e com indicadores overbought sem que exista uma correção. No LP nada a dizer, no curto prazo esta euforia vai longa...por mim pode continuar, mas não vejo isto a correr bem até pode ser daqui a 1, 2, 3 meses...

Correcto amigo Cardoso, mas também te digo uma coisa, que se lixem as subidas :D, se eu tiver um fundo tipo BPI Brasil Valor, em que estou a ganhar 119% e o meu perfil de investimento é o longo prazo, a mim não me preocupa nada se de repente o fundo cair 80%... claro que estou a exagerar ( eu nem tenho esse fundo nem invisto no Brasil directamente ) e acertar num fundo que sobe num ano 120% é algo muito difícil, mas o que eu quero dizer, é que se tudo está a subir então que suba, á vontade, porque quando as coisas começarem a cair elas caem com a minha carteira no verde, há sempre correcções, mas prefiro que elas venham quando estou a ganhar, eu sempre preferi, e prefiro um mercado mais estabilizado, com a volatilidade controlada, com subidas e descidas sustentadas, mas se as coisas agora estão assim ( por esta altura no ano passado estava tudo a levar pancada da grossa ) então teremos de saber lidar com  isso.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

Only 75 emoticons maximum are allowed.

×   Foi criada uma pré-visualização automática a partir da ligação que colocou.   Mostrar apenas como ligação

×   Your previous content has been restored.   Clear editor