VitorP

Despesas dedutíveis IVA

1 publicação neste tópico

Boa tarde a todos,

antes de mais, peço desculpa caso estas dúvidas já tenham sido respondidas, mas procurei e não encontrei nada.

Para fazer um pequeno enquandramento da minha situação, trabalho por conta de outrém e abri actividade (trabalhador independente) em 2009 com o código CIRS 1519 - Outros prestadores de serviços.

Até este ano sempre estive no regime simplificado de IRS e isento de IVA, os meus rendimentos como independente situavam-se entre os 6k€ - 8k€ anuais. No entanto tenho progredido nesta área (instutor de ginásio) e em 2016 vou ter um pouco mais dos 10k€ levando-me assim para o regime de cobrança de IVA.

Em relação ao IRS vou-me manter no simplificado porque não tenho despesas superiores a 30%, em relação ao IVA tenho algumas questões do que posso deduzir e quanto mais leio o código do IVA e sites de finanças e contabilidade com mais dúvidas fico.

- Tenho carro comercial, posso deduzir 50% do valor do IVA certo?

- Equipamento desportivo necessário para a actividade, roupas, calçado, equipamento.

- Internet e telemóvel? Preciso de internet devido às plataformas online que preciso de utilizar para o trabalho, telemóvel para o contacto de clientes, marcações de treinos etc.

- Luz e água? Uma contabilista já me disse que sim, outros já me disseram que não.

- Nutrição, suplementos desportivos?

Alguma coisa mais que se lembrem?

E por último para não estar a abrir outro tópico, até hoje nunca trabalhei com contabilista, estando em regime simplificado e passando recibos a apenas 2 ou 3 entidades diferentes sempre fiz eu até agora, acham que se justifica pagar 90€ (foi o que me pediram) a um TOC entrando neste regime de IVA? É que parece que não são quase 10% anuais dos meus rendimentos.

Muito obrigado pela ajuda.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

Only 75 emoticons maximum are allowed.

×   Foi criada uma pré-visualização automática a partir da ligação que colocou.   Mostrar apenas como ligação

×   Your previous content has been restored.   Clear editor