Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
soniawon

Diferença entre IRS e rentenções na fonte

7 publicações neste tópico

Olá,

Gostaria de pedir o seguinte esclarecimento: qual a diferença entre IRS e retenção na fonte?

Segundo o que eu entendo, o IRS é o imposto que qq pessoa / entidade terá de pagar ao estado dependendo do seu rendimento num determinado ano.

As retenções na fonte não são mais do que "adiantamentos" desse mesmo imposto que ainda não foi calculado (só o será no ano seguinte).

Por favor, será que me consegue explicar a diferença melhor?

Obrigada

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá Sónia

Eu acho que acabaste por dar a resposta a ti própria, no meu entendimento é isso mesmo :D

IRS é o Imposto Sobre Rendimentos por isso..

A diferença para a declaração de IRS é que podemos utilizar parcelas para abater ao imposto descontado, p.e. despesas de saúde, e outros benefícios que o estado concede, ou seja, o estado permite que alguns desses impostos não sejam tidos em conta no calculo final.

Se disse alguma barbaridade, agradeço que me corrijam :D

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Basicamente e´ isso. A vantagem das retençoes na fonte e´ teres que evitar pagar centenas ou milhares de euros de imposto de uma vez no ano seguinte...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A desvantagem é que não podes ter esse dinheiro a render no banco...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

IRS  é o imposto sobre o rendimento das pessoas singulares

Retenção na fonte (IRS) - adiantamento de imposto que será deduzido aquando do cálculo do imposto anual, que como o proprio nome indica, feita na fonte (origem) onde se obtiveram os rendimentos

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa Tarde.

Gostaria de esclarecer umas dúvidas relativas à minha situação.

Em Outubro do ano passado trabalhei a recibos verdes e passei um único recibo (valor cerca de 800 €).

Desde aí tenho estado a trabalhar com contrato que termina no final deste mês.

No proximo mês voltarei a trabalhar a recibos verdes e o rendimento será 500€ (com a possibilidade de chegar aos 600 €).

Calculo que para o IRS não tenha que fazer os descontos.

Em relação à Segurança Social (penso que a partir em outubro terminará o periodo de isenção), terei direito a alguma redução? o que deverei fazer?

Obrigada!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sara..

Antes de mais bem vinda ao forum..

Relativamente aos recibos verdes para o que fazes parece-me que seria melhor usares o Acto Isolado, é que o recibo verde vais sempre ser taxada de acordo com a colecta minima (3125€ +-), tenhas passado 1€ ou 3125€ em recibos o valor sobre o qual incide o imposto é sempre 3125€.. Poderá nem te compensar trabalhar.

Quanto à Seg. Social, se estiveres a descontar por conta de outrém, basta-te comunicar à Seg. Social e enquanto estiveres a descontar por conta de outrém não pagas nada...

Verifica bem isso ao nivel do imposto, porque por um rendimento tão baixo, podes estar literalmente a trabalhar para aquecer ou até para perder €€€.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0