Miguel Cruz Azevedo

Acções com dividendos

14 publicações neste tópico

Boa tarde,

Antes de mais peço desculpa se este tópico está repetido mas não consegui encontrar a informação que estou á procura.

Neste momento estou a pensar investir em acções nacionais de empresas que paguem dividendos ao fim do ano. Penso isto porque penso que o valor das acções irá subir no medio/longo prazo e anualmente estaria a receber dividendos para re-investir em mais acções. 

Estou correcto? É uma manobra segura?

Assumindo que sim, onde posso efectuar esta compra?

Desde já o meu obrigado.

Cumprimentos.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Estares a cingir-te ao mercado nacional é muito restritivo e, de certa forma, mais susceptível a riscos mais elevados. Isto porque embora exista uma certa expectativa do mercado bolsista se valorizar no muito longo prazo, o mercado português é muito pequeno e a reprodução do comportamento esperado pode ser mais improvável. Esta expectativa aplica-se a uma carteira diversificada, não quando se faz stock picking.

Quanto a investir em acções que distribuem dividendos, tem o problema acrescido da fiscalidade, uma vez que os dividendos distribuídos são taxados na tua esfera pessoal, o que te deixa menos dinheiro para reinvestir, o que pode não acontecer (ou pelo menos ser atenuado) num fundo de investimento ou algo do género.

1

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Uma questão a quem puder responder: Dividendos de ações europeias também têm dupla tributação ou são apenas tributadas na origem ou em sede de IRS em Portugal?

obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Um investimento numa conta a prazo também não está sujeita a taxa de 28%?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
há 3 horas, marafade disse:

Um investimento numa conta a prazo também não está sujeita a taxa de 28%?

Sim, os juros estão. 

A 10/7/2016 at 23:31, Xeque disse:

Uma questão a quem puder responder: Dividendos de ações europeias também têm dupla tributação ou são apenas tributadas na origem ou em sede de IRS em Portugal?

obrigado

Os dividendos são tributados cá em Portugal (para os residentes, pelo menos). Em princípio não deveriam ser tributadas no estrangeiro porque existem vários mecanismos para anular essa dupla tributação, se forem devidamente aplicados.

1

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
há 2 minutos, Pedro Pais disse:

Sim, os juros estão. 

Para quem está como eu a tentar perceber esta lógica de investimento faz-me alguma confusão.

Exemplo: tenho depositados a prazo 5000€ num horizonte temporal de 5 anos a 1%; esta aplicação gera-me 255€ de juros. Tenho então que entregar ao estado 71€ (28%)?

"Perdi" 5 anos para juntar 255€ e acabo com um valor de 184€! Perco sensivelmente 15€ por ano.

Acho um valor enorme... sobretudo porque do que tenho visto, as taxas de juro não andarão muito longe disto. Na melhor das hipóteses para uma taxa de 2.5% temos uma TAEL de 1.7%.

Pessoalmente faz-me confusão beneficiar o estado num esforço que é só meu e que é suposto beneficiar apenas 2 intervenientes: eu e o banco a quem empresto o dinheiro.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
há 1 hora, marafade disse:

Para quem está como eu a tentar perceber esta lógica de investimento faz-me alguma confusão.

Exemplo: tenho depositados a prazo 5000€ num horizonte temporal de 5 anos a 1%; esta aplicação gera-me 255€ de juros. Tenho então que entregar ao estado 71€ (28%)?

"Perdi" 5 anos para juntar 255€ e acabo com um valor de 184€! Perco sensivelmente 15€ por ano.

Acho um valor enorme... sobretudo porque do que tenho visto, as taxas de juro não andarão muito longe disto. Na melhor das hipóteses para uma taxa de 2.5% temos uma TAEL de 1.7%.

Pessoalmente faz-me confusão beneficiar o estado num esforço que é só meu e que é suposto beneficiar apenas 2 intervenientes: eu e o banco a quem empresto o dinheiro.

Pois… se bem que se for um depósito a prazo com data de vencimento e pagamento de juros a 5 ou mais anos tem uma redução no imposto que é retido.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Para 16%?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

>=5 anos e <8 anos: exclui-se de tributação 1/5 dos juros

>=8 anos: exclui-se de tributação 3/5 dos juros

1

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
A 18 de outubro de 2016 at 15:44, Pedro Pais disse:

Sim, os juros estão. 

Os dividendos são tributados cá em Portugal (para os residentes, pelo menos). Em princípio não deveriam ser tributadas no estrangeiro porque existem vários mecanismos para anular essa dupla tributação, se forem devidamente aplicados.

Obrigado pela resposta.

Quando fala em mecanismos refere-se aos acordos bilaterais? Tirando o código tributário ( que é praticamente impossível de entender) sabe me indicar algum local/site em que possa encontrar essa informação sem ser escrita no "dialeto" utilizado pelos finalistas?

Agradeço desde já a atenção.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
há 1 hora, Xeque disse:

Quando fala em mecanismos refere-se aos acordos bilaterais?

Sim, às convenções para evitar a dupla tributação, embora várias incluam alguma tributação no estrangeiro sobre os dividendos, sendo que mesmo assim pode ser possível deduzir à colecta de IRS.

Sobre o site, escrevemos frequentemente sobre estes temas em http://www.financaspessoais.pt/ 

Tem alguma sugestão de temas concretos que gostaria de ver?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
A 28 de outubro de 2016 at 10:59, Pedro Pais disse:

Sim, às convenções para evitar a dupla tributação, embora várias incluam alguma tributação no estrangeiro sobre os dividendos, sendo que mesmo assim pode ser possível deduzir à colecta de IRS.

Sobre o site, escrevemos frequentemente sobre estes temas em http://www.financaspessoais.pt/ 

Tem alguma sugestão de temas concretos que gostaria de ver?

Obrigado pelo seu interesse.

Seria interessante um post com um hipotético caso concreto de compra de ações estrangeiras. Até podia ser de um dos mercados europeus da euronext, mostrando passo a passo como fazer a declaração dos dividendos ou mais-valias e como preencher os formulários dos acordos de dupla tributação.

A documentação on-line das autoridades fiscais é extremamente vaga e confusa e tenho a certeza que serão muitos os que evitam investir em papéis fora de Portugal por não se sentirem à vontade com todas as burocracias necessárias para evitar a dupla tributação.

Fica a sugestão é uma vez mais o meu agradecimento.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead