cell

Combustível - como poupei "qualquer coisinha"

13 publicações neste tópico

Olá a todos(as),

Antes de mais devo dizer que sou novato aqui neste fórum, pelo que começo por agradecer ao autor e participantes toda a informação disponibilizada e, no fundo, ajuda, para que todos saibamos como melhor gerir as nossas finanças privadas.

Este é, concerteza, um fórum que passarei a acompanhar assíduamente.

Gostaria de contribuir com uma experiência pessoal ao nível de poupança no consumo de combustível, que se enquadra perfeitamente neste sub-tópico. Permitam-me o enquadramento:

- Tenho um automóvel a gasóleo (comprado na altura em que, de certa maneira, ainda compensava em relação aos de gasolina), com cilindrada 1900cc e cerca de 150cv de potência.

- Faço diariamente 35km (20 autoestrada e 15 cidade), duas vezes ao dia.

- Um dos extras na altura era o Cruise Control (mais à frente mostrarei a relevância) que, no meu veículo - e confesso que nunca experimentei outros, mas o princípio é semelhante - permite a condução de um modo "semi-automático" a uma determinada velocidade definida, cabendo aos sistemas electrónicos do automóvel a manutenção da mesma, de forma automática.

Com o (cada vez maior) crescimento das tarifas de combustível, comecei a pensar em formas de poupar nos consumos, tentando alterar hábitos de condução. Não tinha consumos muito  elevados (cerca de 6-6.5 litros/100km) mesmo quando não me escusava a acelerar um pouco mais para além dos limites (sim..confesso  ;)).

Assim, não contando com os famosos tickets de desconto que os hipermercados "oferecem" (que dão uma grande ajuda), lá tentei encontrar uma maneira de, colocando o mesmo número de litros, "esticá-los" ao máximo e tentar baixar dos 6l/100km. Infelizmente, no início não consegui, por mais que tentasse ("paciência" - pensei - ,"o consumo até nem é muito mau")