Ir para o conteúdo
MissPastel

Tio sem filhos mas com cônjuge e irmão

Recommended Posts

MissPastel    0
MissPastel

Olá,

O meu Tio morreu a semana passada. Com esta morte surgiram algumas duvidas sobre as heranças.

Ele era casado há mais de 40 anos e não tinha filhos. O pai dele (meu avô) morreu há cerca de 7 anos. O meu pai (seu irmão) está vivo e é o familiar mais próximo. Não sei qual o regime de casamento com a mulher, mas sei que ela já tinha um filho, por isso, só podem ter casado por regime de adquiridos ou separação de bens.

O que queria perceber, é se a mulher dele é a unica herdeira ou se o meu pai (irmão do falecido) deve de receber parte da herança. 

No caso da casa e terrenos do meu avô, que há 7 anos passaram para os 2 filhos (meu tio e meu pai), vão agora passar a parte do meu tio para a sua mulher, ou ela não tem direito a nada porque afinal as heranças anteriores não passam entre casamentos?

Espero que me consigam ajudar,

Obrigada!

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
ruicarlov    511
ruicarlov

Não, o seu pai não tem direito a nada.

Os primeiros familiares a serem chamados à herança são o cônjuge e os filhos. Apenas se não houver nenhum destes é que são chamadas outras pessoas (ascendentes, irmãos, etc.)

Logo é à mulher dele que cabe a herança na sua totalidade, a menos que haja testamento em contrário.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
MissPastel    0
MissPastel

Muito obrigada pela resposta!

A sério?!...

Mesmo as casas e terrenos do meu avô, passam para ela? Então quer dizer que ela vai herdar a 100% as coisas que o meu avô deixou em nome do meu tio?... Pensava que nos casamentos, os cônjuges não herdavam heranças?! Como pode ser isso? Existe artigos na lei que especifiquem isso?

Obrigada,

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
ruicarlov    511
ruicarlov

Basta ler o Direito das sucessões do código civil (artº 2133).

Os herdeiros legitimários têm a seguinte hierarquia:

1) Cônjuge e descendentes; 
2) Cônjuge e ascendentes; 
3) Irmãos e seus descendentes; 
4) Outros colaterais até ao quarto grau; 
5) Estado

Logo os únicos herdeiros que estão ao nível do cônjuge são os descendendes (ou ascendentes caso não haja descendentes). Os irmãos são apenas a 3ª linha de sucessão.

O que aliás faz todo o sentido. Pelo falecimento do seu avô, os bens dele já foram repartidos entre os dois filhos. A partir dessa altura já não faz sentido legal falar nos terrenos do seu avô. Passaram a ser os terrenos do seu pai e os terrenos do seu tio.

Logo não é correcto dizer que a mulher dele está a herdar a herança do seu avô. Na realidade, o que acontece é que ela herda os bens que perteciam ao marido, o que faz todo o sentido.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
MissPastel    0
MissPastel

Obrigada uma vez mais pela resposta. Desculpa estar a ser tão chata, mas existem algumas coisas que não percebo.

Existem 3 formas gerais de regime de casamento, certo? Antes então de saber se é o cônjuge que vai herdar, não se deve de conhecer a forma do regime de casamento?

Ainda há pouco disse-me "Os primeiros familiares a serem chamados à herança são o cônjuge e os filhos. Apenas se não houver nenhum destes é que são chamadas outras pessoas", o que está em conformidade com o 1º ponto do artigo 2133. (Cônjuge e descendentes). O que aqui não percebo, é porque aparece 2 vezes o cônjuge. Porque se já tinha sido chamado no 1º ponto, porque vai ser chamado novamente no 2º ponto? Imaginando que o cônjuge não existia, então porque é novamente chamado no 2º ponto? Parece-me que a lei não é clara, certo?

Obrigada pela atenção,

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
ruicarlov    511
ruicarlov

Os regimes de casamento podem realmente ter importância em quanto o cônjuge herda, mas para o seu caso em particular é indiferente.

Deixe-me dar um exemplo: se os dois tivessem casados com comunhão de bens, metade dos terrenos pertencia automaticamente à esposa, mesmo em vida do seu tio. Após a morte deste, apenas a metade dele é que ia ser distribuída pelos herdeiros, nos quais se incluía a mulher, que recebia uma parte adicional para além da metade que já detinha. Num casamento com separação de bens, os bens continuam a pertencer ao seu tio até que este faleça. Nessa altura faz-se a divisão pelos herdeiros. Em caso de haver mais do que um herdeiro, a mulher sai mais beneficiada no regime de comunhão do que no de separação de bens. Mas quando o único herdeiro é a mulher, o regime de casamento torna-se indiferente.

Quanto à questão de o cônjuge aparecer duas vezes, se ler o resto do artigo 2133º, está lá explicado isso. Havendo descendentes e cônjuge, os bens são repartidos entre eles, e os ascendentes não recebem nada. Mas se por acaso não houver descendentes, os ascendentes ficam ao mesmo nível do cônjuge, ou seja, a herança passa a ser repartida entre esses membros. Por outras palavras, o cônjuge só fica com a herança totalmente para si se não houver nem descendentes nem ascendentes. É por isso que é chamado duas vezes, para cobrir as duas situações.

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Paste as plain text instead

Only 75 emoticons maximum are allowed.

×   Foi criada uma pré-visualização automática a partir da ligação que colocou.   Mostrar apenas como ligação

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

FinancasPessoais.pt

Subscreva a newsletter e tenha acesso a todas as novidades do grupo de sites FinancasPessoais.pt e a conteúdos exclusivos.

Os sites FinancasPessoais.pt respeitam a sua privacidade e vontade:

Não mostrar mais esta caixa