Céline

Reforma recibos verdes

13 publicações neste tópico

Boa noite, 

Sou trabalhadora independente e emito vários recibos verdes para vários clientes na área da formação, educação. 

Neste momento ainda tenho isenção da segurança social, mas em breve gostaria de descontar para obter uma reforma no futuro. 

Para trabalhadores independentes como é realizado o cálculo? 

Por exemplo para obter uma reforma de 1000  €. Quanto tenho que pagar mensalmente à segurança social. Qual é taxa para recibo verde? O valor base é o valor ilíquido indicado no recibo verde? 

Muito obrigada a todos e a todas. 

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigada pela atenção.

Já dei uma vista de olhos no site da segurança social.

Mas não encontrei qual é taxa que se aplica para os recibos verdes.

Presume que deve ser os 34,75% sobre o valor ilíquido, mas não consigo obter esta informação em lado nenhum.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Muito obrigada! Já dei uma vista de olhos afinal a taxa é de 29,60%.

Muito obrigada! 

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Também percebeu como se processa o enquadramento nos escalões?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não tenho bem a certeza mas ao que parece, processa se em função do IAS? 

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Todos os anos, em Outubro, é calculado com base nos rendimentos do ano anterior, o escalão para vigorar entre Novembro e Outubro do ano seguinte.

Conforme o tipo de rendimento, vendas e/ou serviços, é aplicado 20% e 70% respectivamente, para apuramento do rendimento relevante. Depois é encontrado o duodécimo desse rendimento relevante (rendimento relevante / 12). Conforme o resultado, é enquadrado no escalão logo abaixo desse duodécimo (tem a tabela dos escalões no link que eu deixei anteriormente).

Imaginemos que o valor dos serviços em 2015 foi 9000 €, então 9000 x 70% = 6300. 6300 / 12 = 525. Escalão abaixo = 1º escalão 1x419,22 €. O 2º escalão é 1,5 x 419,22€ = 628,83 €. Logo o escalão abaixo dos 525 é o 1º.

Depois é-lhe comunicado, pela segurança social, o escalão em que se ficou enquadrado. Tem um prazo para reclamar (caso esteja mal calculado) ou escolher um dos dois escalões acima ou abaixo. No exemplo anterior, pode escolher até ao 3º escalão (2 acima).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Muito obrigada pela sua ajuda! Vou ligar para a segurança social em outubro porque já me informaram que nao costuman enviar a informação.

mais uma vez obrigada esta mais claro agora !

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Normalmente enviam por e-mail.

Mantenha atualizados os dados de registo na segurança social direta.

Só mais um pormenor: O valor da contribuição resulta da aplicação da taxa ao valor do escalão (Ex: 1º escalão = 419,22 x 29,60% = 124,09 €).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigada pela informação.

Estive a analisar as respostas.

No caso de pagar 124,09€ mensalmente, tendo por base os 419,22€, o valor da reforma grosso modo  (tenho noção que existem outros parâmetros, como o numero de anos por exemplo) será de 419,22€? Não sei se entendi bem.

Mais uma vez obrigada a todos e a todas.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A pensão nunca é 100% da remuneração de referência. No máximo é 92% para carreiras longas (40 ou mais anos) com rendimentos baixos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia,

Obrigada pela informação. Já entendi agora!

Terei de pagar quantias consequentes para obter uma reforma digna.

Obrigada!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead