Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
Visitante anonimo

Ações da empresa ganhas no estrangeiro

6 publicações neste tópico

Recebi unidades de acções restritas (penso que seja este o nome em português, RSU em inglês) da minha empresa e estou também inscrito no ESPP (https://en.wikipedia.org/wiki/Employee_stock_purchase_plan) da mesma empresa. Sou colaborador com contrato nacional e as ações são em dólares. Uma vez que o meu corretor é estrangeiro e tem acordo com Portugal, não aplicou quaisquer impostos sobre as ações.

De que forma é que as poderei declarar no IRS? Declaro o preço de compra de 0€ e o de venda o preço que as vendi? Pelo que percebi o preço de compra será o preço das ações quando as recebi mas não entendo porque é que não é tributado 28% sobre as ações que recebi "do nada".

Obrigado

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas,

A tributação é efetuada sobre a mais valia. A mais valia corresponde ao Preço de Venda - Preço de Compra - Custos (compra+venda).

Depois podes optar por tributar esses rendimentos de forma autonoma (a tal taxa de 28%) ou podes optar por englobar nos restantes rendimentos e aí aplica-se a taxa apurada para o conjunto de rendimentos.

Só há mais valia após a venda. Se recebeste 100 e vendeste 50, só declaras a venda de 50 no anexo J.

Cumprimentos,

M

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Porque razão é no anexo J? Eu tenho um comprovativo do recebimento do valor total das ações em como recebi X EUR do contribuinte da empresa sediada em Portugal.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

E ainda não percebi algo porque não sou tributado pelas ações que recebi? O que impede da empresa de me pagar o salário em ações?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
On 26/08/2016 at 7:31 PM, Guest anonimo said:

E ainda não percebi algo porque não sou tributado pelas ações que recebi? O que impede da empresa de me pagar o salário em ações?

Mas é tributado pelas ações que recebeu. Assim que as vende, se o custo de aquisição foi a preço zero, o valor monetário das ações que recebe vai ser tributado em 28% no ano que as vende. Como foi dito aqui anteriormente, tem de declarar os valores de aquisição e venda no anexo J, e vai ser tributado sobre essa diferença.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
há 22 horas, ruicarlov disse:

Mas é tributado pelas ações que recebeu. Assim que as vende, se o custo de aquisição foi a preço zero, o valor monetário das ações que recebe vai ser tributado em 28% no ano que as vende. Como foi dito aqui anteriormente, tem de declarar os valores de aquisição e venda no anexo J, e vai ser tributado sobre essa diferença.

Mas quando eu as recebo, o custo de aquisição das mesmas são, por exemplo, $50. Ou seja, a empresa é que me ofereceu 100 ações a $50 dólares cada. Eu depois vendia-as de imediato a $51 cada. Significa que terei inserir 2 operações no IRS? Uma de 0 para 50 e outra de 50 para 51.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0