Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
BeatrizSilva

Como interpretar

2 publicações neste tópico

Boa tarde

Iniciei actividade há pouco tempo, ainda não passei nenhum recibo verde. Fiz a seguinte questão às Finanças e obtive a seguinte resposta:

Questão:  Abri actividade que consiste na prestação de serviços veterinários a clínicas veterinárias. Calculei que no meu 1º ano de actividade os meus rendimentos não irão superar os 10 mil euros brutos, pelo que estaria isenta de IVA. Desta forma não cobro IVA ao consumidor final? 
Os consumidores finais são clínicas veterinárias.

Resposta: Verifica-se, no sistema de registo de contribuinters, que se encontra enquadrada, para efeitos de IVA, com a atividade de "Atividades Veterinárias", no regime normal de tributação com periodicidade trimestral desde 2016.05.02. Este enquadramento resultou do facto de ter indicado como previsão de volume de negócios, convertido em volume de negócios anual correspondente (nos termos do nº 4 do art. 53º do CIVA), não reunir as condições de beneficiar do regime especial de isenção do art. 53º do CIVA. Assim, desde a referida data (2016.05.02) está obrigada a liquidar ("cobrar") o IVA (à taxa de 23%), nas prestações de serviços que realiza. Está ainda obrigada ao apuramento do imposto a entrgar nos cofres do EStado, efetuado através das respetivas declarações periódicas (DP), a submeter, obrigatóriamente, via internet (no portal das finanças, em Serviços»Entregrar»Declarações»IVA»Declaração Periódica) no prazo do art. 41º do CIVA, ou seja, até ao dia 15 do 2º mês seguinte ao respetivo trimestre. O imposto apurado na DP é pago nos mesmos prazos. 

1º penso que me enganei a preencher a declaração de início de actividade pois considerei que iria receber 9500€ de 02-05-2016 a 02-05-2017, mas penso que eles se referiam até ao fim do ano civil...  Por isso tenho que cobrar o IVA....

Todavia não compreendo o que querem dizer com "apuramento do imposto a entrgar nos cofres do EStado"... Alguém me poderá esclarecer de forma muito simplista?

Obrigada!!

Editado por BeatrizSilva
0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O que querem dizer é que terá de fazer um apuramento (calculo com demonstração), através da entrega de um declaração periódica do IVA, do valor do IVA a entregar ao estado.

Esse valor a entregar resulta da subtração do iva dedutível ao iva liquidado.

IVA liquidado = iva cobrado nas faturas aos clientes num dado período (trimestre).

IVA dedutível = iva de compras / despesas / investimentos essenciais para desenvolver a atividade, que nos cobram nas aquisições num dado período (trimestre).

A demonstração desse apuramento faz-se no preenchimento da tal declaração periódica, na qual através do preenchimento dos campos correspondentes, vai declarar o iva liquidado e dedutível e o resultado apurado.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0