Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
Visitante Tatiana CP

IRS - divergência da morada fiscal

3 publicações neste tópico

Faço parte dos 4% de contribuintes sem reembolso do IRS referente a 2015. Mas o meu contacto não se prende com os atrasos, mas com a divergência que foi atribuída à minha primeira declaração. A minha morada fiscal está localizada na Região Autónoma dos Açores, de onde sou natural. No entanto, sou médica, Interna de Formação Específica, ou seja, fui colocada através da ACSS, entidade do Ministério da Saúde, para tirar a minha especialidade em Coimbra, tendo a possibilidade de fazer estágios em todo o território nacional e no estrangeiro. No ano anterior, como Interna do Ano Comum, tive todos os meus rendimentos auferidos através do Centro Hospitalar de Coimbra, tendo entregue comprovativos de arrendamento de quarto na mesma cidade. Portanto, aquando da entrega da declaração de IRS (13/04/2016) assinalei a Região Autónoma dos Açores como morada fiscal, uma vez que sou residente e tenciono regressar aos Açores, tendo regalias associadas, nomeadamente nas tarifas de transporte aéreo. No entanto, recebi notificação electrónica em como deveria alterar a residência fiscal para o continente, apesar de ter justificado a minha situação, como o estou a fazer de momento. Não obstante todos os meus esforços tive mesmo de entregar uma declaração de substituição (no dia 03/06, pelo que consideram fora do prazo...).

A minha questão prende-se com a legalidade dessa exigência, uma vez que ao alterar a minha morada fiscal, perco regalias, além de ter de alterar posteriormente novamente a morada aquando do meu regresso aos Açores. Para não falar da diferença significativa do valor de reembolso que rondará os 1000 euros.

Agradeço desde já a sua atenção.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites