Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
Visitante 0B0

CH + novo CH

7 publicações neste tópico

BTarde,

Sigo o Fórum há relativamente pouco tempo, fruto da procura de informação para a questão que justamente vou colocar.

Mais acrescento que já devorei quase todos os tópicos aqui existentes, e que considero este tipo de fórum, quer pela quantidade e qualidade de explicações um verdadeiro serviço à comunidade, que muito deve ser louvado.

A questão com que me deparo é a seguinte, tenho um CH (HPP) de um imóvel que se encontra arrendado, cumprindo com as obrigações devidas às Finanças.

O valor é de 140 mil (120 CH + 20 MO), com um spread de 0,5, euribor 3M e prazo de 45 anos. Foi celebrado em 2007.

De momento vivo em casa alugada, mas estou bastante contente com ela, e caso consiga alcançar acordo para a sua compra, teria de fazer um novo CH.

Questões:

Será que me dão um novo CH tendo já um outro? O facto de a casa estar permanentemente arrendada (nunca esteve mais de um mês para arrendar entre inquilinos, por valores que superam os custos da sua aquisição, mais os custos do arrendamento, mais impostos, condomínio etc), servirá para permitir que me seja concedido este novo CH?

Se fizer o CH no mesmo banco do 1º CH, será que vão querer mexer no spread contratado por ela passar a 2ª habitação? Ou deverei isso sim contratar o novo CH como 2ª habitação? Ou para ultrapassar esta situação deverei fazer o novo CH num outro banco e não comunicar nada ao do 1º CH?

Com as finanças penso não existir qualquer problema, visto que quando comuniquei o arrendamento da casa do 1º CH não actuaram face a ter deixado de ser HPP, e como já passaram mais de 5 anos da compra, penso já não me poderem cobrar qualquer valor devido a essa alteração, certo?

O Valor da nova casa seria de 150 mil, tendo uma avaliação de (cerca de) 177 mil.

Espero ter sido conciso e claro o suficiente para poder receber alguma opinião.

Agradeço antecipadamente

0B0

PS: Depois de tudo o que li por aqui, já percebi que devia ter indo amortizando o 1º CH, nem que fosse com valores de 1000€ anuais. Como não posso mexer no prazo (fiz asneira em pedir tanto tempo) sem renegociar o spread, tinha ideia que mais valia investir em DP do que ir amortizando o empréstimo. Graças a este fórum percebi o quão enganado estava.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bdia,

Como não tive nenhuma resposta questiono:

É por não me encontrar resgistado no forum ou por me ter explicado mal?

0B0

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

obviamente que tudo depende dos seus rendimentos, embora teoricamente a casa arrendada se possa pagar a ela própria, na prática é mais um valor elevado que tem em divida que pode colocar o banco de pé atras num segundo crédito

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Btarde,

Agradecido pela resposta.

E concretamente esta parte da questão:

Se fizer o CH no mesmo banco do 1º CH, será que vão querer mexer no spread contratado por ela passar a 2ª habitação? Ou deverei isso sim contratar o novo CH como 2ª habitação? Ou para ultrapassar esta situação deverei fazer o novo CH num outro banco e não comunicar nada ao do 1º CH?

Tem opinião? Alguém identifica o "mais usual de ocorrer"?

Obrigado

0B0

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

BDia de novo,

Ando a pensar em fazer o 2º CH numa entidade distinta de onde tenho o 1º CH.

Posso pedir crédito para HPP apesar de já ter um outro para o mesmo fim? E em termos de finanças terei problemas por esse facto?

Existe risco do banco do 1º CH poder saber que tenho o outro crédito? E se sim, quais as consequências? 

(O facto de já ter entregue documentação no banco do 1º CH onde constavam rendimentos de rendas desse mesmo CH pode servir para eu alegar que já tinham conhecimento desse facto?).

Por ora fico por estas questões,

Agradeço quaisquer ajudas que me possam dar.

0B0

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

pode fazer os créditos habitação que quiser, o único limite é a sua capacidade de endividamento.

o problema é que só pode ter uma habitação permanente, e os crédito tem condições para habitações permanentes e condições para habitações secundárias.

por isso se o banco do 1º crédito descobrir que já não está a morar naquela habitação, poderá subir-lhe o spread. se é fácil eles descobrirem isso? não sei

não se esqueça das condições em que fez o 1º crédito, se era preciso domiciliar o ordenado, agora ao fazer o segundo crédito se tirar o ordenado do 1º banco eles tambem podem subir-lhe o spread.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Uma pessoa conhecida que trabalha numa imobiliária e que não é parte interessada diz-me que os bancos fecham os olhos a essas situações numa lógica "hoje fecho eu os olhos pois amanhã podes ser tu a fechá-los". Não sei se isto é mesmo assim ou não.

A verdade é que o banco do meu 1º CH me envia a correspondência para a habitação alugada onde resido, e já lá fiz dois créditos automóveis, tendo tido de enviar o meu IRS onde se encontra como morada fiscal a habitação onde resido (alugada) bem como as rendas recebidas do 1º CH que entretanto arrendei. Isto não pode servir de argumento para eu alegar que tiveram conhecimento da alteração do contrato e tinham um ano para actualizar as condições, ano esse que há muito já passou?

Em relação à domiciliação do ordenado, estava a pensar em ser a minha mulher (que não é parte no 1º CH) a domiciliar lá o seu ordenado, e a ficar ela com o cartão de crédito que habitualmente impõem.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0