Lsobral

Prazos entre as várias etapas do crédito habitação

6 publicações neste tópico

Bom dia.

Estou a alguns dias de tomar uma decisão importante, e por isso preciso de algumas informações/opiniões.

Qual o prazo/previsão de envio da Nota de Liquidação do IRS após a declaração ter sido entregue e dada como Certa?

Qual o prazo que um banco demora entre o pedido de crédito e a resposta ao cliente?

Quanto tempo demora entre a concessão do crédito e a escritura? --- Sei que isto depende da existência/pedido de alguns documentos, será que demora muito? Ou será mais rápido de a casa a comprar pertencer a uma empresa do mesmo grupo que o banco? Neste caso, Imocaixa e Caixa Geral de Depósitos.

Durante a próxima semana tenho que apresentar uma proposta sobre um imóvel, mas tenho algum receio que os prazos entre o contrato promessa compra e venda e a escritura não sejam suficientes para tratar de tudo. Já submeti o IRS (dia 18 de Abril) e ainda não tenho a Nota de Liquidação, e por isso ainda não pedi o crédito... E não sei quanto tempo vai demorar, por isso tenho receio que demore muito tempo e depois não consiga cumprir o prazo de 120 dias entre o contrato promessa e a escritura...

Qual a vossa opinião?

Obrigado

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Qual o prazo/previsão de envio da Nota de Liquidação do IRS após a declaração ter sido entregue e dada como Certa?

Se nao me engano, quando submetes a declaraçao aparece uma mensagem a avisar que pode levar um par de dias uteis. Tu submetes-te-a num fim de semana, tens que ter um pouco de paciencia, os funcionarios das Finanças nao trabalham todos os dias da semana ;)

Qual o prazo que um banco demora entre o pedido de crédito e a resposta ao cliente?

Ha casos em que leva poucos dias, ha casos de meses. Pelo que percebi de outras mensagens tuas sobre este caso, acho que o banco pode queimar algumas etapas e e´ capaz de ser bem rapido, no teu caso...

Quanto tempo demora entre a concessão do crédito e a escritura? --- Sei que isto depende da existência/pedido de alguns documentos, será que demora muito? Ou será mais rápido de a casa a comprar pertencer a uma empresa do mesmo grupo que o banco? Neste caso, Imocaixa e Caixa Geral de Depósitos.

Em teoria, podes receber a autorizaçao do banco de manha e fazer a escritura `a tarde. Na pratica, tipicamente so se marca a escritura depois de se saber se se vai conseguir mesmo pagar a casa ou nao. E isso, dependendo das conservatorias, tambem pode ser feito quase de um dia para o outro ou podes ter que esperar algumas semanas ate teres uma vaga...

Durante a próxima semana tenho que apresentar uma proposta sobre um imóvel, mas tenho algum receio que os prazos entre o contrato promessa compra e venda e a escritura não sejam suficientes para tratar de tudo. Já submeti o IRS (dia 18 de Abril) e ainda não tenho a Nota de Liquidação, e por isso ainda não pedi o crédito... E não sei quanto tempo vai demorar, por isso tenho receio que demore muito tempo e depois não consiga cumprir o prazo de 120 dias entre o contrato promessa e a escritura...

Qual a vossa opinião?

Ha uma coisa que ainda nao percebi - tu ainda vais licitar um imovel, mas ja estas preocupada em ter o credito? Ainda nem sabes se a tua proposta vai ser a vencedora! ;)

Eu nao percebo muito das papeladas para pedir o emprestimo - felizmente nao tenho nenhum :)

Mas confirma com o banco qual e´ exactamente o papel que precisas. Nao basta o comprovativo de entrega da declaraçao do IRS (que aparece, julgo eu, depois de validada centralmente)? Da´ um pouco mais de trabalho mas tem tudo para o Banco fazer as contas... Se tiveres IRS a receber e tiveres metido a declaraçao pela net o governo este ano garante que sera paga ate 1 mes depois do fim do prazo. Ou seja, a nota de liquidaçao deve chegar bem antes, seguramente. Se tiveres que pagar e´ bem possivel que so´ chegue la´ para Agosto, como de costume... nao me lembro se e´ possivel obte-la pela Net antes disso... No limite podes sempre ir `as Finanças pedir se te passam alguma declaraçao para esse efeito.

Mas acho que devias mesmo contactar o banco no sentido de esclarecer essas duvidas todas e por mais outro motivo - se o gerente de conta te conhecer, souber as tuas preocupaçoes e ficar logo com a ideia que es uma pessoa de bem, se a coisa tiver que chegar a esse ponto, mais facilmente se contornam alguns requisitos. Agora, se ninguem no banco te conhecer de lado nenhum, `a minima contrariedade arriscas problemas, claro esta...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Desde já o meu obrigado.

Se nao me engano, quando submetes a declaraçao aparece uma mensagem a avisar que pode levar um par de dias uteis. Tu submetes-te-a num fim de semana, tens que ter um pouco de paciencia, os funcionarios das Finanças nao trabalham todos os dias da semana ;)

Neste caso a minha dúvida é entre a validação central e o envio pelo correio da Nota de Liquidação... e como eu sou dos casos que tenho que pagar uma boa maquia ao estado... só devo receber lá para o Verão...

Ha uma coisa que ainda nao percebi - tu ainda vais licitar um imovel, mas ja estas preocupada em ter o credito? Ainda nem sabes se a tua proposta vai ser a vencedora! ;)

Pois a minha preocupação prende-se com o facto de que, fazendo a licitação, quero que seja realista, ou seja, quero que seja concretizável. Seria muito aborrecido licitar, ser a proposta escolhida e depois não ter condições para a concretizar. Estou a tentar evitar esta situação. Quero licitar apenas se verificar que consigo efectivar a proposta que fizer... :D --- E sei que tenho fortes hipóteses de ser a proposta vencedora, pois somos apenas dois interessados no imóvel e um "passarinho" já me contou mais ou menos quanto é que a outra pessoa vai licitar... aliás, em conversa com a outra pessoa ela também me disse a mim quanto iria licitar (mas podia ser apenas bluff)...

Já contactei o banco e até já fiz simulações (com base nos rendimentos de 2008), mas só fui informada de que o imóvel iria a concurso depois de ter ido ao banco (fui ao banco na sexta de manhã e soube que tinha que licitar na sexta às 19:00) e acontece que estou a trabalhar longe da minha terra, logo do "meu banco" e do "gestor de conta" ou "gerente" que me conhece... por isso não tenho hipótese de ir ao banco fazer estas perguntas todas pessoalmente... pelo menos ao que eu conheço... e suponho que se fizer as perguntas noutra agência do mesmo banco onde ninguém me conheça que me irão dizer que sou obrigada a ter a Nota de Liquidação na altura de pedir o crédito.

Amanhã logo cedinho vou ligar para lá e tentar lembrar-me das perguntas todas...

Mas mais uma vez obrigado pela sua resposta, pois tenho até sexta-feira que vem para apresentar a minha proposta e se não conseguir reunir as informações todas que preciso, não sei se apresento...

Será que existem penalizações para quando se apresenta uma proposta e depois não se consegue concretizar?

Sei que depois de assinar o contrato promessa não há nada a fazer e sim, há penalizações, mas antes, será que há?

As minhas melhores saudações.

Liliana Sobral

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa noite.

Em resposta às minhas próprias dúvidas, que já estão todas esclarecidas... mas como podem ser as dúvidas de mais alguém, deixo aqui os esclarecimentos que me foram dados.

Em relação ao pedido de crédito, posso pedir o crédito com a declaração de IRS e Nota de Liquidação de 2007 e apresentar a declaração de IRS de 2008 para comprovar os rendimentos. E com esta situação resolvi o meu problema dos prazos, pois já não tenho que ficar à espera que chegue a nota de liquidação do IRS de 2008. (E se por acaso alguém se questionar porque não peço o crédito com o IRS de 2007 e respectiva nota de liquidação, é pelo simples motivo de que nesse ano, os rendimentos não são suficientes... e no ano 2008 já são.)

Saudações.

Liliana Sobral

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Muito bem faz as perguntas e dá as respostas ;)

São poucas as pessoas q depois de ter as suas respostas as colocam aqui. Obrigado Liliana

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

;D De nada!  ;D

Como uso e abuso do fórum para esclarecer algumas (muitas) dúvidas, achei justo colocar a resposta depois de ter ido a 3 bancos diferentes e finalmente ter ligado para o meu próprio balcão.

:P

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead