Visitante Nuno Cruz

valor em Imposto de tribut. autónomas desconhecido

6 publicações neste tópico

Olá,

Recentemente verifiquei uma alteração do estado da situação da minha declaração. No momento em que submeti a declaração o simulador dava um valor de reembolso, porem recentemente voltei a usar o mesmo para perceber porque teria ao invez de receber pagar um montante significativo, e reparei que aparece um valor de um imposto de 2940,24 referente a um imposto de tributacões autonomas.

A que diz respeito este valor? os unicos rendimentos que tenho são apenas trabalho dependente, nao tenho qualquer outra fonte. Como resolvo isto já que estou a viver na irlanda.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Dá uma vista de olhos ao Código de IRS (arts. 71º a 73º, que definem as taxas a aplicar) e vê se consegues perceber de onde vem esse valor.

Se não chegares a conclusão nenhuma, talvez ajude se deres mais detalhes sobre a forma como preencheste a declaração de IRS...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Lendo o artigos supeito que tenha sido pelo facto de ter trabalhado 5 meses em portugal e tenha declado irs como não residente, e talvez tenham aplicado uma taxa liberatória.

A minha duvida é se houve algo de errado na forma como coloquei "nao residente", porque eu trabalhei e paguei irs até maio como residente, mas apartir de junho mudei para a irlanda e por isso achei que pelo facto de ser menos de 183 seria considerado nao residente. Essa taxa liberatória sobre rendimentos da categoria H, é comulativa com os descontos já feitos no salario!? porque esse valor não apareceu na simulação? teria sido dulpamente tributado!?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Relativamente ao meu comentário anterior talvez, não sei se é ou não algo resultante da aplicação de taxas do artigo 71 ja que ele fala em retenção na fonte.
A unica coisa de anormal é ter trabalhado em portugal até maio e na iranda a partir de 2 de junho, e de ter colocado como residente na irlanda.

Caso existe algo erro na minha declaracao é possivel corrigir? como é o procedimento? 

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

parece que o montante do tal imposto de tribut. autonomas corresponde uma 25% do rendimento enquanto estive em portugal por conta de outrem, a minha duvida é se errei ou nao ao colocar a opcão "regime geral", ou uma das outras.

Já agora, ja que fiz retenção na fonte e está a ser aplicado tambem uma taxa de 25%, o valor calculado toma em consideração que ja foi feita a retençao, ou terei que pedir a devolução do valor retido ja que estao a aplicar os tais 25%

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
há 4 horas, Visitante Nuno Cruz disse:

Já agora, ja que fiz retenção na fonte e está a ser aplicado tambem uma taxa de 25%, o valor calculado toma em consideração que ja foi feita a retençao, ou terei que pedir a devolução do valor retido ja que estao a aplicar os tais 25%

Declaraste o que foi retido na fonte, certo? Devia ser tido em conta, sim...

há 6 horas, Visitante Nuno Cruz disse:

Lendo o artigos supeito que tenha sido pelo facto de ter trabalhado 5 meses em portugal e tenha declado irs como não residente, e talvez tenham aplicado uma taxa liberatória.

A minha duvida é se houve algo de errado na forma como coloquei "nao residente", porque eu trabalhei e paguei irs até maio como residente, mas apartir de junho mudei para a irlanda e por isso achei que pelo facto de ser menos de 183 seria considerado nao residente. Essa taxa liberatória sobre rendimentos da categoria H, é comulativa com os descontos já feitos no salario!? porque esse valor não apareceu na simulação? teria sido dulpamente tributado!?

Admitindo que não deixaste cá casa nem tiveste outros rendimentos cá depois de te teres mudado para a Irlanda, parece-me que teria sido melhor fazer uma declaração parcial, respeitante só aos primeiros 5 meses do ano (foi uma novidade que apareceu este ano). Basicamente, declaravas-te os primeiros 5 meses como residente (sendo tributado como tal) e os outros 7 meses como não residente (o que, não tendo rendimentos cá, faz com que nem sequer tenhas de meter declaração relativa a esse período, creio eu).

Não sei se ainda podes meter declaração de substituição, tendo em conta o tempo que já passou e que não há nenhum facto novo que o justificasse. Mas não perdes nada em perguntar às Finanças se isso ainda é possível e se compensa (sendo certo que pelo menos uma multa terias de pagar e que perderias o direito a alguns benefícios fiscais por entregar declaração fora do prazo).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead