Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
Visitante Visitante

Contrataram-me na suiça mas deixam viver em portugal, que devo fazer?

6 publicações neste tópico

Olá a todos espero que consigam ajudar amanha tenho reuniao final para decidir tudo com o CEO e nao sei bem o que fazer.

Eu em setembro 2014 fui trabalhar para espanha e fiz o cartao de residente de la, em janeiro 2015 parei de la trabalhar e deixei o quarto alugadosem contrato e fui indo e vindo. portanto nem sei se sou residente oficial de portugal ou de la porque ca nao mudei nada, nas financasa minha residencia fiscal é portuguesa. estarao as duas activas? pelo que me disseram la so preciso de fazer irs se atingir 20 mil euros. ca ja nao aco ha 2 anos porque nao tenho ca rendimentos. sera que esta tudo ok?

Agora vou na 3f para a suiça para comecar novo emprego mas eles disseram que depois posso trabalhar onde eu quiser, posso estar em portugal se quiser. pelo que li posso trabalhar com um contrato suiço em portugal so nao sei onde sao os descontos feitos?

Parece que compensa registar me la normalmente e adquirir o permit B de residencia e paga seguro saude 400 euros mensais  porque mesmo assim os impostos retirados ao salario sao menores que os de ca?

se me registar la tenho de avisar ca?

ja trabalhei varias vezes fora e nunca avisei ca nada...ha algum problema? foram sempre coisas rapidas por contra de outrem mas tipo so 3 meses

acho que oferecream a possibilidade d trabalhar a partir d portugal para me oferecerem um salario menor e isso nao me interessa, mas poder estar a trabalhar remotamente de qq lado interessa mas a suiça requer que de 3 em 3 meses la va  e mantenha uma morada alguem sabe mais sobre isto?

um abraço e por favor deem me uma ajuda!

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se estiveres fisicamente cá em Portugal mais de 183 dias (metade do ano) és considerado residente. Os residentes pagam impostos sobre os rendimentos obtidos cá e sobre os rendimentos obtidos no estrangeiro (depois há é alguns mecanismos para compensar / minimizar a dupla tributação - mas na prática acho que corresponde sempre a pagar imposto pela taxa mais alta).

Quanto a como funcionam as coisas na Suiça, isso já não sei dizer...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas Visitante,

Podes também elucidar-te sobre o conceito de residente fiscal parcial: http://saldopositivo.cgd.pt/emigrantes-e-irs-conheca-o-conceito-de-residencia-fiscal-parcial/.

Citação

Parece que compensa registar me la normalmente e adquirir o permit B de residencia e paga seguro saude 400 euros mensais  porque mesmo assim os impostos retirados ao salario sao menores que os de ca?

Não tendo a certeza, julgo que a receberes o mesmo seria mais vantajoso residires em PT. Os milhares(?) de franceses que trabalham na Suíça e vivem na França fazem-no por alguma razão. Basta imaginares que a título de exemplo receberias 5k chf onde o salário médio são esses mesmos 5k ou receberias essa mesma quantia onde o salário médio são ~500€. Além das implicações fiscais (poderem ser mais vantajosas ou não) tens todo o universo do custo de vida que é mais reduzido em PT.

Citação

acho que oferecream a possibilidade d trabalhar a partir d portugal para me oferecerem um salario menor e isso nao me interessa

É muito possível.

Vais para que cantão? 

Abraço

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado pelas ajudas.

Vou para o cantão de Vaud, Lausanne.onde os impostos sao dos mais altos.

a questao é que ate agora onde eu estive paguei sempre la os impostos, e em portugal nunca avisei nada, simplesmente nao apresentei irs por estar isento por nao ter rendimentos, isto é o modo crrecto? eu assumi que quando me contratam de espanha e fixo la residencia e descontam la tudo na fonte esta tudo ok la e esta tudo ok la porque tenho a residencia e descontos la e ca nao preciso apresentar mais nada.

Estive a ler o acordo de dupla tributacao parece que se viver em portugal e ter um contrato suiço pago os impostos todos de la e ainda tenho de fazer o seguro saude 400 euros e nao tenho direito a Permit nenhum, mas tenho a vantagem de la os impostos serem menos que ca e nao ter de la pagar a vida mais cara e poder entrar e sair d portugal e ficar fora o tempo que me apetecer.

enquanto que se la estabelecer residencia tenho de la voltar a maximo dentro d cada 3 meses e nunca ficar fora mais de 6 meses num ano.

é que o trabalho obriga a viajar muito pelo mundo e eu queria aproveitar para ficar ddepois mais tempo nesses paises uma ves que posso trabalhar remotamente.

resumo :

oficializar residencia na suica:

BOM:

impostos mais baratos

MAU:

nao poder ficar muito tempo fora da suiça

ter de pagar casa la talvez

manter residencia portuguesa:

BOM:

poder viajar a vontade sem restricoes 

Mau:

Nao poder ter o Permit suiço que me permite depois la viver e trabalar noutros empregos mais tarde quando quiser evoluir na carreira(porque nao pretendo trabalar mais em PT), e abrir contas boas no banco com produtos bons, ter direito a desemprego etc

Ajudem me que ja é amanha a reuniao com o CEO para definir valores e tipo contrato , obrigado!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Parece-me que já tens a coisa suficientemente bem estudada e esquematizada e só te falta tomar a decisão... mas isso, ninguém pode fazer por ti, tens que ser mesmo tu a fazê-lo...

Mas há aí uma coisa nesse último ponto que me deixou um pouco confuso: porque é que tens que decidir agora a residência na suiça para poder aceitar outros empregos no futuro? Não te poderias mudar para lá só nessa altura?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá obrigado pela ajuda,

Tenho de decidir já isso tudo porque é super dificil arranjar la trabablho ssubretudo sem la estar pessoalmente, sem falar alemao e com pouco frances e a estes valores que me vao pagar. tem sido muito dificil a busca de trabalho la mas com muita força e luta lá consegui e se nao aproveitar para ter o PERMIT agora depois vai ser dificilimo como se tem vindo a revelar. eles nao gostam de empregar quem nao tem permit. mas para ter permit tens de trabalhar, é um ciclo complicado de quebrar.

Ja recebi os dados concretos da oferta, parece que vou fazer tudo oficial lá e depois tentar passar so la o minimo tempo. Mas ainda ando me a informar melhor sobre o que fazer nomeadamente com a residencia portuguesa e espanhola que tenho nao sei se anulo ou se podem manter varias. e tambem fiz uns trabalhos para inglaterra e irelanda em que me pagaram o valor bruto sem nenhuns descontos.  mas nao apresentei nenhum irs ca porque ca nao recebi nada e no total fiquei abaixo dos valores em que se precisa apresentar irs, esta correcto o procedimento?

abraço e obrigado!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0