Andrew Santos

ENI ou trabalhador independente?

4 publicações neste tópico

Sou designer e recentemente comecei a fazer trabalhos para algumas empresas para as quais tenho de passar recibo. Esta é a minha única actividade. Fui às Finanças e abri actividade no regime simplificado.

Agora a consultar o site da segurança social descobri taxas contributivas diferentes se for 'Trabalhadores independentes em geral' ou 'Empresários em nome individual'. A minha dúvida é: o que sou eu? :)

Tipicamente os meus amigos falam disto como trabalhador independente mas sempre pensei que fosse pagar a taxa de SS mais alta, que é de Empresário em nome individual, daí ter surgido a minha dúvida. Já li alguma coisa sobre o que era um ENI mas fiquei na mesma... 

1) sou ENI ou independente?
2) o que é um ENI? é só para quem não faz prestação de serviços mas sim actividade industrial / comercial?

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Já agora partilho a melhor informação que recolhi sobre o que é um ENI vs Independente.

Quais as diferenças entre um "trabalhador independente" e um empresário em nome individual?

De acordo com a Autoridade Tributária, os empresários em nome individual também são trabalhadores independentes, ou seja, não trabalham por conta de outrem. O trabalhador independente é um prestador de serviços. “A atividade do empresário em nome individual engloba, além dessa prestação de serviços, vendas ou aplicação de produtos”, segundo o esclarecimento prestado pela Autoridade Tributária.

O trabalhador independente passa faturas-recibos (os antigos recibos verdes), enquanto o empresário em nome individual pode optar pelo regime simplificado ou contabilidade organizada, sendo que esta última opção é obrigatória para volumes de negócios acima de cerca de 150 mil euros

Não entendo a distinção entre taxas de Segurança Social, o porquê do ENI pagar mais...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Onde está escrita a diferença de valores?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

http://www.seg-social.pt/trabalhadores-independentes

Trabalhadores independentes em geral

29,6%

Empresários em nome individual e titulares de estabelecimento individual de responsabilidade limitada que exerçam exclusivamente atividade industrial ou comercial, bem como os respetivos cônjuges que com eles exerçam efetiva atividade profissional com caráter de regularidade e permanência

34,75%
1

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead