Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
JATG

[Dúvida] Preenchimento do Anexo G

5 publicações neste tópico

Viva!

Vou fazer o IRS aos meus pais e é a primeira vez que preencho o anexo G.

Então a situação é esta:

O meu avô faleceu em Agosto de 2007 e desde essa altura o meu pai começou a fazer uns melhoramentos na casa que herdou, com o intuito de vir a morar nela.

Entretanto, fez também umas melhorias na casa onde morava para assim ser mais fácil vendê-la. Em Maio de 2008, vendeu a sua habitação própria e passou a ter como habitação permanente a que tinha herdado pela morte do meu avô.

As dúvidas no quadro 4 do Anexo G são as seguintes:

30797382.jpg

1 - A casa que foi vendida, tinha sido doada aos meus pais. Na altura da doação foi-lhe atribuído uma valor patrimonial de apenas 3000€. Foram ainda gastos cerca de 60€ com as despesas da doação.

Na parte onde diz "Valor de aquisição" poderei colocar o somatório dos 3000€ (valor patrimonial atribuido) com os 60€ das despesas?

2 - Ainda no quadro 4, linha 401, onde diz "Despesas e Encargos" devo colocar o valor que foi gasto nas remodelações da casa vendida em 2008, certo?

Agora aparecem as dúvidas com o quadro 5 do Anexo G: Aqui irei colocar os valores investidos na casa herdada.

47691404.jpg

3 - Ao preencher a 4ª linha (valor reinvestido no ano da alienação) pede que preencha também a 2ª linha (valor da realização que pretende investir). É normal pedir isto?

4 - Devo meter aqui o valor que foi reinvestido ou um valor superior? Pergunto isto porque nesta altura os meus pais não pensam ter que gastar mais dinheiro na casa que herdaram. Ou seja, não pensam reinvestir mais.

5 - Última dúvida prende-se com a 3ª linha do quadro 5 (Valor reinvestido nos 12 meses anteriores).

Apesar de os meus pais apenas se terem mudado para a casa herdada em Maio de 2008 (pois foi nesta altura que venderam a casa onde moravam), já estavam a investir nas melhorias da mesma desde Setembro de 2008 (depois do falecimento do meu avô). Poderei colocar aqui o valor que eles gastaram nas melhorias da casa herdada, mesmo que esse investimento tenha sido feito antes de venderem a casa onde moravam (habitação própria e permanete)?

Bem, espero que as minhas dúvidas não sejam muito complexas e alguém me possa ajudar.

Obrigado!

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

1 - Apenas podes meter os 3000, julgo eu. Os outros 60, quando muito, iriam para a parte de encargos, mas convem confirmar isso, depende do tipo de despesas que foram.

2 - Sim. Nao te esqueças que tem que guardar a documentaçao comprovativa desses gastos todos.

3 - Sim.

4 - Se nao pensam gastar mais dinheiro, entao metes so o que ja gastaram. Nao esquecer que se esse valor for inferior `a mais valia obtida com a venda da casa, os teus pais serao tributados sobre a parte nao reinvestida.

5 - Se a casa foi vendida em Maio 2008, entao todo o reinvestimento feito na outra casa a partir de Maio 2007 conta para efeitos de deduçao no IRS.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Paulo,

agradeço muito a sua pronta e esclarecedora resposta.

Só outra questão em relação à minha 5º pergunta, à qual respondeu o seguinte:

5 - Se a casa foi vendida em Maio 2008, entao todo o reinvestimento feito na outra casa a partir de Maio 2007 conta para efeitos de deduçao no IRS.

As facturas que o meu pai tem em relação a esse investimento feito na casa herdada, anterior a Maio de 2008, têm a morada da casa que foi vendida (pois ainda não tinha mudado a residência para a casa que herdou).

Não haverá problema por isso?

Thanks!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

As facturas que o meu pai tem em relação a esse investimento feito na casa herdada, anterior a Maio de 2008, têm a morada da casa que foi vendida (pois ainda não tinha mudado a residência para a casa que herdou).

Não haverá problema por isso?

Acho que as Finanças compreendem que nao se ponha numa factura uma morada que ainda nao existia na altura ;)

Mas por via das duvidas, se tiveres os contratos com os empreiteiros ou algum documento que refira que a obra e´ da casa nova, convem guarda-los tambem. Na duvida podes sempre tentar pedir que te passem uma declaraçao dizendo que as facturas foram para a obra da casa tal... mas se te der muito trabalho, mais vale perguntar primeiro nas Finanças se e´ realmente preciso...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ok, obrigado.

Amanhã vou às finanças.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0