Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
Visitante André Ferreira

Fecho de actividade e Reínicio - Tipo de regime

4 publicações neste tópico

Bom dia.

encontro-me registado como trabalhador independente no regime simplificado. O último recibo emitido foi a 27 de Maio, mas por motivos de período de férias e de volume de trabalho, pretendo encerrar a actividade.

No entanto perspectivo para o final do ano a existência de volume de trabalho que justifica o reinicio de actividade.

A questão que coloco é a seguinte: Ao reiniciar a actividade pode fazê-lo no regime de contabilidade organizada, ou é obrigado a manter-se no regime simplificado.

Obrigado

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não sei se no mesmo ano podes estar nos dois regimes diferentes (ocorre-me, por exemplo, confusão ao preencher a declaração de IRS no próximo ano, uma vez que no anexo B tens de indicar se estás ou não no regime simplificado).

Mas, ao contrário do que acontecia há uns anos atrás, em que tinhas que estar pelo menos 3 anos num dado regime, já podes alterar o regime em qualquer ano, entregando uma declaração de alterações até Março do ano em que se pretende alterar o regime (segundo o artigo 28º do CIRS). De qualquer forma, eu colocava a questão diretamente às Finanças, ainda tens tempo para esperar pela resposta...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Agradeço o esclarecimento. Informo que já fiz um primeiro contacto, e o que me dizeram é que não sabem bem, a lei não é clara, tendo em conta uma mudança brusca nos rendimentos. Vou aguardar.

Obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Isso cheira-me a resposta de repartição de finanças. Muitas vezes, as pessoas sentem-se pressionadas a dar uma resposta na hora e saem assim essas evasivas...

Tenta colocar a questão por escrito, através do eBalcão a ver o que te dizem por aí...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0